11/02/2020

Oscar 2020: Parasite-se





Mais de 90 anos depois da primeira cerimônia de entregas de prêmios no Oscar,um filme de língua não-inglesa venceu a categoria de Melhor Filme. E é com esse momento histórico,que abro o último texto sobre o Oscar 2020 e suas surpresas!



Sim! Parasita venceu o Oscar de Melhor Filme, a categoria mais esperada! Mamãe não poderia estar mais orgulhosa, pois eu disse: Vivemos parasita, e o Oscar viveu também. É o grande vencedor da noite, levou para casa 4 estátuetas. De 6 indicações,Bong Joon-ho foi comparado com ninguém mais, ninguém menos que o gênio Walt Disney. Tudo isso em uma noite, e que noite meus amigos! 9 de fevereiro de 2020 entrou para a história! Para começar a contar a primeira premiação que o filme levou,foi a de Roteiro original, Parasita (tem texto no blog - https://bit.ly/2OTp24d) já saiu na frente surpreendendo e desbancando um dos favoritos: 1917.

Fonte da imagem: Ukesquire

Mas no meio disso tudo,antes de ser dada a largada ao grande protagonista da noite,temos outros pontos,Primeiro,lembram quando Leonardo Dicaprio tirou a terra da rotação quando ganhou seu primeiro Oscar?Pois bem,e depois ele tocou em Lady Gaga e ela ganhou o que? Um Oscar de melhor canção original,então ele voltou a dar seu “special touch”(toque especial),e desta vez o felizardo foi Brad Pitt,levando Melhor ator coadjuvante, primeiro Oscar dele, graças a carta de amor de Tarantino vulgo Era uma vez... em Hollywood


No Oscar 2020:

Canção original ficou com Sir Elton John,primeira estatueta que leva pra casa. 
Figurino: Adoráveis Mulheres. 
Direção de arte: Era uma vez em Hollywood. 
Maquiagem e Penteado: O escândalo. 
Trilha Sonora Original: Coringa(uma mulher que venceu a categoria num discurso lindo,#Girlpower) 
Roteiro Adaptado: JoJo Rabbit,(tem texto no blog,merecidissimo) 
Animação: Toy Story 4. 
Animação em curta-Metragem: Hair-Love. 
Edição de som e Montagem: Ford vs Ferrari. 
Curta Metragem: The Neighbor´s WINDOW 
Documentário de Curta Metragem:Learning to Skateboard in a Warzone. 
E Documentário que não foi dessa vez que veio uma estatueta para o Brasil, com o Democracia em Vertigem, pois Industria Americana levou,confirmando o favoritismo. 

Nesse meio termo,1917 vinha conquistando 3 oscars com: Fotografia, Efeitos visuais e Mixagem de som,emplacando 3 prêmios na noite,por outro lado, Parasita já havia levado Roteiro original, levava também Melhor Filme internacional. Bong Joon-Ho,subiu ao palco,discursou e já era muito esperado levar a estatueta na categoria. 


Mas o tsunami parasita não parou!


Spike Lee sobe no palco, para consagrar o melhor diretor do Oscar 2020,e Sam Mendes e metade da platéia já estavam preparados para o diretor de 1917 levar, pausa para Scorsese que foi aclamadíssimo mas O Irlandês (tem texto no blog - https://bit.ly/2OUvNmb) não levou sequer um sorriso para casa. Continuando, Tarantino também deu o ar de sua graça,mas Spike Lee abriu o envelope e o que parece, ele não foi o único da noite a reagir surpreso ao ler o ganhador: Era Bong Joon-ho, quebrando barreiras, num Oscar que especialmente na categoria de Melhor Diretor não havia uma indicação feminina. No meio de tantas diretoras com produções importantíssimas em 2019, estas foram ignoradas.

Mas Bong Joon-Ho  não foi ignorado, ao contrário, o diretor disse que não esperava, nem sabia mais o que falar. Ele é o diretor que levou uma tradutora, mais uma vez reforçando que o cinema é muito mais do que o padrão americano. Eu acredito que em partes, ele sabe o mínimo do idioma inglês, mas como já havia discursado antes: é preciso quebrar as barreira das legendas! Ele subiu ao palco e falou na sua língua nativa.


Fonte da imagem: tanhispano.

No meio disso,nós temos Laura Dern indicada a Melhor atriz coadjuvante por História de casamento (tem texto no blog - https://bit.ly/2tWDbX0), ela que também esteve em Adoráveis mulheres (tem texto no blog - https://bit.ly/2Sqont0), que assim como Marriage Story, também foi indicado ao Oscar de Melhor Filme.

Fonte da imagem: Midianinja

Outro ponto da noite,foi Joaquin Phoenix, que assim como Heath Ledger que em 2009,ganhou o Oscar de Melhor Ator coadjuvante por sua atuação como o Coringa em O cavaleiro das Trevas, do Christopher Nolan. Joaquin também levou para casa uma estatueta desta vez de Melhor Ator, por seu personagem Joker no filme de mesmo nome (tem texto no blog - https://bit.ly/37nP5H3), confirmando o favoritismo e recebendo a consagração de todo um legado. A DC passou a Marvel em prêmios de Oscar e o Joaquin fez mais um discurso conscientizador, não só sobre a humanidade, mas admitiu que não era fácil de se conviver e agradeceu pela segunda chance.

Fonte da imagem: G1.Globo

Renée Zellweger não vai passar despercebida por nós, nem o Oscar, visto que levou para casa estatueta de Melhor Atriz em Judy: Muito além do arco-íris (tem texto no blog - https://bit.ly/2wiUUsD), filme que contou parte da vida da Judy Garland. A Renée que passou 15 anos afastada de Hollywood,falou disso no seu discurso e agradeceu muito a academia.

Fonte da imagem: Midianinja.

É agora meus amigos,a categoria mais esperada da noite,Best Picture,ou melhor filme,quando Jane Fonda,entrou no palco,diga-se de passagem com seu casaco vermelho (casaco usado em protestos que ela vai toda sexta feira) e anunciou os filmes que academia havia escolhido,parasita foi o último a ser anunciado,e eu já estava surtada,confesso.Mas isso até a Jane Fonda não esperava a surpresa ao abrir o envelope,e anunciar Parasita. Isso mesmo, o grande vencedor de Melhor Filme do Oscar 2020 é um filme sul-coreano, legendado!!!

Fonte da imagem: Maratonize

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Histórico em mais de 90 anos de cerimônia algo que nunca havia acontecido,sem contar que um filme que retrata o neoclassicismo na coreia do sul e remete a realidade de outros países como é o caso do nosso,um filme que fala de desigualdades e para o cinema um filme que passeia entre gêneros. Eu torci muito até o fim,claro que pode ter sido um Oscar estratégico para a academia,devido a tantas polêmicas,mas ainda sim é de uma tamanha importância para o cenário internacional. Quem sabe o Brasil, não tem outra produção igual a central do Brasil e chegaremos ao Oscar? Kleber Mendonça, Petra Costa... O cinema brasileiro está mais vivo do que nunca! Bong Joon-Ho até citou Glauber Rocha em uma entrevista. 

Fonte da imagem: Midianinja.

Viva o cinema novo,Viva parasita.




Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!

http://nerdspeaking.blogspot.com.br/p/quem-somos_22.html

Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!