01/04/2020

NS INDICA HQs | OITO BOAS HISTÓRIAS DOS X-MEN!


   Fala, meu povo! Como prometido, mais uma lista marota para vocês! Se curte os X-Men mas não tem o hábito de acompanhar a equipe nos quadrinhos, aqui vão oito dicas para que seja possível compreender melhor o universo dos Filhos do Átomo, das histórias clássicas até as atuais!

Fonte da imagem: Wallpaper Cart


1. A ORIGEM DOS FILHOS DO ÁTOMO 

Fonte da imagem: Plano Crítico 

   Aqui somos apresentados aos nossos heróis sendo treinados por Charles Xavier, e temos também a chegada de Jean Grey, na época conhecida como Garota Marvel, à equipe. Os elementos clássicos que conhecemos surgem aqui, como o vilão Magneto e seu primeiro ataque, bem como a primeira investida da Irmandade de Mutantes contra os X-Men, e também o vilão Lúcifer, responsável diretamente pelo acidente que deixou Xavier em uma cadeira de rodas. O telepata, por sinal, age de forma controversa muitas vezes, colocando os seus alunos diante de situações onde realmente correm risco de vida, com fins de prepará-los para o que eles irão enfrentar: uma sociedade que odeia mutantes.

   O pior de tudo é que, ainda que a gente torça o nariz para o Xavier, percebemos que o treinamento dos heróis fará toda diferença. A história é muito legal, apresentando tudo que a gente vai ver como marca registrada das histórias do grupo, que irão passar por mudanças significativas em meados da década de 1970. A história original que mostra a origem do grupo foi publicada em 1963.


2. MAGNETO TRIUNFA 



   Publicada em versão encadernada no Brasil pela Editora Abril, com mais algumas histórias clássicas em sequência, uma vez que a "volta por cima" de Magneto é apenas um dos obstáculos que os X-men enfrentam. Os desenhos são do John Byrne e as histórias do aclamado Chris Claremont, e que trama, meus amigos! Temos aqui uma compilação de eventos que irão testar os limites da 2a geração de mutantes, que chegam inclusive a ser dados como mortos, enquanto tentam voltar para casa de uma emboscada. Mas, como nós sabemos, isso não seria possível sem que os X-Men enfrentassem adversários formidáveis. 

Dentre as histórias em sequências, temos a já mencionada vingança de Magneto, que chega a ser quase desumana; as aventuras do grupo na Terra Selvagem, onde se envolvem em um confronto interno; o sequestro do grupo por Mesmero, que os coloca como atrações de um "Freakshow", após manipular suas memórias; o vilão Arcade, que coloca o grupo para enfrentar um dos seus maiores desafios; além de uma aventura no Japão, onde se envolvem em uma conspiração terrorista local. Além disso, temos algumas revelações sobre o passado de Wolverine no Canadá, através da aparição da Tropa Alfa. 

3. A SAGA DA FÊNIX NEGRA

Fonte da imagem: Los Pochocleros 

   Entrando no campo das MELHORES HISTÓRIAS CLÁSSICAS DOS X-MEN, temos uma das favoritas dos fãs, onde Jean Grey assume a forma da Fênix Negra e se torna uma ameaça para o universo, exigindo sacrifícios da parte dos X-men. Provavelmente você já conhece essa história, mesmo que nunca tenha lido os quadrinhos, porém essa leitura é essencial para compreender a forma como a história vai se desenrolando e como vai afetar a jornada dos X-Men, ditando inclusive as tramas que serão abordadas posteriormente, sob cuidados de Chris Claremont. A história foi adaptada duas vezes para o cinema, mas nunca de maneira digna. Por enquanto, fica com a HQ mesmo, pois ela, sim, vale a pena!

   O final disso tudo irá moldar o destino de muitos personagens, e para os quadrinhos da Marvel como um todo. Os conflitos são muito bem estabelecidos, colocando os X-Men em situações que vão testar as capacidades máximas de cada um, onde o confronto é meramente pessoal. Caso tu não conheça, vou te lembrar: Após uma missão espacial, os X-men acabam dando de cara com Fênix, uma entidade cósmica que escolhe Jean Gray como hospedeira, assumindo o nome heroico de Fênix, até a reviravolta que mencionei no parágrafo acima. 

4. DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO

Fonte da imagem: IGN.com

   Conhece e gosta do filme dirigido por Bryan Singer? Então, você vai amar a HQ, que é basicamente a história da viagem no tempo, sendo que originalmente protagonizada por Kitty Pryde, que se vê em um futuro apocalíptico e volta ao passado, assumindo sua forma adolescente, e busca alertar os X-Men daquela época sobre os eventos que irão culminar no extermínio dos mutantes.

   A história é um clássico dos X-Men, e foi essencial para definir o rumo que a equipe ia tomar nos anos seguintes, ocorrendo logo após o fim da Saga da Fênix Negra, mostrando que alguns personagens ainda tem fortes traumas que afetam suas vidas para sempre. E o que eles enfrentam daqui pra frente vai definir o padrão das histórias que foram roteirizadas por Claremont. 

5. DEUS AMA, O HOMEM MATA

Fonte da imagem: Terra Zero

   Temos aqui, na minha opinião, a melhor história dos X-Men, e agora Chris Claremont mostra a que veio: ilustrar os conflitos que as minorias sociais enfrentam no mundo. O "mal" aqui é ilustrado através do Pastor Willian Stryker e a cruzada que ele forma, convencendo pessoas no mundo inteiro de que é necessário desprezar e combater os mutantes. A ideologia (ou a falta dela) de Stryker é totalmente maluca, mas ainda assim nós vemos nas HQs diversas atitudes negativas daqueles que se dizem "normais" contra os mutantes. Essa história foi publicada originalmente em 1982 mas só chegou ao Brasil em 1988, com o título "O conflito de uma raça", mudando depois para "Deus Ama, o Homem Mata".

   No cenário geopolítico atual, onde existe um conservadorismo muito forte, envolvendo ataques à minorias, com demonstrações de intolerância social e religiosa. Quantas pessoas por aí você já viu que se parecem com homens como Willian Stryker? Aposto que, só no Brasil, o que não falta são exemplos. E é justamente por isso que temos um dos maiores adversários que os X-Men já enfrentaram, pois ele moveu toda uma sociedade, promovendo o discurso de ódio. 


6. DINASTIA M

Fonte da imagem: Legião dos Heróis

   Antes da Guerra Civil, o que vai modificar completamente a atuação dos mutantes no século XXI, é esse grande evento que foi trágico para a maioria deles. Aqui, a Feiticeira Escalarte mostra o motivo de ser uma das heroínas mais poderosas da Marvel, ao ter seus poderes utilizados para o mal: a extinção do Gene X, o que ela faz ao ser manipulada. Porém, antes disso, ela foi capaz de criar uma realidade alternativa onde apenas o Wolverine tem consciência disso. 

7. O CISMA

Fonte da imagem: AiPT!

   O que rola aqui é uma consequência direta dos eventos da Dinastia M, culminando no evento que iremos falar daqui a pouco! Em X-Men Scism, temos um conflito que divide os mutantes, quase uma Guerra Civil interna, onde Wolverine e Ciclope - que nunca foram com a cara um do outro, mas se respeitavam - declaram guerra um ao outro, após um combate mortal onde as ideologias de ambos são colocadas à prova. 

   Tudo começa quando o mutante Kid Ômega causa uma confusão entre os representantes de alguns países, fazendo com que eles tenham uma imagem ainda mais negativas dos mutantes e ativem os Sentinelas, inimigos mortais feitos para exterminar o Gene-X. Tudo piora quando uma nova versão do Clube do Inferno surge, jogando gasolina na fogueira. O conflito interno que se instala entre os mutantes gera danos irreparáveis, com Ciclope permanecendo em Utopia - uma nova base para os mutantes, onde são treinados para combate - enquanto Wolverine decide levar alguns jovens para reabrir a Instituto para Superdotados de Charles Xavier.

8. VINGADORES VERSUS X-MEN 

Fonte da imagem: Legião dos Heróis 

   Essa aqui é provavelmente a história que melhor explora o líder dos X-Men, Ciclope. Tudo bem que a jogada de colocar heróis para enfrentarem outros heróis não é de hoje, uma vez que isso já existia em Guerras Secretas e no famosos Torneio de Campeões. Porém, a maior referência disso que temos hoje em dia em se tratando de Marvel é a famosa Guerra Civil, que trouxe impacto até hoje para os heróis. Ainda assim, o conflito entre os Heróis Mais Poderosos da Terra e os Filhos do Átomo é movido por mais complexidade, uma vez que não temos um lado "vilanesco" durante boa parte da história, sendo uma batalha onde entendemos ambos os lados. 

   Na trama, todos os heróis são alertados pela chegada da entidade cósmica Fênix, que possuiu Jean Grey no passado e causou a devida destruição. Porém, desta vez, os mutantes treinados por Ciclope decidem aceitar a entidade, tendo Hope Summers como uma "messias mutante" e acreditando que ela foi concebida para abrigar o poder da Fênix. Enquanto isso, os Vingadores vêem a entidade como uma ameaça ao Universo e, diante da atitude dos X-men - que por sua vez ainda estão afetados pela eliminação de milhares de mutantes - entram em conflito com eles. Quando a história vai avançando, observamos que a Fênix "se divide" entre os mutantes (Ciclope, Namor, Emma Frost, Colossus e Magia), e estes passam a se comportar como vilões. Tudo colabora para um final que mudou para sempre a história da Marvel. 


CONSIDERAÇÕES FINAIS

   Algumas dessas histórias já foram adaptadas para o cinema, e outras como a "Dinastia M" podem ser adaptadas em breve, porém desta vez inserindo os mutantes dentro do Universo Cinematográfico da Marvel, uma vez que teremos muito da Feiticeira Escalarte no futuro da Marvel. Bem, se você realmente gosta dos X-Men e procura entender a influência deles no contexto geopolítico atual, essas são histórias essenciais para começar a se aventurar no universo deles, que - infelizmente - é o nosso! 




http://nerdspeaking.blogspot.com.br/search/label/Jo%C3%A3o%20F.

Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!

http://nerdspeaking.blogspot.com.br/p/quem-somos_22.html

Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!