28/09/2018

A CASA DOS 1000 CORPOS | Zona do Medo - João F.


   Fala, meu povo! No episódio de hoje, vamos falar sobre um filme de terror um tanto subestimado, que apesar de sua trama nem um pouco original, foi fundamental para o horror no início dos anos 2000. Estou falando de A Casa dos 1000 corpos, o primeiro filme do roqueiro e cineasta Rob Zombie.




   O norte-americano House of  1000 corpses teve suas filmagens iniciadas no ano 2000, mas só foi lançado no circuito comercial em 2003, e ao longo dos anos, ganhou uma legião de fãs. Isso por que a obra, apesar de hoje em dia não ser considerada tão gráfica assim, para a época, foi um filme extremamente ousado, após Rob Zombie criar alguns dos personagens mais insanos que o cinema já viu nos últimos anos.

   A história se passa no final dos anos 1970 e acompanha dois casais de amigos que viajam pelo país atrás de histórias de terror com o intuito de escrever um livro. No caminho, eles param na loja do Capitão Spaulding (Sid Haig), um palhaço um tanto excêntrico de hábitos questionáveis, que conhece o local muito bem. Spaulding indica o grupo a localização do Dr. Satan, uma figura macabra que os jovens desejam ter como objeto de estudos. Porém, no caminho, o quarteto vai parar justamente na casa da bizarra família Firefly, um grupo de sádicos, cujos membros irão transformar sua estada em um verdadeiro inferno.

Bloody Disgusting

   Deu para notar uma grande semelhança com a trama de O massacre da Serra elétrica (1974), não é?! Pois é! O clássico de Tobe Hooper, juntamente com outros filmes do gênero, foram inspirações para que Rob Zombie criasse sua obra. Aqui no Brasil, esse filme foi lançado diretamente em Home-Video, sendo um dos principais catálogos de horror nas videolocadoras (bons tempos).


   Porém, nos EUA, a Universal Pictures - produtora do filme - desistiu de lançá-lo após ter recebido classificação indicativa alta (NC-17), o que certamente iria resultar em uma baixa na bilheteria. A salvação foi a Lionsgste Entertainment (produtora de 'Jogos Mortais’), que comprou os direitos do filme e o distribuiu, para alegria dos fãs do horror.

PopHorror

   Não vou mentir para você: o filme é bem clichê. Quem curte filmes de terror, com certeza já se deparou com essa trama em algum lugar - jovens aventureiros tentam fugir antes de serem mortos brutalmente, com cenas que fazem a festa dos fãs de filmes sangrentos, com muito gore. O quarteto de protagonistas é bem estereotipado, com personagens que a gente não se importa tanto, uma vez que já vimos a mesma história milhares de vezes. Como curiosidade, o ator Rainn Wilson (o protagonista de 'Super’, do James Gunn) está no meio desse quarteto, mas isso não quer dizer muita coisa, por que seu personagem também é esquecível.

Horrorpedia.com


   Antes que você fique desencorajado para assistir House of 1000 corpses, saiba que ele tem pontos muito positivos, como as referências ao gênero, que vão de atores famosos dos filmes de terror fazendo participações especiais até a ambientação da história, nos anos 1970, com uma excelente trilha sonora - Puro Rock dos anos 70! 




   Mas, o melhor de tudo são os vilões, representados pela depravada família Firefly. Tudo bem que são personagens caricatos, mas conquistaram o público e entraram de vez para a cultura pop. Temos a Baby, interpretada por Sheri Moon-Zombie, a caçula da família, uma garota mimada e, é claro, sádica; o Capitão Spaulding de Sid Haig aparece pouco - ganhando mais espaço na sequência - mas rouba a cena; e o maior destaque é o pervertido Otis (Bill Moseley), o irmão mais velho de Baby, um louco e imprevisível maníaco, politicamente incorreto ao extremo. Apesar de Spaulding ser o personagem mais famoso, nesse filme o que mais se destaca é o Otis, com uma atuação muito boa de Bill Moseley, que mais tarde viria a participar de outros filmes do diretor.

outnow.ch

  Chegamos na parte que muita gente curte em filmes de terror: o gore. Sim, o filme é violento e sem medo de desafiar o politicamente correto, mas depois de quinze anos, - onde tivemos uma onda gigantesca de produções sangrentas lançadas no mercado cinematográfico - o filme já não é tão chocante assim (ou não). Quem é acostumado com Jogos Mortais, O Albergue e Cia, vai assistir A Casa dos 1000 corpos tranquilamente. Eu, particularmente, acho que o mais pesado nesse filme é o desenvolvimento dos vilões, personagens completamente cruéis e imprevisíveis, cujas ações, extremas, tornam o longa marcante.



 - Considerações Finais:


   Filme recomendado para fãs de horror! Se você nunca o tiver assistido, a dica que dou é se desligar dos mocinhos e focar nos malvados, que vão garantir que sua experiência seja inesquecível, no pior sentido da palavra. A Casa dos 1000 corpos ganhou uma sequência em 2005, intitulada Rejeitados para o Diabo, e irá ganhar um terceiro filme em 2019, 3 From Hell. Acho o filme um bom entretenimento, com elementos marcantes. Enfim, assista e tire suas próprias conclusões.

http://nerdspeaking.blogspot.com.br/search/label/Jo%C3%A3o%20F.

Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!

http://nerdspeaking.blogspot.com.br/p/quem-somos_22.html

Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!