19/03/2019

O que está acontecendo com a animação da Sony? - Mallu


   Essa foi a pergunta que passava pela minha cabeça durante todo o filme do Aranhaverso. Já que, o último filme que eu tive o desprazer de ver da Sony Animation foi o do Emoji e sinceramente aquilo foi realmente ruim do quesito roteiro até a própria animação. E não me culpe por ter o pé atrás com as animações da Sony: Hotel Transilvânia, O Bicho Vai Pegar e até aquela tentativa de claymotion em Piratas Pirados foram grandes decepções pra mim.




   Esses filmes soam como uma versão demo de um trabalho que seria bom se fosse refinado um pouco mais. Meu último deleite com a Sony foi o filme de 2007, Tá dando Onda, que contava com a direção e roteirização do Chris Buck (Ele mesmo de Tarzan, de Frozen) e que é de longe um dos melhores filmes de animação da Sony.



Até agora. 

Sem sombra de dúvida Aranhaverso é o trabalho mais relevante da empresa em toda sua história. O filme é uma mistura gráficos ousados do estilo de quadrinhos, incluindo balões de pensamento, palavras impressas e linhas onduladas para indicar um formidável ‘sensor aranha’, explosões em formato de tinta e onomatopéias. Um verdadeiro fora da curva no mar de animações 3D. 

Animam até o fiapinho que sai do suéter 

O primeiro filme de CGI na história de cinema foi produzido pela Pixar e lançado em 1995. Toy Story mudou literalmente a lógica de produção de filmes de animação dos grandes estúdios(na época o filme rendeu 192 milhões de dólares).  A Dreamworks que tinha bons filmes em 2D, lançou em 1998, Formiguinhaz, que se você já teve a oportunidade de ver a animação é um horror de tão feia (apesar do roteiro ser bom). Durante muito tempo a Disney/Pixar dominou os mercado dos filmes de animação 3D com bastante folga. A quem diga que esse monstro foi criado pelo CEO da Apple, Steve Jobs, que na época comprou a Pixar e investiu em desenvolvimento de softwares próprios como o Pixar Image Computer. e o Renderman(utilizados até hoje pela empresa). Depois que outros estúdios entraram no jogo pra ver quem é o melhor e mais realista animador em 3D. A coisa só cresceu de nível. Hoje em dia eles animam perfeitamente fios de cabelo, pêlo de animais, fiapinho que sai do suéter, superfícies metálicas, personagens brilhantes, animam até mais de 1000 objetos em cena se for o caso. E o público, é claro, se habituou a isso, já não havia mais surpresa do que iríamos ver. A animação se encaixou em uma fórmula e os personagens de todas as formas e tamanhos parecem ter caminhadas, corridas e expressões muito semelhantes.

   Por isso, meu deleite ao ver a animação do Aranhaverso foi tão grande. Algumas técnicas tradicionais foram simplesmente eliminadas na produção desse filme que demorou anos para ser concluído com uma equipe de 140 animadores. 

Sem efeito de desfoque de movimento

Na ação ao vivo, alguns movimentos são tão rápidos que as imagens aparecem borradas em quadros individuais de filme. A animação por computador pode simular o efeito, dando à imagem uma sensação mais suave. Em entrevista ao The New York Times, o roteirista Rodney Rothman disse “Estamos criando imagens incríveis neste filme e queremos vê-las da forma mais clara possível, então não vamos suavizá-las.” E acredite você consegue realmente ver quadro a quadro com em um HQ. 



3D desenhado a mão




   Normalmente, os movimentos são criados avançando a imagem - digamos, um personagem levantando o braço - em cada quadro, 24 vezes por segundo. Chama-se “animação em um”. O movimento resultante é fluido e suave, mas pode parecer muito regular, até mesmo impassível.  Na animação tradicional, muito do movimento é feito “em dois”: um novo desenho é feito ou a imagem é deslocada a cada segundo quadro. O Aranhaverso tem o melhor dos dois  mundos. Em entrevista roteirista e diretor Chris Miller explica  que “os desafios técnicos acabaram sendo muito mais complicados do que apenas fazer a animação em dois. Mas as técnicas deram ao filme um visual marcante que enfatizava as imagens individuais.” "Desde o começo", disse Miller, "queríamos que alguém conseguisse congelar qualquer quadro do filme e fazer com que parecesse tão bom, que eles gostariam de enquadrá-lo e pendurá-lo na parede".


   Eu não tenho bola de cristal mas, eu apostaria que uma nova era começou no mercado de animação. e a cabeça de revolução saiu em formato de teia das mãos da Sony Animation. 



Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!

http://nerdspeaking.blogspot.com.br/p/quem-somos_22.html

Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com






Um comentário:

O que você acha? Comenta aí!