11/05/2018

Zona do Medo: I Saw The Devil - JOÃO F.


   Fala, meu povo! Na matéria anterior, falamos de “O exorcista”, com uma vibe bem sobrenatural. Porém, aqui, nós vamos explorar outro setor da Zona do Medo, com um filme que é um prato cheio pra quem gosta de produções muito violentas e que ainda possuem uma boa história, com bons personagens. Esse é justamente o caso de “I Saw The Devil”!!




   Esse filme sul-coreano foi lançado em 2010 e nos últimos anos tem sido destaque por misturar ação, terror e suspense, com uma trama que parece uma mistura de Busca Implacável e Doce Vingança. Apesar do título fazer referência ao “capiroto”, esse é um filme completamente diferente do que pode sugerir para alguns, trazendo uma história surpreendente de vingança, onde torturas, pancadarias e sangue estão no cardápio. 

Lacey Films
   A trama começa com uma mulher que, após acidentalmente furar o pneu do seu carro, acaba aceitando a “ajuda” de um sujeito um tanto estranho. Pois é, acontece justamente o que você está pensando, com o homem matando brutalmente a mulher e destruindo o seu carro. Porém, o noivo dessa jovem é uma espécie de agente federal da Coreia do Sul, com habilidades muito específicas (que deixariam Bryan Mills, lá de TAKEN, morrendo de inveja), e ele logo parte para a vingança. Uma vez que ele entra em ação, prepare-se para um festival de crueldades! Os dois homens provam o quão brutais são suas ações, nesse jogo violento de gato e rato.

CromeYellow
   Não pense que essa vingança consiste em uma perseguição qualquer, mas sim apresentando uma reviravolta atrás da outra. Sabe quando o animal captura sua presa e deixa ela escapar para ir atrás dela novamente com o dobro de brutalidade? Pois é, o caminho é esse mesmo. Isso não é spoiler, pois é apenas o começo de uma trama cheia de surpresas.

Keeping It Reel

   “I Saw The Devil” seria só mais um filme do subgênero 'rape and revenge’ se não fosse toda a sua estética, com uma trama imprevisível que pega o espectador de surpresa a cada cena, uma mais tensa do que a outra. Ah! O filme ainda tem um lance casual com o trash, com algumas cenas que apesar de não serem visivelmente tão “bem-feitas”, tem um impacto e fazem você querer mais, fazendo com que acabe sendo uma “marca registrada” de 'I Saw The Devil’. Definitivamente não é um dos filmes que se enquadram no “Cinema Extremo”, mas é um prato cheio pra quem curte filmes barra-pesada!


   Não espere uma trama tão mastigada quanto a dos filmes de terror da terra do Tio Sam, que apesar de produzir uns filmes que visivelmente são intrigantes e com gore bem feito através de efeitos práticos, possuem geralmente uma história muito simples de entender, que exige a mínima inteligência do espectador. A estética de I Saw The Devil talvez seja um passaporte para uma viagem pelo mundo dos filmes de terror produzidos “fora da caixa”, falando no quesito violência gráfica. Pra você ter uma ideia, tem algumas cenas tensas que colocam as torturas de O Albergue no chinelo, ainda que não cheguem  perto de expor a mesma quantidade de sangue do filme de Eli Roth.

ComingSoon.net
   Falando sobre os personagens, obviamente os maiores destaques vão para os dois principais, que possuem uma conexão muito forte em cena. O ator que interpreta o agente federal é mais conhecido pela adaptação cinematográfica do clássico desenho animado G.I. JOE, onde interpreta o Storm Shadow. Aqui, ele possui uma atuação poderosa, com aquele ar de um típico personagem em busca de vingança, bem mais estrategista do que você imagina. É difícil enquadrar o cara como o mocinho da história, visto que em “I Saw The Devil”, violência é combatida com o dobro de violência, fazendo com que o personagem seja uma espécie de anti-herói. O sujeito está sedento por vingança, e quando ele entrar em cena, garanto que muitos de vocês irão fechar os olhos.


   Por outro lado, o grande vilão do filme também possui presença marcante, sobretudo por conta do seu ator, o mesmo que interpretou o protagonista do clássico Oldboy, o Oh-Dae Su. A atuação do cara faz toda a diferença na trama, pois seu personagem é o clássico vilão que deixa o espectador revoltado com suas atitudes, uma mais absurda do que a outra, ainda que possa parecer um pouco “caricato” em alguns momentos. Mas, por ser interpretado por um ator de calibre, conseguimos odiar fortemente o personagem (é um elogio). Não é, de forma alguma, um cara que você sente alguma pena, pois mesmo com cada ato de vingança brutal contra ele, o sujeito responde com mais atos absurdos.

la SCIMMIA Pensa

- CONSIDERAÇÕES FINAIS:

   Como vocês perceberam, I Saw The Devil é um filme no mínimo chocante. Horror disfarçado de filme de ação, essa produção sul-coreana é espetacular, recomendado para fãs de suspense e terror que também curtem um bom longa metragem na vibe “tiro, porrada e bomba”. Mensagem positiva/esperançosa?! Não espere  encontrar isso aqui! O filme está disponível no YouTube, com legendas em português. Procure pela tradução literal, “Eu vi o Diabo”, que você vai encontrar esse filme tenebroso, que eu recomendo fortemente!

http://nerdspeaking.blogspot.com.br/search/label/Jo%C3%A3o%20F.

Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!

http://nerdspeaking.blogspot.com.br/p/quem-somos_22.html

Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!