28/05/2018

NS INDICA FILMES | Frances Ha - Caio


   Uma Nova Iorque atual, filmada em preto em branco como nos filmes clássicos antigos e com uma problemática atemporal. Frances Ha é um acurado retrato do início da vida adulta, suas instabilidades e conquistas. Hoje faço uma pequena leitura sobre esse filme tão universalmente atual quanto comum.


   A trama conta a história de Frances (Greta Gerwig), uma aprendiz de Balé clássico que mora com sua melhor amiga Sophie (Mikey Sumner) e leva uma vida tranquila, apesar do pouco dinheiro, mas ambicionando uma melhor posição na companhia de dança na qual ela está incluída.


   Nessa obra escrita por Noah Baumbach e Greta Gerwig, a característica que mais chama a atenção é o realismo das interações entre as personagens e dos acontecimentos que circundam todo o universo da protagonista; Frances é antes de tudo humana, com seus defeitos e qualidades, suas angústias e suas conquistas. Término de relacionamento, amizades que vão, novas amizades que surgem, vários momentos de impulsividade, fazem parte da vida da protagonista ao longo de sua jornada retratada na tela, além de fatores externos que afetam sua vida, muito mais negativamente que positivamente. A amizade entre Frances e Sophie não é linear, como muitas amizades que são retratadas no cinema; apesar das juras de amor, fatores externos que as fazem se distanciar uma da outra afetam também sua amizade, causando quase que uma perda de intimidade entre ambas.



    Outro ponto positivo está na trilha sonora, bastante pontual e importante para ditar o tom em muitas cenas, acrescentando uma atmosfera típica de um filme que se passa em Paris na década de 1950. Por outro lado, em algumas cenas o áudio captado não é dos melhores; cenas no metrô, onde o som pode ser bastante alto, compromete o entendimento da conversa que está se desenrolando na cena. Vale destacar também, principalmente no começo do filme, a falta de veracidade em alguns momentos nos diálogos das personagens, coisa que melhora consideravelmente da metade para o fim, vide a breve, mas poderosa cena em que Frances fala sobre seu ponto de vista acerca do amor entre duas pessoas.


   Frances Ha é um filme simples, talvez poético, que expõe as responsabilidades da vida adulta pra quem ainda é jovem e despreparado demais para isso. Obviamente há muito mais fracassos e perdas, mas não desistir é uma qualidade presente em Frances, se arranjando do jeito que dá, planejando o futuro, porém sem garantias no presente e buscando a felicidade, como qualquer outra pessoa.
http://nerdspeaking.blogspot.com.br/search/label/Caio

Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!


http://nerdspeaking.blogspot.com.br/p/quem-somos_22.html

Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com

Um comentário:

  1. Post com linguagem simples, objetivo e que fez aumentar ainda mais minha vontade de ver o filme!!
    Thanks <3

    ResponderExcluir

O que você acha? Comenta aí!