10/05/2017

NS INDICA FILMES: Oldboy – Dias de Vingança - Jéssika


   Oi gente, tudo bom? Aqui é Jéssika, e hoje venho falar de um filme, que por mim, já pode ser considerado um clássico — Oldboy (2003). Mas eu venho falar do filme original, o sul coreano, e não da tentativa frustrada americana de um remake em 2013.



   Assisti esse filme há um tempo, e demorei a fazer essa indicação porque eu não sabia como falar, ou explicar o quão impactante ele pode ser. É um filme denso, pesado e que não é para todos os estômagos, já que certas cenas e desfechos deixam o espectador bastante desconfortável e até mesmo angustiado. As surpresas também são recorrentes na história, já que durante os seus 120 minutos é impossível determinar o rumo que história irá tomar.  Posso até afirmar que ele possui um dos maiores plotwists que eu já vi, aliás, ele não contém somente uma reviravolta, mas sim várias, deixando você completamente apegado à história e mostrando que, em Oldboy, nada é o que parece.


  O filme, que é baseado em um mangá de mesmo nome, conta a história de Oh Dae-su, um homem aparentemente comum, casado, com uma filha; E que, após uma noite de bebedeira irresponsável, é sequestrado e mantido em cativeiro sem saber o porquê. Em sua prisão, que aparenta ser um quarto de hotel sem janelas, ele mantém contato com o mundo exterior somente por uma televisão, já que recebe comida por um buraco na porta e todas as noites é obrigado a inalar um gás para dormir, enquanto o seu “quarto” é arrumado.



É pela televisão, sua única diversão, que Oh Dae-Su descobre que sua esposa foi assassinada e que ele é o principal acusado; com isso entra em desespero e tenta cometer suicídio. Não obtendo sucesso, decide formular sua fuga e sua futura vingança, treinando todos os dias e fazendo anotações de suas lembranças, tentando descobrir quem é o seu raptor desconhecido.
Ao final de 15 anos, sua fuga não é mais necessária, já que ele é solto da mesma maneira em que foi capturado: Sem nenhuma informação. Sendo inclusive deixado no mesmo local, hoje completamente diferente. A partir daí temos sua saga para achar quem lhe capturou e o porquê, nos rendendo vários momentos de angústias e de perplexidade. 


  Oldboy leva a vingança a outro patamar. Seu vilão é um dos piores da história do cinema,  nos fazendo refletir se alguém pode realmente carregar tanto ódio dentro de si e ser tão bom manipulador. Um thriller sádico e ultraviolento, com pitadas de um humor tão estranho, que beira o bizarro. É o tipo de filme que só conseguimos compreender a grandeza quando chegamos ao final e todas as peças se encaixam, não permanecendo nenhuma ponta solta. 


Um excelente roteiro, com ótimas atuações e uma direção impecável. Oldboy encanta, ao mesmo tempo que nos assusta. Uma ótima indicação para quem gosta de se surpreender e se impactar. Por isso, um último conselho: fuja de todos os spoilers e tenha um bom filme.



Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!


Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com





Imagens:

4 comentários:

  1. Eu n tenho certeza se eu gosto desse filme, mas eu acho que gosto lkkkkkkkkk
    slá, ele é muito massa, mas é difícil de encarar ele na sua cabeça. Ele é foda, mas também é outra coisa q eu n entendo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, é bem por aí, x.x ...
      É um filme muito bom, mas ele vai além do muito bom... Vai para algum outro lugar, não é? xD

      Excluir
  2. Ótima indicação! Fiquei com muuuuita vontade de assistir. Tem cara de ser aquele tipo de filme que você fica refletindo por dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso, Emily! xD
      Aquele tipo de filme que você termina de assistir, pega uma xícara de café e fica observando o horizonte, perplexa! hahaha

      Excluir

O que você acha? Comenta aí!