20/06/2016

PD Nas Galáxias: O FIM! - João F.


 Fala, meu povo! Bem, há um pouco mais de um mês, havíamos participado de um evento na instituição de ensino EREM – Porto Digital, vinculada à Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. O PD nas Galáxias teve seu encerramento no dia 14 de junho, e não poderíamos deixar de fora o que essa galera bem criativa produziu para o desfecho.




  Só para recapitular, o evento foi realizado por quatro turmas (1’s anos A,B,C e D) do Ensino Médio de modalidade integral. Quando estivemos lá, há mais ou menos um mês, houve a abertura (com direito a apresentações e cosplayers). No encerramento do evento, foi selecionado um planeta do universo Star Wars  (Tatooine, Naboo, Dagobah e Coruscant) para cada uma. Neste dia, os alunos dividiram seus grupos e fizeram apresentações em sala de aula, de forma dinâmica, com o público. Cada sala tratou de pesquisar sobre seu planeta, das suas características biológicas à seu lado humano.


  Eles também não deixaram de fazer breve comparação com a linha do tempo daquele universo com a nossa, citando principalmente o período da Guerra Fria, mostrando a evolução da tecnologia no decorrer do período, com uma ênfase na “Corrida Espacial”, que é basicamente um episódio em que as superpotências (URSS e EUA) demonstram seu poder de domínio da tecnologia avançada se expandindo para o espaço. Outra coisa que chamou bastante atenção foi a aplicação de todo o universo fictício nas áreas de química, biologia e robótica, além de uma importante relação com a astronomia.

  O evento, sem dúvida, trouxe aos alunos um maior prazer em adquirir o aprendizado. Afinal, essa é a principal herança que o “PD nas galáxias” deve trazer, além do trabalho em equipe, que é essencial para a vida em sociedade. O tema escolhido não poderia ser melhor para representar isso. O universo de Star Wars fazendo certo crossover com os heróis que mais conhecemos (da DC Comics e Marvel) foi uma forma encontrada de estimular os alunos a estudarem, por meio de pesquisas e afins.  Além disso, temos como bônus para os nerds o fato de saber mais a respeito dos filmes que acompanharam sua vida. Cada equipe tratou de pesquisar sobre os personagens de Star Wars, mostrando seu desenvolvimento nos respectivos planetas natais, por exemplo.


  Portanto, o saldo do evento foi extremamente positivo, não só para os alunos, mas para a educação em si. O “PD nas galáxias” demonstra que é uma forma de abordar os conhecimentos científicos de uma maneira dinâmica, através da interação entre os participantes e o público, de jeito mais criativo que se pode imaginar. É um método que pode ser adotado por mais instituições, pois seu desenvolvimento realmente funciona. O NerdSpeaking curtiu isso!

  

Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!


Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!