29/01/2016

Dissecando personagens – Severus Snape - João F.




 Salve, galerinha do mal! Bem recentemente, fomos informados de uma tragédia: o falecimento de um brilhante ator britânico, Alan Rickman. Apesar de também ter sido o antagonista principal do filme Duro de Matar, ele foi imortalizado no papel de Severus Snape, um dos personagens mais misteriosos e complexos da saga Harry Potter, que conquistou o coração dos fãs do bruxinho. Aqui vai a história do personagem


OBS: Aos que não assistiram nenhum filme da saga, se liguem nos spoilers!

 Como todo fã sabe, Harry Potter entrou na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts quando tinha apenas 11 anos de idade. Assim que fora recebido pela Grifrinória (a mais famosa das Quatro Casas de Hogwarts), percebeu que um professor, Severus Snape, o lançava certo olhar de desconfiança e repudio. Na época, o professor Snape era o professor de Poções da escola, apesar de ser bastante familiarizado com as Artes das Trevas, uma área que o interessava bastante, além de ser o diretor da Sonserina (a Casa mais temida).
 Nas classes, Snape demonstrou logo de cara uma reação de ignorância ao lidar com Harry e seus amigos da Grifinória. Severus era um cara cujo caráter era bastante duvidoso para o jovem Potter, pois em certos momentos ele parecia querer prejudicá-lo, e em outros parecia se preocupar com o garoto (mesmo daquele jeito ignorante), e até mesmo tentava salvá-lo (como o incidente com a vassoura, mostrado em A pedra filosofal).
 Porém, o temível professor de Hogwarts na verdade sofreu bastante na infância e adolescência, na época em que ainda era estudante da instituição. Isso mesmo, o jovem Severus Snape sofreu bullying na juventude, praticado pelos Marotos, mais precisamente pelo líder deles, James Potter (o pai de Harry, ainda jovem. Ao obter essa informação, Harry entende por que sofre com o desprezo de seu professor.
 Tudo piora quando Snape assassina Dumbledore, o diretor de Hogwarts e mentor do jovem Potter, que observa a aparente traição, já que Severus sempre demonstrou lealdade ao seu “mestre”. Após o ato, o professor temível revela que conspirou com lorde Voldemort, se juntando ao perigoso vilão, além de se tornar o novo diretor da Escola de Magia, impondo uma “ditadura” com os alunos do local.
. Acontece que, ao matar Alvo Dumbledore, Voldemort interpretou que Snape se tornara o dono da varinha (não levem para o lado malicioso) do mesmo, a Varinha das varinhas, considerada a mais poderosa que existe, algo que o Lorde das trevas almejava dominar. Mesmo estando com a varinha de seu inimigo, Voldemort sentia que ela não o correspondia da forma correta. Para conseguir o que queria, o vilão mandou Naghini, a “cobra do capeta” matar Snape. Porém, antes de morrer, ele manda Harry (que observava escondido o momento) coletar suas lágrimas e levá-las para a Penseira, onde o jovem então saberia a razão da complexidade de Severus. Após isso, diz a frase que até hoje marca presença nos corações dos fãs: “Você tem os olhos de sua mãe”, morrendo logo em seguida.
 Ao fazer o que Snape pedira, Harry descobre que seu antigo professor conheceu sua mãe, Lilian, quando ainda eram crianças. Ele se apaixonou pela garota, que era a única que o compreendia. Por conseguirem fazer “coisas que as pessoas comuns não conseguem fazer”, os dois constroem uma bela amizade, através desse laço que os une. Acabam indo estudar em Hogwarts, após receberem o convite para estudar na instituição. Lá, Lilian vai para a Grifinória, onde conhece James Potter, e Severus é designado para a Sonserina.
 Com o passar dos anos, mesmo continuando amiga de Snape, Lilian se apaixonou pelo garoto que atormentou seu amigo por todo o período escolar. Na idade adulta, Lilian e James se casam, e tem um filho, Harry Potter. Snape, mesmo já adulto, continuava apaixonado por sua amiga de infância, e estava ciente da profecia que atraiu a presença de Voldemort, e o faria assassinar o pequeno Harry. Severus pediu para que Dumbledore escondesse a família, que já era alvo do perigoso vilão, mas isso não adiantou, e Voldemort matou os pais da criança. Ao saber disso, ele se sente obrigado a proteger o filho da sua falecida amada, o que ele fez durante todos os anos em que Harry frequentou a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, do jeito mais discreto possível.
  Após derrotar Voldemort e seus aliados, graças às memórias de seu professor que o fazem interpretar como matá-lo, Harry entende que Snape foi um homem bastante corajoso, e que dentro de um homem frio e arrogante, havia uma pessoa com um coração bondoso e que se manteve leal a seu mestre Dumbledore (ele mesmo pediu para Severus matá-lo, para conquistar a confiança de Voldemort e fingir ser seu aliado). Ele sempre escondeu seus principais ideais, mas tudo faz sentido no final.
 Portanto, fica claro que Snape é o personagem que mais marcou a carreira de Alan Rickman, sendo um dos mais importantes personagens da saga. O ator sofria de câncer, e infelizmente nos deixou. Porém, sempre ficará nas nossas memórias. O NerdSpeaking está de luto, e deixa aqui a homenagem para o Sr. Rickman, o eterno Severus Snape. RIP.


   Em memória de Alan Rickman (1936-2016)


 Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!


Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!