05/05/2020

SEIS BONS REMAKES DE FILMES DE TERROR!



Fala, meu povo! Remakes nem sempre são simples caça-níquéis, algumas vezes conseguindo ter um sopro de originalidade. Aqui, vou apresentar alguns dos remakes de terror que deram certo e conseguiram cumprir sua missão.


A gente sabe muito bem que Hollywood embarca nessa onda de refilmagens por mera questão mercadológica, buscando lucrar, e alguns produtores não se aprofundam o suficiente na mitologia da história para entregar algo que homenageia a obra original e ao mesmo tempo atrair um novo público. Por conta dessa amostra, alguns fãs têm preconceitos com remakes de seus clássicos favoritos antes mesmo de conferir o resultado. Nessa lista, temos alguns exemplares que irão provar para você que é possível fazer uma boa refilmagem de horror!

      1)    A HORA DO ESPANTO (2011)
Fonte da imagem: Wallpaper UP

O filme A hora do espanto, lançado em 1985 e dirigido por Tom Holland (não é o miaranha, okay?), é um dos grandes clássicos lançados naquele período, abordando o vampirismo em uma trama que mistura horror com comédia para adolescentes. Na história, acompanhamos Charlie Brewster, um jovem que descobre que seu novo vizinho, o sedutor Jerry Dandridge (Chris Sarandon) é, na verdade, um perigoso vampiro. E tem mais: o sujeito passa a perseguir Charlie, sua mãe e seus amigos. Brewster busca a ajuda do veterano ator de filmes de terror Peter Vincent (Roddy McDowell, de Planeta dos Macacos) para deter a criatura. O original é quase uma paródia sobre vampiros, e capricha muito nos efeitos práticos, ainda que alguns encontram-se um tanto datados hoje em dia, atraindo mais risos do que metendo medo. Porém, ainda assim, a essência de um clássico dos anos 1980 está aí!

Fonte da imagem: Roger Ebert

No remake de 2011, temos atores mais conhecidos do público moderno, como o Anton Yelchin como o adolescente Charlie, Toni Collette como sua mãe e Colin Farrell como o sedutor Jerry Dandrige, numa trama mais atualizada no contexto dos adolescentes, com um Charlie buscando ser popular. O Peter Vincent aqui é interpretado por David Tennant (de Dr. Who) e apesar de ser bem diferente do veterano do filme oitentista, consegue mostrar carisma e fazer o público torcer por ele, que é mais “humanizado”. O que me incomoda um pouco é o excesso de CGI, mas isso era praticamente inevitável nos dias de hoje.

     2)    SEXTA-FEIRA 13 (2009)
Fonte da imagem: Psycho Drive-in 

Esse aqui é um reboot muito bem vindo para a nova geração, e também sendo uma homenagem à 1ª fase da franquia Sexta-Feira 13, antes de termos um Jason sobrenatural. Talvez a galera mais nova não saiba, mas originalmente, até o 4º filme da franquia, o maníaco era mais realista, uma vez que corria atrás de suas vítimas, mancava, sentia dor, etc. Esse filme é simplesmente o meu favorito de toda a franquia! No elenco temos Jared Padalecki (de Supernatural), Danielle Panabaker (de The Flash), entre outros. 

Fonte da imagem: Entre Séries e Livros

Na história desse reboot, temos um grupo de jovens que vai passar um fim de semana na casa de campo de um deles, localizada em Cristal Lake. Paralelamente, um rapaz também chega à cidade em busca de sua irmã que desapareceu no local, sem saber que ela e seus amigos foram vítimas de Jason Voorhees. Esses dois núcleos irão se conectar quando precisam escapar dali com vida. O objetivo nunca foi “inovar” o subgênero slasher com esse filme, mas sim fazer um tributo aos “dias de glória” da franquia Sexta-Feira 13, mas isso não impediu que o diretor Marcus Nispel e o produtor Michael Bay explorassem melhor o Jason, que aparece ora com o famoso “saco na cabeça” (homenagem à Parte II) e depois com a máscara de hóquei. Derek Mears dá vida ao Jason mais brutal já apresentado até aqui, e seu modus operandi é mais explorado, com ele agindo como um caçador, elaborando armadilhas caprichadas e agindo durante o dia. Isso é algo que foi visto nos filmes antigos, mas nunca nesse nível. Ah! E o filme é bem violento, ao gosto dos fãs do torture porn, ainda que na medida certa, tudo feito com efeitos práticos old school
     
      3)    HALLOWEEN: O INÍCIO (2007)

Fonte da imagem: Cine Cafe


Rob Zombie é um diretor um tanto superestimado, em minha opinião, porém ele comandou um dos meus filmes de terror favoritos: Rejeitados pelo Diabo. Isso me interessou na época que ele foi escolhido para dirigir o remake de Halloween, o clássico de 1978 dirigido por John Carpenter. O resultado, no mínimo, divide opiniões, e eu sinceramente entendo os dois lados dessa história, embora essa refilmagem se saia muito bem ao adaptar a história para os anos 2000, na pegada dos filmes produzidos naquela época, e causou certo impacto. Pra quem não lembra, a história aborda Michael Myers, que é confinado em um manicômio ainda criança por assassinar sua irmã adolescente na noite de Halloween. Na instituição, ele é supervisionado pelo psiquiatra Dr. Loomis. Passados mais de quinze anos, Myers escapa e parte para a cidade de Haddonfield, onde pretende terminar o que começou.

Fonte da imagem: Tripping Through Gateways

Embora eu particularmente prefira o original de John Carpenter, tenho que dizer que também curto bastante esse remake. Ele se sai bem no que diz respeito à dar um “background” para o Michael Myers, que no original era apenas o “mal encarnado”, sem muita explicação sobre como ele desenvolveu seus instintos assassinos. E os outros filmes da franquia não ajudaram muito, visto que ele foi se tornando uma criatura sobrenatural. Quem curte um filme violento, não vai ter do que reclamar, pois o sangue jorra com gosto nessa refilmagem, e temos personagens mais humanizados e, consequentemente, complexos.

      4)    BRINQUEDO ASSASSINO (2019)
Fonte da imagem: Entertainment Focus

O mais recente dessa lista também é o mais polêmico, uma vez que muitos fãs odiaram essa nova versão. No entanto, temos aqui um filme subestimado, trazendo análises interessantes nas entrelinhas ao mesmo tempo em que homenageia o clássico de 1988. Na trama, o garoto Andy ganha de presente um boneco que se revela um assassino após fazer várias vítimas, e agora ele e sua mãe precisam impedir que o brinquedo continue matando.

Fonte da imagem: Slash film

Essa história é apenas a ponta do iceberg, visto que no original, o brinquedo ganha vida após um criminoso praticante de vodu transferir sua alma para ele, quando estava sendo perseguido pela polícia, e é o espírito desse serial killer que faz o boneco sair matando geral; na refilmagem, o boneco é um produto da Kaslan Corporation, e serve como um robô com inteligência artificial. O problema é que ele é um produto defeituoso (como se já não bastasse o visual), já que sua programação foi propositadamente alterada. Não se engane pela trama que pode parecer no sense! Apesar da premissa um tanto absurda – aqui, o Chucky não só passa a ter vontade própria como também consegue controlar outros produtos da Kaslan – o filme é bem divertido! O interessante é que o Chucky aqui é mais “inocente”, e ele vai desenvolvendo seus hábitos após aprender involuntariamente com o Andy, que faz parte da sociedade de consumo.  Devido à premissa, temos mortes mais criativas e uma trama que dialoga com a dependência que a sociedade tem com a tecnologia. Faz um esforço para ignorar o visual tosco do boneco e entra na vibe!

      5)    SUSPIRIA (2018)
Fonte da imagem: Portal do Andreoli

Talvez esse seja o menos conhecido da lista, e também pode ter passado despercebido por uma galera por conta do bizarro subtítulo “A dança do medo”. A trama acompanha uma jovem estadunidense que vai estudar numa escola de artes na Alemanha, onde percebe que coisas estranhas estão ocorrendo com as alunas, e que a resposta para esses acontecimentos está ligada com o sobrenatural. A revelação de que aquilo tudo é comandado por um covil de bruxas pode ser um spoiler para quem não viu o original de 1977 dirigido por Dario Argento, pois essa é a principal revelação da história. Entretanto, no remake dirigido por Lucca Guagdanino, isso é apenas a espinha dorsal, uma vez que a história vai caminhando sozinha e apresenta mudanças significativas mas que são relevantes para discussões nos dias atuais.

Fonte da imagem: IMDb

Eu particularmente respeito o original por sua estética e também pelo elemento nostalgia, embora essa refilmagem seja mais ousada, e apresenta elementos que podem servir como discussões sobre o empoderamento feminino, uma vez que tudo aquilo pode ser levado como alegoria, desde a trama envolvendo o covil de bruxas até as performances de dança contemporânea . As atrizes principais são ótimas, sobretudo Tilda Swinton e Dakota Johnson, que têm um desempenho acima da média e protagonizam essa trama macabra. O final desse filme é algo que não dá pra descrever com palavras! Um dos melhores filmes já feitos sobre ocultismo! Já falei sobre esse filme aqui no ano passado (confira aqui - https://bit.ly/3aCzN2J)

     6)    MADRUGADA DOS MORTOS (2004)
Fonte da imagem: Pinterest

Se você está por aí exigindo o  SnyderCut de Liga da Justiça, isso torna obrigatório assistir a Madrugada dos Mortos, que não só é o primeiro filme dirigido por Zack Snyder como também é a refilmagem do clássico O Despertar dos Mortos, de George A. Romero, que faz parte da famosa “Trilogia dos Mortos” idealizada pelo Pai dos Zumbis. Embora o original seja o segundo filme de uma trilogia, ele pode ser assistido de forma isolada, assim como Madrugada dos Mortos, que não possui continuação oficial. A trama segue em uma cidade devastada por mortos-vivos, onde um grupo de sobreviventes se refugiam em um shopping Center e precisam impedir que os zumbis entrem ali e façam um massacre. Porém, além dessa ameaça, eles precisam lidar uns com os outros, uma tarefa igualmente difícil.

Fonte da imagem: This or That Edition

O filme original coloca um shopping Center como cenário por conta do caráter crítico da obra de Romero, que gostava de fazer discussões sobre consumismo e afins. Apesar de termos isso evidente em Madrugada dos Mortos, esse debate não é a espinha dorsal do roteiro, que aposta na sua criatividade ao apresentar os personagens e suas atitudes. Tem algumas diferenças que são interessantes, e a principal é aqui termos zumbis que correm mais rápido que o Usain Bolt, enquanto no original eles são beeeeem lentos. Outro ponto interessante é o Gore, quesito em que os dois filmes capricham. Filme obrigatório para quem curte histórias envolvendo zumbis.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Espero que essa lista tenha convencido vocês de que remakes nem sempre são ruins, pois em alguns casos, atualizações são necessárias. Se você gostou da lista, a depender da repercussão desta, teremos um segundo round. Topa?


http://nerdspeaking.blogspot.com.br/search/label/Jo%C3%A3o%20F.


Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!

http://nerdspeaking.blogspot.com.br/p/quem-somos_22.html

Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com
Arte da capa: Wallpaper Abyss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!