29/04/2020

RESISTANCE – O MUNDO E SUAS RESISTÊNCIAS


   Em 2018 muitos falaram que seriam resistência, e agora realmente temos que ser, contra um vírus. O que um filme poderia ter de tão atual quanto o momento que estamos vivendo? A resposta está no nome: Resistance.

   O mundo já passou por várias resistências, a Terra resistiu a catástrofes naturais e causadas pelo homem, como a escravidão, mas o filme Resistance (2020), traz mais uma: O nazismo. Quando Jonathan Jakubowicz resolveu co-produzir,escrever e dirigir um filme baseado na vida de MarceL Marceau - um mímico que foi um dos maiores nomes da resistências judaica  francesa durante a Segunda Guerra Mundial, salvando junto com seu grupo mais de 10 mil crianças - ele não previa tamanho impacto quando o filme fosse lançado (agora no dia 27 de março de 2020), no momento em que estamos vivendo.

Fonte da imagem: Roger Ebert

   Na verdade sou eu (@asteriscogirl) que estou prevendo os impactos, vejamos: Um filme baseado em fatos, um momento de pandemia, e um título de ordem: Resistência. Escutei muito essa palavra nas eleições de 2018 e não pensei que retornaria agora tão forte. Precisamos ser resistência para a quarentena; resistência contra políticas que não sejam para o povo; resistência imunológica e mental; e resistência conosco.

Fonte da imagem: IMDb

   É preciso resistir, assim como Marcel e seu irmão Alain durante a Segunda Guerra, o filme mostra toda uma trajetória embora imperfeita do que foi a saída do grupo da França até a Suíça, passando pela Alemanha. Temos um elenco que não tem grandes nomes, mas vimos grandes atuações. Destaque para: Jesse Eisenberg (como Marcel); Clémence Poésy, que é uma atriz francesa e já fez uma grande saga  (pode  entrar, Harry Potter!); Matthias Schweighöfer que é um diretor alemão; e Isabella May Ramsey, uma atriz adolescente inglesa protagonista de uma série infanto-juvenil na Netflix: A pior das bruxas (Sim, gente: já assisti a todas as temporadas rs).  Outros nomes não menos importantes são: Alicia von Rittberg, Felix Moati, Géza Röhrig, Karl Markovics, Vica Kerekes, Ed Harris e Édgar Ramírez .

Fonte da imagem: Los Angeles Times

   Voltando, o filme tem partes bem importantes que mostram um pouco como eram as relações dos colaboracionistas e até indícios de torturas de como eram tratados integrantes da resistência. Na obra, também é possível ver uma linha de tempo acontecendo entre os fatos, não se preocupe caro leitor: você não vai se perder, mas talvez sofra pelo o quanto a humanidade pode vir a ser ruim…

Fonte da imagem: Variety

   Mas a arte salva, e foi assim que Marcel criou a mímica que entreteu e salvou tantas crianças durante tempos tão sombrios,ele até tentou explicar o que era a mímica durante uma entrevista a CBS em 1987. "A arte do silêncio fala à alma, como música, fazendo comédia, tragédia e romance, envolvendo você e sua vida. . .  Criando caráter e espaço, fazendo um show inteiro no palco - mostrando nossas vidas, nossos sonhos, nossas expectativas’’.

 CONSIDERAÇÕES FINAIS 

   A arte salva,assim como salvou várias crianças do nazismo,assim como salvou Marcel,assim como pode nós salvar.É preciso Serei resistência 2020,um filme feito por todos nós. Aqui é @asteriscogirl meia enferrujada,mas sempre resistência.
resistir de fato.

 Fonte da imagem: Forbes

Bônus: Marcel foi reconhecido mundialmente por espalhar a arte do silêncio,tinha uma empresa de mímica e foi amigo de ninguém mais,ninguém menos que Michael Jackson durante pouco mais de 20 anos.


Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!

http://nerdspeaking.blogspot.com.br/p/quem-somos_22.html

Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!