02/05/2019

SONIC | Grosseiro, para a Surpresa de Ninguém - Joe


   Parece que o mundo foi mesmo tomado pela onda nerd. Já faz tempo que coisas que nunca imaginávamos que teríamos vêm acontecendo, como franquias de jogos que voltam e se renovam - Tipo Wolfenstein, Lara Croft ou Mortal Kombat - Franquias de filmes que também retornaram das cinzas, tipo Planeta dos Macacos, a série de Perdidos no Espaço ou mesmo Jurassic Park, com Jurassic World. Mas com toda essa imensidão de boas ideias, renovações e afins, vem também aquelas bizarrices e peças que não encaixam. Diretamente de Chernobyl, Sonic - The Hedgehog.




   Essa semana foi finalmente lançado o trailer do inusitado filme do Ouriço Azul mais famoso e mais veloz de todo o mundo dos games; Sonic The Hedgehog está oficialmente lançado ao mundo, e já divide os fãs, opiniões e críticas, porque é um filme tão estranhamente inesperado que dá medo do que pode vir. 


   Mas calma aí! Esse não post não veio com o intuito de descer o cacete no filme do Sonic sem mais nem menos, só porque eu não acredito que a ideia seja boa (até porque A HISTÓRIA entregue no trailer parece divertida). Vamos analisar as chances desse filme ser bom e para quê e para quem ele veio. Então, vamos aguardar um pouco antes de chutar o balde.



- O visual

   Se você chegou aqui, suponho que já tenha assistido ao fatídico trailer, e que já esteja ligado no que está acontecendo, e já sabe qual a primeira e principal revolta dos fãs e de quem sabe quem é o Sonic; O visual. O Sonic proposto pela Paramount é estranhamente alto e espichado, pouco redondo (como o clássico visual trás), nada cartunesco e muito, mas muito humanoide.


   Para quem conhece a série dos games iniciada em 1991 (acho que todos e todas), é perceptível que houve uma tentativa de lembrar aquele visual clássico, ao mesmo tempo que era trazido algo 'renovado' para o personagem. O estranho nisso tudo não é o saudosismo que sentimos pelo ouriço azul, ou o que esperávamos que ele seria, mas encarar esse Sonic hiper-realista que tenta trazer traços dos games é muito esquisito.

   Me parece que na reunião de planejamento, ficaram em cima do muro em decidir se renovariam totalmente o personagem ou fariam ele com referências aos games - O resultado é essa mistura estranha e sem química de um Sonic quase humano, com as cores e os sapatos do ouriço mais conhecido no mundo dos games. É estranho aos olhos de quem já o conhece, é estranho aos olhos de quem acaba de conhecê-lo.

Fãs, sempre tentando consertar as coisas... [@Aimée]


   - Jim Carrey, O Robotkin/Eggman


   O filme traz elementos que convidem o público para "assisti-lo apesar do Sonic", e Jim Carrey é a grande chave disso tudo. Um dos comentários mais reverberados na Internet com o lançamento desse trailer não foi sobre o Sonic, mas sobre o vilão do filme - Eggman/Robotnik.

   O personagem que Jim Carrey entrega no 1º trailer do filme de novembro é divertido, malvado e cheio de piadocas, que fazem coro com a clássica atuação cômica de Carrey, que provavelmente carregará a diversão desse filme nas costas. Não sei até que ponto isso é bom pro filme, afinal, Robotnik/Eggman sempre foi malvado e vilão na história. Torcer por ele no PRÓPRIO FILME do Sonic seria... Complicado.



- Referências...?


   Lembra que falei das referências que o filme trás aos games para tentar comunicar-se com a velha guarda enquanto fala com o novo público? Então, aí entram as bizarrices de tentar juntar tudo numa coisa só. Passada a semana de estreia de Vingadores: Endgame, Sonic: The Hedgehog nos propõe um estranho poder que foi introduzido aos anéis da Evergreen Zone,: O fato é que basicamente "as moedinhas" do Sonic agora abrem portais à lá Doutor Estranho no novo filme de video-game! O poder não agradou a todos, mas parece ser necessário ao plot, que vai misturar o melhor do cinema nerd atual para arrancar boas risadas do público.


    E falando um pouco mais dessa onda de filmes nérdicos que invade os cinemas mencionada no início desse post, é impressionante parar e pensar em como esse filme surge por conta dessa porta aberta que têm sido o cinema que relembra o clássico, que trás à vida filmes estranhíssimos, como Pixels, Emoji - O filme , Detona Ralph e tantos outros, uns que deram certo e  outros que são um total fracasso.
   O sentimento de Sonic: The Hedgehog é o mesmo - Mais um desses filmes mutantes que paira na fina linha entre uma agradável surpresa, ou um filme vergonhoso e totalmente desnecessário, que ninguém - ninguém mesmo - pediu. É assustador como a animação da Paramount já trás à memória filmes como Super Mario Bros. , Street Fighter Live Action e Scooby-Doo, engraçados de lembrar hoje, mas assustadores de re-assistir.


- Apesar de tudo...


   Apesar de tudo o que foi dito, ainda acredito no potencial desse filme. Eu sei, é bizarro dizer isso depois de um post tão cheio de esculacho, mas entenda: Sonic The Hedgehog pode de fato não me atingir ou me agradar, mas uma coisa que o trailer entrega que é inegável é uma história consistente, com um bom vilão e piadinhas divertidas. Pode não funcionar para mim, mas certamente encherá algumas sessões de cinema com crianças curiosas, pelo colorido e velocidade que o filme trás - Fórmula que aliás, sempre dá certo.


   Sonic: The Hedgehog de longe não é meu filme preferido este ano, nem a obra que esperarei ansiosamente para assistir nos cinemas, mas se for melhor que Tartarugas Ninja (2014), já tá valendo. Agora é só aguardar. Chernobyl (ops, digo) Sonic chega aos cinemas dia 8 de novembro, e para a surpresa de ninguém, tem um visual me grosseiro.



Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!

http://nerdspeaking.blogspot.com.br/p/quem-somos_22.html

Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!