03/08/2018

NSNEWS | 11° Festival de Cinema de Triunfo! - João F.


   Desde março desse ano foi lançado o edital para a edição do Festival de Cinema de Triunfo visando selecionar os filmes brasileiros – em sua grande maioria pernambucanos. Agora podem ficar tranquilos, pois o 11° Festival de Cinema de Triunfo irá começar na próxima segunda-feira (06), e irá se estender até o dia 11 de agosto. Bora saber um pouquinho sobre esse evento?



   É bom que você saiba que embora o título faça menção à cidade conhecida como o “Oasis do Sertão”, esse Festival de Cinema não se limita apenas à Triunfo, pois se estende para outros municípios da região do Sertão do Pajeú, como Afogados da Ingazeira e Serra Talhada. O objetivo é premiar, através de uma mostra competitiva – que por sinal é a forma como o evento é conduzido – as produções nacionais que roubarem a cena, seja um curta ou longa metragem. 

   Esse ano, teremos dois homenageados bem conhecidos: a atriz veterana Iva Niño, que participou de novelas como Cordel Encantado; e também João Miguel, ator baiano que teve sua fama alavancada recentemente com seu personagem Ezequiel, da série de TV brasileira 3%. Serão, no total, 35 filmes a serem exibidos na telona. Em Triunfo, o palco é o Cineteatro Guarany, importante monumento da cidade. 


   A programação foi divulgada recentemente, e ao que parece teremos muita coisa legal nesse evento. com a exibição de curtas como Frequências (2017), documentário de Adalberto Oliveira; FotogrÁfrica (2016), de Tila Chitunda; O Som do Silêncio (2017), ficção de David Aynan; entre outros. É importante ressaltar também que o 11° Festival de Cinema de Triunfo também irá contar com oficinas/workshops, relacionadas ao tema, como a utilização do cinema em sala de aula. Segundo o Portal Cultura PE, haverão também debates entre os realizadores, guiados pelo jornalista Tiago Montenegro,na Pousada Alpes, localizada próximo ao teleférico da cidade, um de seus maiores pontos turísticos, diga-se de passagem.



   Serão premiados aquelas produções escolhidas pelo júris oficial e popular. O troféu em questão é uma referência direta aos caretas, personagens que representam a cultura local, que existem há muito tempo e marcam presença importantíssima no carnaval de Triunfo. Curioso, não é? O cinema pernambucano tem um jeito único de expressar o orgulho por suas raízes! A gente poderia ficar parágrafos falando da importância do cinema nacional para a cultura de Pernambuco, mas isso é coisa para outro texto.


   Para ter acesso à programação completa do evento – divulgada no último dia 31 - de maneira prática, basta acessar a página do Facebook do evento, com o título Festival de Cinema de Triunfo. Também é importante ficar atento ao Portal Cultura PE, onde você fica sabendo sobre esse e outros eventos que prestam homenagem à cultura pernambucana.

www.cultura.pe.gov.br/audiovisual

   Sendo assim, se você estiver interessado em seguir para Triunfo por esses dias, corre! O município fica a mais de 400km do Recife, capital de Pernambuco, e o melhor acesso a cidade é através da Rodoviária, cujos preços são acessíveis. A gente precisa valorizar os filmes que são realizados em nosso país, e Pernambuco tem muita coisa legal para mostrar à indústria cinematográfica, com filmes autorais e sensacionais. Ainda vão ter outros festivais de cinema pelo estado, como o de Caruaru, então fica ligado!


http://nerdspeaking.blogspot.com.br/search/label/Jo%C3%A3o%20F.

Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!

http://nerdspeaking.blogspot.com.br/p/quem-somos_22.html

Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!