13/06/2018

Primeiras Impressões | HALLOWEEN - João F.



   Fala, meu povo! O primeiro Halloween, lançado em 1978, foi o filme que elevou a carreira de John Carpenter, diretor que passou a ser referência para o gênero horror. Além disso, apresentou personagens carismáticos, como a Laurie Strode, Dr. Loomis e o psicopata Michael Myers, e se tornou um clássico. O sucesso levou ao surgimento de uma franquia cheia de altos e baixos. Agora, quarenta anos depois, teremos mais um filme focado em Myers. Será que vem coisa boa por aí?





   Vou ser sincero com vocês. Eu sou um grande admirador do Michael Myers, não pela franquia - na minha opinião, poucos filmes se salvam - mas sim pelo original de 1978, que marcou minha pré adolescência. Foi aí que eu comecei a gostar de filmes de terror antigos. A franquia possui uma ordem cronológica mais maluca do que a dos X-Men, com onze filmes lançados até hoje! Mas só consideramos na franquia “original” os dois primeiros, dirigidos por Carpenter; seguidos por Halloween H20 (1998) e o péssimo Halloween: Ressurreição (2002). Agora, eu vou pedir um favor a vocês: esqueçam todos os filmes da franquia, pois esse reboot irá considerar apenas o original de 1978, trazendo de volta a Jamie Lee Curtis como Laurie Strode e Nick Castle como Michael Myers. O fato de ignorar os outros filmes da franquia pode parecer confuso para quem é marinheiro de primeira viagem, mas vamos ser sinceros, pois na franquia original, apenas o original e o H20 foram bem sucedidos. 



   A trama do novo filme, que se chamará apenas Halloween, mostra o retorno da personagem Laurie Strode (Jamie Lee Curtis), que precisa proteger sua filha e neta após Michael Myers (Nick Castle) escapar de um encarceramento de quarenta anos. Porém, durante essas décadas, Laurie esteve mais preparada do que nunca para o retorno do psicopata.



   O primeiro trailer já foi divulgado, e é realmente bem legal, tem toda aquela nostalgia do Halloween do John Carpenter, e ainda nos mostra uma versão bad ass da Laurie Strode. Os atores parecem confortáveis em seus papéis, principalmente a 'scream queen’ Jamie Lee Curtis. O novo filme é produzido pela Blumhouse Productions, que é especializada em filmes de terror de baixo orçamento. A produtora tem seus altos e baixos, mas no ano passado entregou os ótimos 'Corra!’ e 'Fragmentado’, mas entregou 'Verdade ou Desafio’ ainda esse ano, um filme de caráter duvidoso. Como eu disse, toda produtora tem seus altos e baixos.



   O diretor de Halloween é o David Gordon Green, que é mais conhecido por filmes de comédia, como 'Sua Alteza’ (2011) mas ele também dirigiu 'Contra Corrente’ (2004), um thriller de perseguição. Tendo como base o trailer recentemente divulgado, o filme está sendo visualmente bem dirigido, uma vez que Green se mostra cuidadoso com a estética do filme. A vibe é de nostalgia, visto que esse filme é feito para os fãs do original de 1978. O diretor também assina o roteiro, ao lado de Danny McBride, comediante bastante conhecido, mas bem talentoso como roteirista (ao menos na comédia). É a estreia de McBride como roteirista de um filme de terror, e é aí que a gente pode encontrar os primeiros 'probleminhas’ na história.




Nostalgias à parte, o trailer também tem uns momentos bem clichês, como na última cena, que mostra uma jovem tentando fechar o armário e não consegue - pois o assassino está bloqueando a porta, à espreita. Personagens de filmes de terror costumam ter atitudes bem questionáveis, e nisso nem o original de John Carpenter se salva, uma vez que o filme também é cheio de clichês, e nesse novo Halloween, temos também o ponto de vista da neta adolescente de Laurie Strode, que é mostrada em convivência com suas colegas de escola. Não é preciso ser fã da franquia para saber que essa turma também irá ser perseguida por Myers. Vamos ver se McBride e Green irão cuidar direitinho do núcleo juvenil, mas nessa altura do campeonato, clichês serão inevitáveis. 



   Outro ponto que ainda torço o nariz é a forma como Myers é revelado, com documentaristas indo visitá-lo com o intuito de fazer uma 'retrospectiva’ dos assassinatos de quarenta anos atrás. Daí alguém tem a brilhante ideia de erguer e mostrar a máscara clássica do vilão. É claro que esse 'projeto’ não dará certo, uma vez que Michael Myers irá escapar. Lembrem-se que eu posso estar me precipitando, mas como fã do personagem, tenho essa preocupação.O maior pesadelo dos fãs é que isso se torne igual à nova versão de ‘O Massacre da Serra elétrica’, de 2013, que destrói conceitos mais do que acrescenta, além de ser recheado de clichês. Não se esqueça que essa nova versão de Halloween irá considerar apenas o primeiro filme, fazendo com que toda mitologia construída ao longo de vários filmes fosse descartada em prol de uma nova.



   Não fique aliviado por John Carpenter ser produtor executivo deste novo filme, já que em ‘O Massacre da Serra elétrica’ (2013) Tobe Hooper - o diretor do filme original - ocupou esse mesmo cargo, e isso não impediu o filme de sair dos trilhos. Sabemos que isso irá dar uma estética bem familiar para os fãs do original, mas e a trama? Ainda que o original tenha vários clichês, aqui a coisa é diferente, pois o público mudou. A equipe técnica não pode deixar que o filme seja motivo de risos, resgatando o clima sombrio do original, fazendo as adaptações necessárias.


- Considerações Finais:




   Como eu disse, o novo filme vem como um presente para os fãs, nos restando saber se será uma boa surpresa. A Blumhouse pode ter seus calos, mas é certo que a bilheteria do filme será um relativo sucesso, pois nós iremos ao cinema para conferir de perto o resultado. Minhas esperanças estão no Jason Blum (o proprietário da Blumhouse Productions) e em David Gordon Green, que podem contornar esses clichês com uma trama que seja amarrada e prenda o espectador do início ao fim, sem tratar o público como idiota. De qualquer forma, o retorno de Michael Myers é algo a ser comemorado pelos fãs de horror! 



http://nerdspeaking.blogspot.com.br/search/label/Jo%C3%A3o%20F.

Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!

http://nerdspeaking.blogspot.com.br/p/quem-somos_22.html

Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com


Um comentário:

  1. Acho que será um grande filme. Este filme é um dos melhores do gênero de terror que estreou. É impossível não se deixar levar pelo ritmo da historia. Os filmes de terror evolucionaram com melhores efeitos visuais e tratam de se superar a eles mesmos. Eu gosto da atmosfera de suspense que geram, e em Sobrenatural: A última chave acho que conseguem muito bem. O elenco é parte fundamental para que o filme de um medo terrível. É um dos melhores filmes de terror em 2018. O que eu mais gosto é o terror psicológico. Se ainda não viram, deveriam e se já viram, revivam o terror que sentiram. Depois de vê-la você ficara com algo de medo, poderão sentir que alguém os segue ou que algo vai aparecer.

    ResponderExcluir

O que você acha? Comenta aí!