16/03/2018

Pantera Negra: Uma questão de Representatividade. - João F.



   Fala, meu povo! Hoje, vamos falar de um assunto muito sério! Recentemente, “Pantera Negra” estreou nos cinemas nacionais e ainda permanece em alta nas bilheterias. A recepção extremamente positiva da crítica e do público não foi direcionada apenas por conta dos quesitos técnicos e narrativas, mas também pelo que essa produção representa para o “orgulho negro”.




   Ainda assim, muita gente questionou os textos dos críticos especializados, que enaltecem a representatividade em Pantera Negra, e acharam esse requisito até mesmo descartável. Bem, cada um tem a sua opinião, mas o fato é que a representatividade no cinema faz com que o público sinta-se mais à vontade em se identificar com os personagens, se envolvendo com eles em suas tramas. Eu, particularmente, acho que essa questão foi muito mais do que necessária.





   Determinados temas “tabus” são abordados em diversas produções, que mostram sua coragem ao lidar com isso (ao menos na maioria das vezes) sem apelar para recursos muito “batidos” como o melodrama, optando por inserir referências à esses temas durante a interação entre os personagens. E em Black Panther, a coisa não rola de maneira diferente, pois o longa metragem pode também ser analisado como um filme “pra boi acordar”.



   Os principais argumentos utilizados pelos usuários que não curtiram as análises da maioria dos críticos era de que esse tipo de leitura parecia uma “matéria de quase 60 anos atrás”. E sabe por que eu acho que essa representatividade em Pantera Negra foi necessária?! O fato é que, apesar de terem se passado várias décadas, com inúmeros acontecimentos que mudaram o mundo, atos bárbaros como o racismo continuam ocorrendo, com determinadas ações negativas que fazem o ser humano parecer primitivo. Dessa forma, torna-se essencial abordar esse tema nas produções hollywoodianas, nesse caso tocando na ferida daqueles que possuem o chamado “racismo velado”.



   Quer um exemplo de luta contra o racismo? O partido dos Panteras Negras, que surgiu em 1966, atuando por muitos anos nos EUA. Esse movimento revolucionário foi tido como um dos mais influentes do final daquela década. O grupo surgiu no intuito de lutar pelos direitos da população negra, protegendo os moradores dos “guetos” da brutalidade da força policial daquela época. Agora, vamos puxar o gancho para o ano de 2017, quando, entre agosto e setembro, virou notícia internacional a presença de vários grupos extremistas nos EUA realizando manifestações pregando ideais conservadores, com até mesmo referências extremamente claras ao nazismo. Existem várias reportagens que apontam que existem mais de mil grupos desse tipo somente nos EUA, pregando o que os seus membros chamam de “Nacionalismo branco”.




  Fonte: huckmagazine.com



   Percebeu a semelhança? Pois é! Se passaram mais de cinquenta anos desde a atuação do Partido dos Panteras Negras e parece que a situação não mudou muito. Recentemente, uma estudante brasileira iniciou uma campanha para arrecadar dinheiro suficiente para levar 200 crianças negras de algumas comunidades locais para assistir ao filme do Rei de Wakanda, e muita gente criticou o gesto da garota, que tinha intenção de fazer com que essas crianças experimentassem a magia do cinema - muitas delas pela primeira vez - e permitir que se identifiquem com os personagens principais. Preciso lembrar que o ator Michael B.Jordan revelou que o longa metragem nacional Cidade de Deus inspirou a forma como o diretor Ryan Coogler queria que o público assistisse ao filme, permitido que os meninos do filme de Fernando Meirelles se vissem em tela em Pantera Negra?!





- Considerações finais:



   Então, é isso, pessoal! Não concorda com meu ponto de vista? Tudo bem, desde que não venha a ser desagradável, basta deixar a sua opinião nos comentários. Pantera Negra está em cartaz nos cinemas, e se você ainda não assistiu ao novo filme da Marvel, recomendo que pare o que estiver fazendo e corra para o cinema mais próximo!


http://nerdspeaking.blogspot.com.br/search/label/Jo%C3%A3o%20F.

Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!

http://nerdspeaking.blogspot.com.br/p/quem-somos_22.html

Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!