09/12/2016

Conheça O Superior! - João Ferreira


  Fala, meu povo! Hoje estamos aqui para falar de uma HQ que aparentava ser apenas mais uma história de super-herói com um final glorioso e bastante previsível, mas provou ser digna de muitos aplausos, por sua narrativa épica e inspiradora. Conheçam O SUPERIOR!


   A série de quadrinhos se chama “Superior”, e foi lançada em Dezembro de 2010, por Mark Millar (Mesmo autor de Kick-Ass e Guerra Civil) e Lenil Yu (de fato, “o desenhista”). Se você ainda não sabe quem é esse super-herói, aqui está a oportunidade para conhecê-lo. 


  Apesar de ser escrita pelo mesmo autor, Superior é bem diferente do estilo da narrativa de Kick Ass, especialmente por conta da violência extrema contida neste último. Porém, não estou dizendo que Superior é uma história para a família, pois contém a velha linguagem obscena que é marca registrada dos quadrinhos da Millarworld, a empresa de Mark Millar. Talvez, o fato de parecer uma história surreal e um tanto bizarra seja o fato mais memorável da história, pois é daquelas que nos entrega uma mensagem que faz valer a pena qualquer dinheiro gasto com a HQ.
  O enredo se passa em uma cidade americana onde vive o garoto Simon Pooni, de apenas 12 anos. O menino sofre de esclerose múltipla, doença que o deixa incapaz de mover as pernas, fazendo-o permanecer quase sempre em uma cadeira de rodas. Simon é do tipo de criança que não está feliz com sua vida, por causa da doença que lhe tirou toda a glória. O que mais poderia acontecer? Talvez um milagre?  A resposta vem através de Ormon, um macaco espacial com poderes especiais (pode parecer bizarro no início, mas não totalmente), que concede ao pequeno Simon um desejo. Dessa forma, ele se transforma no Superior, um super-herói em esquecimento de quem ele é fã. Depois disso, Simon se torna o salvador de muitos, chegando a conclusão de que o seu novo “alter-ego” pode ser a chave para a paz mundial. Com o Superior, Simon Pooni terá que provar que é digno de ter esse poder, diante de tanta injustiça e traição.  



  O que faz a história ser tão especial? Nada mais do que a sua intenção de mostrar para todos que o mundo pode ser salvo de uma forma proveniente da imaginação de uma criança. Simon Pooni, atuando como o herói-título, representou a salvação para o mundo, dando esperança às pessoas e atraindo a atenção da imprensa. Temos até uma “Lois Lane” que é capaz de tudo (tudo mesmo!) para conseguir ter acesso a mais detalhes da vida do novo herói, bem como seus ideais e até mesmo sua identidade secreta. Eis a idealização da “mocinha” ambiciosa que acaba mostrando sua compaixão. 


   O que mais impressiona é o fato de uma criança, mesmo deficiente, ser capaz de realizar maravilhas com sua imaginação e criatividade, após uma pequena “ajudinha”, que ele terá que demonstrar que realmente valeu à pena. Para o pequeno Simon Pooni, o melhor disso tudo é simplesmente poder andar de novo sem as muletas, além de mostrar ao mundo que o Superior não se trata apenas de um cara com os mesmos poderes do Superman (a série é uma homenagem a Richard Donner, diretor do primeiro filme do Homem de Aço), mas sim a representação do desejo da paz mundial sendo realizado.



  Portanto, vai aqui uma dica de uma boa leitura. É um daqueles exemplares do qual vale a pena todo dinheiro gasto. Foi lançado no Brasil em 2014 (se não me falhe a memória), em uma única edição capa-dura. É uma das melhores histórias de Mark Millar, na minha opinião. É totalmente diferente de Kick-Ass, Kingsman ou qualquer outra história do autor. Trata-se de uma história de superação, e vale muito apena ser conferida. 



Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!


Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!