02/11/2016

Heróis do Tempo #2 – Mandrake, o Mágico! – Joe


 Hey pessoas, beleza? Aqui é o Joe, e hoje dou continuidade a uma das sagas mais importantes do NerdSpeaking, uma saga pra falar dos mitos inapagáveis, sobre as lendas inesquecíveis...Os HERÓIS DO TEMPO!  A série funciona basicamente para resgatar grandiosos heróis que se perderam no espaço e tempo. Desta vez, falarei sobre o grande clássico que precede O Fantasma de Lee Falk; Mandrake! Prepare-se para ser envolvido por sua mágica ilusionista! Hahaha…


  Criado há mais de 70 anos - mais especificamente falando, no dia 11 de junho de 1934 (Exatamente no mesmo ano da primeiríssima Action Comic) , Mandrake é uma criação de Lee Falk, desenhado pelo seu amigo Phil Davis. Suas tirinhas chegaram ao Brasil apenas um ano depois de seu lançamento, em 1935 através do Suplemento Juvenil (se você é das antrolas, você sabe do que estou falando… Hehehe).

 De cabelos sempre arrumados e bigode bem aparado, Mandrake é um clássico mágico desses que vemos nos picadeiros de filmes circenses antigos, com capa vermelha, cartola, varinha de condão e tudo mais! Ele, juntamente com o seu fiel escudeiro Lothar enfrenta inimigos temíveis que relembram situações recorrentes da vida real, como por exemplo quando travava batalhas com o exército chinês, assaltantes de bancos, e chefes de máfias! (Algumas dessas histórias ainda são bem atuais)

 O curioso, é que Mandrake não começou sua carreira de vigilante como um ilusionista, mas como um mágico poderosíssimo, que criava coisas com o poder da mente e conseguia, através da telecinésia, acabar com os seus inimigos num estalar de dedos… Mas isso não cativou o público infanto-juvenil da época, que achava aquilo fantasioso demais e não comprava a história (eu sei, estranho…). Então, depois de alguns ajustes, Mandrake foi relançado como um mágico ilusionista, sem poderes mega especiais. Fazia com que seus inimigos acreditassem estar vendo uma coisa que na verdade só estava dentro de suas cabeças e os derrotava através da sua astúcia. Isso sim, o público adorou!

 Apesar de não ser mais tão conhecido, Mandrake deixou um legado marcante para o mundo das tirinhas dominicais, iniciando juntamente com o Superman nas Action Comics uma nova tendência mundial; Os super-heróis! Ele é reconhecido por muitos estudiosos das HQs como o primeiro super herói já criado para as comics, apesar disto ser bastante controverso, uma vez que a Action Comic #1 TAMBÉM recebe este título, mas de um jeito ou de outro, é importante saber que esse enorme acervo de super heróis que temos hoje surgiu graças a uma das mais belas criações do Lee Falk!



 As grandes e mais conhecidas histórias do Mandrake também nasceram e carregaram grandes “cenários” da nerdice retrô, abordando temas antes aclamados do sci-fi, como por exemplo terras de seres pequeninos (Mandrake no país dos homens pequeninos), tema usado por Irwin Allen anos depois no seriado televisivo Terra de Gigantes, Mandrake em: O Mundo do Espelho, abordando terras paralelas (como fez a DC Comics em seu multiverso), Mandrake no país dos Faquires e muitas outras histórias e historietas que mesmo depois de tanto tempo de lançamento, ainda valem muito a pena serem lidas!



  • Multimídias:

 Apesar de não ter uma história muito bem sucedida com as mídias além das HQs (como por exemplo uma série produzida pela NBC nos anos 50, que não passou do piloto), o mágico já foi prometido aos cinemas algumas várias vezes, sendo apenas levado DE FATO às telonas somente pela Columbia Pictures em 1939, no formato de uma série, dividida em 12 episódios com o nome de Mandrake, The Magician. Em 67, uma produção não autorizada de mais um filme foi lançada, era um filme turco, o qual Mandrake luta contra o Killing (Mandrake Against Killing) - Isso mesmo, aquele vilão-caveira de muitas HQs atrás! Ouve outra tentativa nos anos 60, quando, Fellini, um amigo de Falk o prometeu um filme para o herói que nunca saiu dos papéis, e foi esquecido no tempo... Nos anos 80, foi marcado mais uma tentativa de filme para o grande Mágico pelos mesmos estúdios de Fellini, mas quando finalmente os primeiros rascunhos estavam prontos, a produtora já havia perdido o interesse na criação do longa. Mas não desanimem, meus caros! Uma produção da Warner Bros. foi anunciada em junho deste ano! Quem sabe se de repente num futuro próximo não teremos finalmente a tão almejada obra final do Mandrake, o grande Mágico?
  Ah, além de filmes solos, Mandrake já se arriscou numa espécie de “Liga da Justiça”em 1986, chamada Defenders of the Earth,  formada pelos grandes heróis das HQs daquele tempo; O Fantasma, Flash Gordon, Mandrake, Lothar e alguns outros membros se uniam e combatiam o mal numa série animada! Ainda é muito divertido, e espero em outra oportunidade poder falar unicamente sobre eles!


 Mandrake é um herói além dos heróis, e certamente ajudou a construir muito do que hoje nós conhecemos dos universos “HQísticos”. Graças ao grande Falk, podemos ainda aprender bastante com os seus grandes personagens, que há muito fizeram brilhar os olhos de crianças que se deliciavam com comics tão criativas e fantasiosas sobre universos tão imaginativos... É graças à este amor por essas raridades da história dos quadrinhos que não os deixamos ‘morrer’; Até hoje são reprintados diariamente várias tiras individuais do Mandrake, que viram tiras dominicais de jornais ao redor do mundo ou HQs novinhas em folha, que compilam as grandes histórias  e historietas desse incrível mágico. Sim, o Mandrake está voltando para as telonas! Que isso o faça retornar com todas as forças, assim como tantos outros Heróis do Tempo, que não podemos jamais deixar serem esquecidos!

Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!


Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário

\O/ NERD FAZ TEXTÃO!! \O/