22/07/2016

As referências de Stranger Things - Heverton


Cá estou eu mais uma vez. E hoje trago algumas das referências oitentista da nova série da neflix, Stranger Things.

Stranger Things conta a história de um garoto que desaparece misteriosamente. Enquanto a polícia, a família e os amigos procuram respostas, eles acabam mergulhando em um extraordinário mistério, envolvendo um experimento secreto do governo, forças sobrenaturais e uma garotinha muito estranha.
A série é recheada de referências aos anos 80. Temos, Winona Ryder, Dungeons & Dragons, trilha sonora a base de sintetizadores, the clash e um grupo de crianças em suas bicicletas. Mas não é só isso, a muitas outras referências no decorrer dos episódios, umas que são jogadas na sua cara e outras mais sutis. Então vamos lá.




Forte influência do filme E.T. — O Extraterrestre. Um menino que mora em uma cidade cercada por uma floresta, que faz amizade com um estrangeiro que possui habilidades especiais. Crianças em suas bicicletas tentando esconder esse estrangeiro. A cena em que El usa seus poderes para jogar um carro pro alto, é como a do filme E.T, em que ele faz a bicicleta de Elliot e dos outros meninos voarem para escapar da polícia. No filme E.T, eles colocam uma peruca no E.T para esconder ele. Em Stranger Things, fazem o mesmo com El.


El é um híbrido de duas histórias de Stephen King, sobre meninas com poderes telecinético, Carrie e Firestarter. Pegando um pouco mais de inspiração em Carrie, onde El e Carrie White, têm uma criação semelhante. As duas personagens são produtos de pais controladores e fanáticos, assim como a religiosa Margaret White em Carrie, o cientista Matthew Modine, não permite a socialização de El, com outras crianças. Em Firestarter, quando Charlie, usa seus poderes, seu nariz começa a sangrar, da mesma forma acontece com El. A serie pega emprestado também os testes experimentais e os sensores cerebrais que a personagem de Barrymore usa.
Como no filme Tubarão, em Stranger things, a criatura é atraída por sangue. Os carros do Departamento de Polícia de Hwakins e os uniformes, são idênticos aos utilizados em Tubarão 1 & 2, em todos os detalhes.


Depois do desaparecimento do seu filho, Joyce percebe que de alguma forma ele está entrando em contanto com ela, através das luzes da sua casa. Ele acaba comprando luzes de natal e monta na parede e pinta letras semelhante a um tabuleiro de Ouija. Daí temos uma referência a famosa cena do filme “Contatos imediatos de terceiro grau”.
No primeiro episódio, os meninos citam a HQ 134 dos X-Men. Nessa edição, Jean Grey libera a “Fênix Negra” pela primeira vez depois de ter sido torturada. Vocês devem saber muito bem, qual a referência aqui.
Ninguém em Hawkins pode acessar o Departamento de Energia na orla da cidade, e ninguém sabe o que realmente acontece lá dentro. Em “The Manhattan Project”, um edifício do governo localizado em Ithaca, Nova Iorque, abriga uma suposta instalação médica, mas na verdade é um laboratório para refino de plutônio.



A cena em que improvisam uma piscina infantil com água e sal e em seguida temos a imagem de El flutuando na piscina, recorda aos Precogs, em Minority Report, que necessitam de uma banheira especial para usarem seus poderes de precognição.
Quando Will desaparece, Joyce pode ouvir ele tentando se comunicar de uma dimensão relacionada com as paredes de sua casa, assim como a pequena Carol Anne, em Poltergeist.


Há também uma cena muito parecida com a do filme “Conta Comigo”, onde os meninos aparecem caminhando sobre trilhos de trem no quinto episódio. Eles também se deparam com uma tragédia e perda, e com momentos em que a amizade entre eles, é testada e reforçada.


No episódio seis, Jonathan confronta o namorado de Nancy, Steve, os dois acabam brigando em um beco. Essa cena presta homenagem a famosa luta entre Roddy Piper e Keith David, em “Eles Vivem”, de John Carpenter.
Há um cartaz do remake The Thing de John Carpenter, no porão da casa de Mike. E no sétimo episódio, quando os meninos ligam para casa do professor de ciências, é possível ver que esse é o filme que ele está assistindo com a namorada.



Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!


Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!