23/05/2016

O que esperar de Invocação do mal 2? - João F


Fala, meu povo! Bem, o mês de junho promete uma grande surpresa para o público, por meio de um filme cuja expectativa para a estréia é alta. O filme Invocação do mal foi lançado nos cinemas em 2013, e realmente deixou muita gente sem dormir, principalmente por se tratar de uma história baseada em fatos. Após um estrondoso sucesso de crítica e bilheteria, uma sequência anunciada, e ela está praticamente na nossa porta. Invocação do mal 2 chega aos cinemas no mês que vem, e o NerdSpeaking conta agora o que espera do segundo filme.





   Quando se analisa o currículo do diretor James Wan, vemos que ele também dirigiu o primeiro Jogos Mortais (2004), um dos poucos que não escorregaram na mesma casca de banana de outros filmes de terror da época. Ele mostrou que sabe trabalhar com o gênero com Invocação do mal, tratando de uma história que é realmente apavorante, que não precisa ser sangrento para intimidar o público. Só para lembrar: o filme é baseado em uma das histórias dos arquivos de Ed e Lorraine Warren, dois “demonólogos”, que resolveram milhares de casos de espíritos e posses demoníacas no mundo todo (Por sinal, Lorraine ainda se encontra viva), na qual uma família é atormentada por espíritos em sua nova casa. A história pode soar como clichê, mas o desenvolvimento do filme mostrou que os pessimistas estavam errados.
  A sequência é baseada em mais um arquivo impactante dos caçadores de demônios interpretados por Patrick Wilson (Watchmen) e Vera Farmiga (Bates Motel), onde uma garotinha é possuída por um espírito, e sua família corre perigo. Desta vez, a história se passa na Londres de 1977, local para onde o casal Warren viaja para ajudar a família a expulsar os seres demoníacos que ali dominam. Bem, tendo os trailers como base, podemos dizer que o filme não foge do seu padrão, mantendo o suspense que provoca os sustos. Clichê? Talvez, mas no estilo Invocação do Mal. Aliás, o filme parece ter um clima bem mais sombrio do que o anterior.



  Uma diferença notável, observada especialmente no segundo trailer, é que o caso familiar que leva ao desenrolar da história já está na boca do povo. Tudo se resume numa manchete de jornal intitulada “The house of strange happenings” (A casa de acontecimentos estranhos), e chama a atenção da população londrina. Além disso, temos como acréscimo a frase “Está sendo chamada de 'Amityville da Inglatera'". Sobre essa parte, é importante ressaltar que os eventos reais mostrados no filme Horror em Amityville (1979 – Original/ 2005 – Remake) ocorreram por volta de 1974, três anos após os acontecimentos mostrados no primeiro Invocação do Mal. Com o caso da família Lutz vindo à tona (após os estranhos acontecimentos que presenciaram em sua casa), a imprensa passou a dar mais atenção à casos sobrenaturais, o que estimulou à divulgação do evento que levou à manchete do jornal, que ocorreu três anos após o caso dos Lutz. Sim, os eventos mostrados em Horror em Amityville são baseados em fatos.
  Para gerar uma sequência de um filme aclamado, a história precisa ser mais “boca de confusão” do que o original. Vamos ser sinceros, estamos falando de Invocação do Mal, um filme que até hoje deixa muita gente sem dormir. O desenvolvimento do segundo filme deve necessariamente ser mais sombrio, tendo em vista que é em escala maior. É como diz uma narração de Lorraine no trailer “Depois de tudo o que vimos, não há mais muitas coisas que nos amedrontem. Mas esta... esta ainda me assombra” Outra manchete do trailer, logo após esta frase, ressalta “O caso de paranormalidade mais documentado da história” Não se sabe certamente se é exatamente o maior, mas com certeza está entre os mais populares.




   Outra coisa que podemos esperar é uma maior dramatização dos personagens, especialmente de Lorraine Warren. Lembrando que, no primeiro filme, seu marido e sócio Ed Warren se preocupava com a esposa por ela ainda se arriscar bastante exercendo sua função de vidente na resolução dos casos, mesmo após uma atividade demoníaca que a deixou extremamente apavorada, sendo “bem desgastante” (Frase que Ed usa para explicar o que aconteceu com sua esposa após aquele momento). Neste, as coisas podem ser bem mais “barra pesada” para a vidente interpretada brilhantemente por Vera Farmiga, tendo em vista que os eventos ocorrem em maior escala. É a oportunidade perfeita para explorar ainda mais a vida dela, destacando mais ainda os seus medos, sendo um aprofundamento bem maior na pessoa que Lorraine representa.

  Em algum momento do material de divulgação, uma frase é dita pela personagem: “A família é só um instrumento”, foi exatamente o que aconteceu com a boneca Anabelle no primeiro filme, que foi usada como “canal” por um demônio que queria se apossar das garotas que a “acolheram”, podendo dessa forma cometer as mais atrocidades. É de certa forma um fenômeno Poltergeist, com objetos inanimados se movendo de forma inesperada, com a presença de espíritos (Basicamente, acontecimentos bizarros que a ciência não é capaz de explicar). Lembrou do filme “Poltergeist: O fenômeno” (1982)... Esse é um clássico, meu amigo. No entanto, o que temos aqui é bem mais aterrorizante diferente do filme de Tobe Hooper, o qual defino como um terror mais voltado para a família, apesar de relatos assustadores.

- Considerações Finais:

   Podemos esperar inovações neste novo filme, mas sem fugir da linha de Invocação do Mal. Obviamente, haverão algumas diferenças em relação à história na qual se baseou, não que afete o andamento da mesma, mas que seja representada na forma de apelo. Por exemplo, determinadas figuras ou ações poderão ser alteradas com intuito de provocar o que todo filme de terror almeja: Medo. Foi o caso de Anabelle. Já parou para analisar como é a verdadeira boneca? Sim, ela ainda está lá, no lugar onde o casal Warren classifica como seguro para guardar objetos considerados como perigosos. É o que pode acontecer com alguma figura que chame bastante atenção em Invocação do Mal 2. Mas, podemos perdoar, não é mesmo? É isso que deixa o filme com um aspecto mais aterrorizante. Nos vemos no dia 9 de Junho, isto é, se conseguirmos dormir!



Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!


Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!