09/03/2016

NS INDICA LIVROS: Os 13 Porquês - Aimmê!


Olá pessoal! O livro que venho hoje falar para vocês se chama Os 13 porquês, primeira obra  de Jay Asher (autor também de O futuro de nós dois – com Carolyn Mackler). Um livro  de muito mistério que te prende desde as primeiras páginas. Confiram!


   Confesso que li o livro porque já tinha ouvido muitas recomendações sobre ele , então estava bem curiosa.O livro fala sobre Hannah , uma garota cheia de sonhos e muito sensível que por mentiras e fofocas , resolveu interromper sua vida. Ele é narrado por Clay Jensen , um adolescente comum que na volta da escola encontra uma caixa com 7 fitas , e quando começa a ouvi-las descobre que foram gravadas por Hannah Baker , uma colega que se suicidou a poucas semanas atrás e por quem ele era secretamente apaixonado. Nas fitas , a menina conta  treze motivos que levaram ela a tirar sua vida, e depois de ouvir tudo o  dever do garoto  é repassa-la pra próxima pessoa de uma lista com 13 pessoas,  cada lado das fitas é dedicado a uma pessoa , e as gravações explicam o porque cada personagem que aparece na fita ajudou com que ela chegasse a conclusão que queria tirar sua vida .

  Então , Clay começa a ouvir as fitas mesmo sem entender o mal que ele poderia ter feito a Baker.
  No livro não sabemos ao certo em que período é narrada a história, o autor foi bem esperto nisso pois assim o livro não ficará ultrapassado, podemos ver que ele usa fitas , que já são consideradas coisas ultrapassadas , e no livro vemos que pra os personagens também é um objeto antigo.  A história tem um tema de impacto , o suicídio, assunto que geralmente  não é muito abordado no cotidiano das pessoas, por ser um tema delicado e que muitos não conhecem a fundo ou simplesmente não se importam. Porém o livro mostra o ponto de vista de alguém que quer tirar  sua própria vida , o que faz com que a história fique ainda mais interessante , fazendo que o leitor entenda o que uma pessoa sente ao decidir tirar a sua vida . A história deixa bem claro que o bullying é um tema real provando que brincadeiras , agressões ou fofocas podem desencadear coisas horríveis pra quem o sofre, e para tentar mudar isso apenas devemos nos ater a pequenos detalhes e veremos que alguém próximo a nós pode estar sofrendo.  O autor mostra os sintomas de um suicida , desde o comportamento a sua aparência. 

  O público alvo do livro são pré adolescentes e adolescentes , mas com certeza deveria ser lido por todas as faixas de idade , porque é um livro com uma história que te prende por você ficar curioso pra saber o desfecho e também é um livro que traz lições te ensinando a observar e mostrando que com pequenas ações você pode ajudar alguém que está em uma situação tão tensa.

   Para quem apenas aprecia livros com muita aventura , ou com romances de tirar o fôlego , Os 13 porquês não seria a leitura recomendada. Mas para quem gosta de um livro com um ar de suspense e uma história bem elaborada, o livro é bem recomendado , a Editora Ática foi muito feliz em publicar um livro tão bom , o que particularmente conta muito pra mim , pois assim vejo que a editora manda bem em suas escolhas e compro mais obras publicadas por ela.

 Os 13 porquês foi sem dúvidas o melhor livro que li em 2016 , e sem dúvidas lerei novamente!o NerdSpeaking Indica!



Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!


Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!