Ah! Aqui temos
o crossover entre o maravilhoso mundo dos games e o incrível mundo dos livros.
Olá pessoal, aqui é o Thiago e sejam bem-vindos para mais um post. Desta vez
trarei um assunto que tanto amo, já que amo os jogos e amo os livros, e amo
ainda mais os dois juntos (como por exemplo, uma das minhas franquias de livros
favorita é Assassin's Creed). Fiquei tão empolgado quando tive ideias para
escrever essa matéria, que queria citar TODOS os jogos que viraram livros do
mundo, mas eu passaria a vida escrevendo. Uns fizeram sucesso, outros não
tiveram a mesma sorte.
O
universo da literatura é famoso por nos levar para
dentro de um mundo onde nós temos a liberdade de imaginar as coisas como bem
entenderemos. Como assim, Thiago? Bom, se eu descrevo em um de meus livros:
"o presidente vestia um terno caro e escuro, sua face tinha várias dobras,
tinha um olhar cansado, pele clara e um cabelo para trás." A partir daí
você vai passar a imaginar tudo o que eu descrever, e a liberdade é... você
pode ver o Kevin Spacey, ou quem você achar que caberia bem nessa descrição, ou
qualquer outra coisa. Isso vária de leitor a leitor. No mundo dos games não
temos liberdade de imaginar assim (tirando os indies, e olhe lá), os
personagens já estão ali, o mundo já está ali. Entretanto no mundo dos jogos
temos algo que "vence" os filmes e livros, os games tem o poder de
nos fazer ser um personagem, dentro daquele mundo, e fazer várias escolhas para
resultar em um final. Não estamos vendo ou lendo algo linear, estamos vivendo
um mundo onde se eu entrar na casa de alguém no Skyrim e roubar, eu serei
preso, serei odiado naquela vila. Um mundo em que, como Infamous, posso
escolher ser o vilão ou o herói. São histórias maravilhosas em que temos a
liberdade de vivê-las. Eis que acontece a fusão: Liberdade de imaginar e
liberdade de vivenciar, juntos formaram os jogos que viraram livros. Dois
universos incríveis juntos, e que em muito dos casos trabalham bem. Antes de
mais nada, você que pensa "para que eu vou ler o livro, se eu já joguei o
jogo?" Quero que saiba que que o modo de narrativa é diferente, além de
que muitas vezes o livro conta muito além do jogo, como por exemplo: Gears of
War, Assassin's Creed, Warcraft, God of War, Halo e diversos outros.
Escolhi
os melhores para destacar para vocês:
Assassin's Creed
Conhecido
por ser a melhor franquia de livros baseado em um jogo. Escrito per Oliver
Bowden (pseudônimo), cada livro tem seu lançamento simultâneo com o jogo, mais
ou menos "cada jogo, cada livro". Aqui no Brasil é distribuído pela
Galera Record, e tem uma boa tradução. A narrativa de Bowden é gostosa de se
ler, há momentos em que não está acontecendo nada, mas o livro te prende de
qualquer forma, vemos muito disso no Revelações. Um dos pontos fracos do livro
é a ausência do Desmond (personagem que representa o presente nos jogos), mas
isso até que faz sentido. Os livros mostram coisas além dos jogos, isso cresce
a cada vez mais, fica em seu ápice no Renegado (livro baseado em Assassin's
Creed 3) onde temos a visão de outro personagem, e vemos o "outro lado da
moeda", o Bandeira Negra conta toda a história do Edward, como ele se
tornou um pirata e além disso, no Unity temos a visão da Elise, mostrando
novamente o outro lado, e por aí vai. Até para quem nunca jogou os jogos o
livro é recomendado, a leitura é muito boa. Acredito que o objetivo inicial dos
livros era atingir um público que os jogos não atingiam, e conseguiu, aliais,
conseguiu atingir os dois.
God of War
Uma franquia
de livros baseada na trilogia principal dos games God of War. Escrito por Matthew
Stover e Robert E. Varderman, e nos demais livros lançados há uma mudança nos
escritores. God of War tem uma narrativa pesada e sangrenta, assim como o jogo.
Não há muito o que falar sobre esses livros, além de que não é recomendado para
quem não é fã. O livro narra fielmente os passos do Kratos, o protagonista, o
que acaba muitas vezes monótono. As melhores partes são quando vemos o Olimpo e
o que acontece lá dentro, explicando o motivo dos deuses ajudarem Kratos a
matar Ares, o deus da guerra. No segundo livro vemos as Parcas dialogando e
discutindo sobre o destino do protagonista, e mais uma vez o Olimpo e uma visão
de Atena sobre o ódio do pai. O livro vendeu bem graças ao peso que o nome da
franquia tem. Se você é fã, leia, mas se não é, nem encoste. Aqui no Brasil foi
distribuído pela Editora Leya.
Halo
Uma
série de livros baseada na maior saga de games do mundo, Halo. Já foram
lançados diversos livros explicando o vasto universo do jogo de diversos pontos
de vista. Cada um melhor que o outro, alguns narram o ataque a Reach, a
ascensão do Flood, várias coisas sobre o projeto Spartan 2, e MUITAS outras
coisas. Deixando já bem claro, o universo de Halo é gigante a nível Tolkien
(claro, não é maior que o universo "Terra-média", mas é grande).
Alguns livros nem foram lançados aqui no Brasil, já que a popularidade do jogo
não era grande aqui, e vem crescendo agora. Os mais recentes livros lançados,
até o lançamento deste post, são a trilogia da Saga Forerunners. Essa trilogia
é dividida entre Cryptum, Primordium e Silentium, cada livro narra de uma visão
diferente, a Saga dos Forerunners e o fim dela. A última trilogia foi escrita
por Greg Bear, autor vencedor dos prêmios Hugo e Nebula, escreveu mais de trinta
livros, e é considerado pela "The
ultimate Encyclopedia of Science Ficticion" o melhor escritor de
ficção cientifica Hard. Com o talento de Bear, o ar que o livro passa é
incrível, muitas vezes temos a impressão de estar lendo algo a nível Senhor dos
Anéis. Mas há um ponto fraco nos livros de Halo em geral, se você não jogou o
jogo, ou jogou e não entendeu nada da história pode ir deixando os livros de
lado, você não vai entender nada. Se você jogou, entendeu, e gostou, ou se diz
fã, esses livros são obrigatórios. A última trilogia foi distribuída aqui no
Brasil pela Editora Planeta.
Gears of War
Gears
of War possuí cinco livros publicados lá fora, mas aqui no Brasil foram
publicados, até então, dois livros. O primeiro na ordem cronológica seria
"Slab: A prisão" que narra os eventos antes do primeiro game, como
Marcus é preso, por que, e etc. O segundo da ordem cronológica é "Fim da
Coalização" que narra os eventos após a queda de Jacinto do segundo jogo e
antes do início do terceiro game, a ascensão dos Lambets, o ressurgimento dos
Locusts, o fim da COG e a fuga de Prescot. Como o primeiro livro é um prelúdio
de tudo, e contém de índice a linha do tempo dos eventos de Sera, resumindo até
mesmo a guerra do Pendulo, poderia ser lido por alguém que nunca jogou o jogo.
Já o segundo livro é recomendado que apenas os fãs lessem, apesar de ter a
linha do tempo também. Os livros foram escritos por Karen Traviss, uma autora inglesa
especializada em games, cujo os livros entraram como "best sellers"
(eu duvido que alguém não saiba o que é isso, mas vou explicar, best seller, é
uma classificação e premiação dada para um livro que atingiu um número alto de
vendas). Traviss já escreveu sagas como Star Wars, criando até uma linguagem
própria para Clones da República, Halo, Wess'Har, além disso ela escreveu peças
teatrais e quadrinhos. A narrativa que ela dá a Gears of War é pesada,
detalhista, com pensamentos profundos dos personagens, além de uma linguagem
pesada e recheada de palavrões (estilo do jogo). Os livros são muito bons, e
não é à toa que se tornaram best sellers. Os livros foram distribuídos aqui
pela Editora Única.
Warcraft
Warcraft
possui uma série de livros baseadas no amplo universo dos games. Muitos dos
livros narram os eventos que levaram as expansões do jogo. O livro mais famoso
e mais comentado entre os leitores é "Marés da Guerra", escrito por
Christie Golden. É recomendado para quem é fã do universo de Warcraft, e para
quem não é, vai ficar sem entender lhufas do que está lendo. A narrativa é
muito boa, ao estilo "antigo", os eventos acontecem lentamente,
abrindo espaço para detalhes. A maioria dos livros de Warcraft foram
distribuídos aqui no Brasil pela Galera Record.
Bom,
esses foram os que li e os que pude trazer uma análise precisa para vocês, mas
também não esqueci de outros. Então com menções honrosas, trarei uma lista.
-
Bioshock -
Doom- StarCraft-
Resident Evil-
Splinter Cell-
Diablo-
Battlefield-
Uncharted -
E aí, gostou do post? Faltou algum jogo? Quer mais posts assim? Deixe-nos saber! Avalie!
Dúvidas, sugestões e críticas, enviem para o nosso e-mail, nerdspeaking@gmail.com
Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!
Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
E-mail: nerdspeaking@gmail.com
Thiago Magno: Desde de jovem o Thiago começou a escrever suas histórias em uma antiga máquina de escrever, guardada pelos seus pais. Desde então começou a criar várias histórias, ingressando no poderoso mundo da escrita. The ONE foi o seu primeiro livro, no qual passou três anos montando o universo. No NerdSpeaking, é o cara que escreve sobre games, HQs e livros, itens estes que já fazem parte de sua vida.Habilidades e virtudes: - Nerd - Editor - Escritor - Livros - HQs - Ator - Games - História - Roteirista - Refri de Guaraná - Filmes de ação -Game preferido: Assassin's Creed(saga)Livro preferido: Os Heróis do OlimpoFilme preferido: Batman: The Dark KnightSérie predileta: The FlashTwitter: @ThiTheOneInstagram: ThiTheOneBook
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você acha? Comenta aí!