27/07/2015

O Maravilhoso universo da Mafalda! - Joe!



Hey pessoas, beleza? Aqui é o Joe e hoje eu trago uma matéria diferente para vocês. Hoje vocês vão conhecer o maravilhoso universo crítico da Mafalda .  Confiram!

...

Mafalda é uma personagem de tiras (como essas de jornais) desenhada pelo cartunista argentino Quino. Além de criá-la e desenhá-la, desenvolvia as suas falas, que com o tempo foram sendo amadurecidas, criando assim a personalidade única desta pequena garotinha.


 Criada em 1962 e fazendo sua primeira aparição em 1964, Mafalda popularizou-se e se estabeleceu até o ano de 1973.

Mafalda é uma garotinha de apenas 6 anos de idade, cujo intelecto é bem superior ao de muitos adultos por aí. Perspicaz, inteligente e muito(mas MUITO) curiosa, costuma se perguntar e tentar entender qual o problema do mundo e como consertá-lo. Muito conhecida por ser uma menininha crítica, Mafalda passa os dias  tentando mostras para as pessoas o seu ponto de vista agudo.
          Com o decorrer do tempo(ou das tirinhas), nós começamos a conhecer um pouco mais sobre ela, as suas maneiras, suas escolhas, suas preferências e suas manias. por exemplo, sabemos que a Mafalda DETESTA sopa, pois isso é deixado bem claro em várias capas de seus livros e em diversas de suas tiras, ama os Beatles e adora aprender algo, independente do que seja.
          Como uma personagem tão jovem pode debater de forma tão ampla assuntos como regimes ditatoriais, a ONU, as guerras que cercavam a época, entre tantos outros temas e ainda ser a doce menininha que amava brincar e se divertir? É bem simples; Quino usava de narrativas que parecessem realmente inocentes e até engraçadas, que até hoje costumam confundir seus leitores. Mas não se engane! As tirinhas da Mafalda são repletas de sacadas inteligentes! Você pode ver isso inclusive nos diálogos travados com seus amigos, que além de colegas da Mafalda, representam uma espécie de "estereótipo". A seguir, um pequeno resumo sobre os personagens principais:


Felipe: O Felipe é um jovem garoto sonhador, que vive no mundo da lua! Por ter apenas 7 anos de idade, ele costuma brincar bastante e transformar tudo ao seu redor num cenário fictício e surreal. Mas logo vem alguém e estraga os seus sonhos e suas fantasias, frustrando-o e trazendo-o de volta para a triste realidade. O seu personagem por exemplo, é uma referência aos que sonham e aos inocentes, que frustram-se ao ver seus sonhos e esperanças irem por água abaixo.



Susanita: Temos também a Susanita, a caricatura da mulher burguesa de décadas atrás. Fofoqueira, egoísta e preconceituosa, seus maiores desejos provém das futilidades da vida. Sempre preocupada com o "status social". O que mais almejava era ter vários filhos e casar com um homem rico e bonito( o que faria inveja as suas amigas). Em várias tirinhas podemos ver discussões fervorosas entre ela e Mafalda, pois Mafalda pensa no bem comum, enquanto a Susanita quer que sua solução simples e individual seja acatada.

Manolito: O retrato do capitalismo, Manolito é um garoto que vive atrás de trabalho...Ou do dinheiro que o trabalho proporciona! É um garoto bastante egoísta e ganancioso que adora ver os preços subirem com as inflações e taxações dos produtos do armazém de seu pai. Seu maior sonho é abrir a sua rede de supermercados e derrubar todos os pequenos mercados, e enfim ganhar espaço no mercado exterior. Manolito não é um garoto muito inteligente e aliás vive tirando notas baixas em seus testes escolares, exceto em matemática, pois adora números.

Miguelito: Assim como Felipe, um sonhador. Mais novo que seus amigos, o Miguel tem 5 anos e detesta ter essa idade. Ele quer sempre ser o centro das atenções, o que o torna por várias passagens, um garoto egoísta. Por ser um menino inocente, Miguelito costuma levar tudo o que dizem ao pé da letra, fazendo com que quase sempre não entenda o que seus amigos dizem.




Libertad: Assim como a Mafalda, Libertad é bastante inteligente e intelectual. Uma menininha crítica que defende as revoluções e reivindicações populares. Libertad é publicamente "de esquerda", que defende os ideais socialistas. Talvez apenas um reflexo de sua criação, já que seus pais seguem as mesmas ideias.




Guille: Guille é o irmão mais novo de Mafalda, e sem dúvidas a verdadeira representação infantil deste universo. Guille é um menino bastante curioso, que vai descobrindo e entendendo o mundo aos poucos, no decorrer de seu crescimento.





 O que faz a diferença nas tiras da Mafalda, é a mensagem que é passada a cada tira. Quando se lê Mafalda, vai além de tirinhas cômicas; trata-se de uma realidade, uma crítica ao nosso mundo. O curioso, é que apesar de já tenha se passado mais de 30 anos desde sua primeira tirinha, a Mafalda continua viva, atual, respeitada e citada. Hoje, usada para fins educativos em tantos livros da língua portuguesa, ou até em livros de história. Não, não foi apenas mais uma tira a ser publicada. Mafalda deve ser lembrada e deve ser discutida, pois mesmo em épocas tão conflitantes de décadas atrás, Quino pôde expressar suas opiniões e ideias, e ainda ser seguido por uma legião de fãs incansáveis das tiras de banda desenhada. Mafalda ajuda no desenvolvimento da opinião e discernimento, e demonstra em sua delicadeza a necessidade de manifestar-se contra tudo e todos, se for preciso. Não pela individualidade, mas pelo bem de todos.


...


Você sabia?

º Mafalda foi inicialmente criada para fazer parte de uma propaganda de eletrodomésticos, mas esta propaganda foi cancelada, mas a ideia de criar a personagem não.

º O primeiro livro de tirinhas da Mafalda teve sua edição esgotada em menos de 12 dias

º Mafalda e sua turma oficialmente participaram do livreto da Declaração Universal dos Direitos da Criança, pela UNICEF.

º Seu nome se deve a empresa que a queria como propaganda. O nome tinha que ter a lera inicial da empresa (Mansfield), daí surgiu a Mafalda.

º Mesmo com seu criador se opondo a ideia, Mafalda teve além das tiras de banda desenhada um curto programa de televisão e um filme(obras estas que são super desconhecidas, e que estão disponíveis no Youtube).

º Quando foi lançado o livro que compilava todas as histórias da Mafalda (Toda Mafalda), a primeira tiragem esgotou em apenas 2 dias.

º Os desenhos de Mafalda podem ser encontrados coloridos ou em preto e branco.

º Curiosamente(será?), a Mafalda nunca foi publicada nos Estados Unidos, e são raríssimas as tirinhas que foram traduzidas para o inglês.

º Quino atualmente é considerado o maior cartunista do mundo.


Ainda hoje, podemos encontrar os episódios da série da Mafalda, ou até de seu filme no Youtube. Confiram!
















E aí? Gostou do post? Quer ver mais posts assim? deixe-nos saber!
Espalhe a ideia, comente com os amigos! ajude a divulgar o nosso trabalho!


Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com


Joe: Joe é o fundador, diretor, organizador e 'âncora' do NerdSpeaking. É o cara que organiza o fluxo das postagens do blog, além de revisá-las antes de irem ao ar! Também é o editor e revisor dos conteúdos em áudio produzido pelo NS. Desde pequeno foi induzido a gostar do mundo clássico e contemporâneo do cinema, logo não tem dificuldades em assistir filmes ou jogar games "atemporais". Multi-útil, escreve de tudo um pouco no blog, mas dedica-se um pouco mais especialmente na parte do cinema, TV e games.
palavras-chave: - Nerd - Mochileiro - Cinema - RPG - HQs - Audio - Música - Café - blogueiro - editor - Séries - Games - Boardgames - Livros

 Game preferido: Wolfenstein (Saga)
Livro preferido: O Guia do Mochileiro das Galáxias (Volume um da trilogia de cinco)
Filme Preferido: Birdman
Série Predileta: Lost in Space
Twitter: @Joegrafia - Instagram: Joegrafia

2 comentários:

  1. Matéria excelente! Retratou fielmente o mundo da Mafalda, que na verdade é uma sátira ao nosso.
    Parabéns, Joe!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado! Continue nos acompanhando! :)

    ResponderExcluir

O que você acha? Comenta aí!