19/04/2017

Project Scorpio: O Console Mais Poderoso Já Construído? - PSVictor


  Olá Pessoas, tudo bem? Na E3 de 2016 a Microsoft anunciou o desenvolvimento do console mais potente já feito, com 6 teraflops de poder de processamento e com a capacidade de rodar jogos em 4k nativos. Sim, estou falando do Project Scorpio! Confira.



 A chamado da própria Microsoft, um dos integrantes da equipe do Digital Foundry (Canal do YT focado em hardware e em benchmarks tanto de consoles como de PC) foi conhecer pessoalmente o Scorpio e sua equipe de desenvolvimento, e nessa semana eles apresentaram todas as especificações técnicas do novo console da gigante de Redmond. 
  

- Quanto as especificações técnicas, nós temos:

O processador, diferente do que alguns rumores indicavam, não é um Ryzen (nova arquitetura de processadores da AMD), na verdade ele continua sendo um Jaguar como no XONE, com a diferença que além de um clock bem maior, ele também teve muitas modificações por parte da Microsoft visando uma melhor otimização. 
A memória Ram provavelmente seja o que tenha o maior impacto, pois além de sair do DDR3 (que era um grande gargalo no XONE) para o GDDR5, também foram expandidas para 12 GB e contam com uma largura de banda de incríveis 320 GB/s.
A GPU também teve um grande salto, além do chip gráfico ter sido atualizado para o mesmo que equipa a RX 480, ele conta com 40 unidades computacionais personalizadas à 1172 MHz, em comparação o Xbox One S possui 12 unidades computacionais à 914MHz.
   


  A Microsoft ainda não deixou claro se futuramente o Scorpio terá exclusivos, ou se vai ser apenas uma versão melhorada do XONE, assim como o PS4 Pro. Mas eu acredito que nos próximos anos isso comece a acontecer aos poucos, já que a diferença entre os dois é realmente bruta, e até agora o máximo que ela diz é que o Scorpio será retrocompatível com o XONE e não que eles são uma única plataforma. Quanto a retrocompatibilidade, tanto com xbox 360 como o XONE, a Microsoft afirma que os jogos terão melhoras significativas de desempenho e em alguns casos até melhorias gráficas. 



 Como podemos ver nessa imagem o Scorpio foi capaz de rodar o Forza 6 em 4k numa taxa de 60 FPS utilizando apenas 66% da GPU, o que é algo realmente impressionante ainda mais se tratando de um console. 
Por outro lado, eu recomendo que todos nós tenhamos os pés no chão pois o Forza 6 é um jogo muito bem otimizado e extremamente leve em comparação a outros jogos dessa geração, até mesmo no PC ele tem um desempenho muito bom. Eu acredito que ele vai ser capaz de renderizar 4k nativos na grande parte dos jogos, mas a maioria em 30 FPS.
Apesar do que alguns pensam, que a Microsoft deveria apresentar novos jogos nesse mesmo anuncio, eu discordo, acredito que o melhor foi justamente apresentar o hardware alguns meses antes da E3, e somente lá, focar nos jogos e o mais importante, os jogos rodando no Scorpio. Nos resta esperar pelas novidades.

Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!


Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!