06/01/2017

Homem Aranha: De volta ao lar – Primeiras expectativas! - João F.


 Fala, meu povo! Saíram recentemente novos trailers do filme Homem-Aranha: De volta ao lar, com a versão internacional contendo algumas cenas a mais do que o que foi divulgado no Brasil. Com isso, agora podemos expor nossas expectativas referentes ao mais novo filme do Amigão da Vizinhança!



  No que se refere ao aracnídeo, foram vários filmes lançados ao longo dos anos, com cada um trazendo uma inovação, sendo sequência ou reboot. O que temos aqui é a estréia do herói no Universo Cinematográfico da Marvel, e o resultado parece estar sendo um tanto satisfatório para os fãs dele e até mesmo para quem só acompanha os super-heróis apenas pelos cinemas.
   O trailer sobre o qual trataremos aqui será o lançado no Brasil, tendo em vista que possui mais cenas do herói do que o americano, que foca bastante no ambiente escolar de Peter. O material já começa com a cena de introdução do aracnídeo na Guerra Civil, no momento que ele consegue roubar o escudo do Capitão América. Isso na verdade foi uma forma que encontraram para “refrescar a memória” quanto à participação do herói nesse universo, ou até mesmo para que ficasse claro para quem não havia assistido ao terceiro filme do supersoldado que o Homem-Aranha já havia feito sua estréia antes desse filme solo.



  É perceptível que os acontecimentos do filme de Jon Watts se passam logo depois do conflito que levou heróis a lutarem entre si, com Tony Stark tendo uma presença forte durante a vida do jovem Peter Parker, algo que o trailer deixa bem claro, já que o alter ego do Homem de Ferro aparece na maior parte do material. O bilionário aqui será tratado como mentor do novo herói, tendo em vista que foi ele quem forneceu o traje a Peter. Dessa forma, é possível afirmar que o Homem-Aranha que temos aqui estará mais uma vez em um processo de construção. Não me refiro à forma com a qual ele vai lidando com seus poderes, já que a versão de Tom Holland está na ativa com suas habilidades, mas sim à forma com a qual ele inicia a famosa “jornada do herói”. Temos um Peter bem mais jovem, que tenta provar seu valor como o Amigão da Vizinhança.


  A presença do Homem de Ferro aparenta ser o papel do herói veterano que se torna mentor do herói iniciante. Porém, é válido ressaltar que isso não quer dizer que a aparição de Tony Stark substituir o papel que o Tio Ben tem nas histórias do aracnídeo. De fã para fã, eu não acharia legal se a Marvel descartar a importância do personagem no novo filme. Não é necessário filmar mais uma sequência onde o tio de Peter seja morto por um criminoso, bastaria apenas que isso ficasse implícito na história, como uma cicatriz profunda na vida do Homem-Aranha. O papel de Ben Parker deveria continuar o mesmo padrão – de inspiração para o herói -, enquanto o Homem de Ferro ocuparia a posição de monitorar e auxiliar seu “aluno” quando necessário.


  Aqui, nosso Peter começa atuando em pequenas regiões onde ocorrem crimes como furto ou similares, e a cena em que ele enfrenta bandidos usando máscaras dos Vingadores reflete isso. Logo após isso, somos apresentados ao Abutre de Michael Keaton, que se mostra bem ameaçador. Ele será o principal antagonista do filme, e certamente um grande desafio para o Homem-Aranha, tendo em vista que nosso herói, apesar de há alguns meses atuando, ainda não tem em seu currículo nenhum supervilão desse porte. Quanto à fidelidade do Abutre, é algo bem questionável, mas não deixa de ser satisfatório. Para quem não sabe, o vilão é o alter-ego de Adrian Toomes, um inventor que nos quadrinhos já é um idoso. Ele já é veterano no mundo do crime e dava de cara com o Cabeça de Teia constantemente. A atuação de Michael Keaton não parece decepcionar. Na verdade, eu diria justamente o contrário, já que um certo “rejuvenescimento” para o Abutre não soa mal, tendo em vista a idade avançada em que ele se encontra nas HQs, algo que a Marvel dificilmente iria explorar nos filmes. Seu traje também merece destaque, sendo bem mais “mecânico” do que o usado por ele nas histórias originais.


   Algumas mudanças foram feitas, todas com o intuito de tornar a vida do novo Peter Parker cada vez mais parecida com a de um adolescente. Lembrando que estamos falando de um rapaz com um pouco mais de 15 anos que começou a lutar contra o crime recentemente. Há uma parte específica do trailer americano, onde ele se revela para seu amigo Need Leeds, em que Peter remove o uniforme de seu corpo apenas “dando um soco em seu peito”. Muitos se questionaram a respeito disso, pois bastaria que ele fosse atingido ali que estaria exposto para os criminosos, sendo uma situação até mesmo bizarra. A vida dele na escola, incluindo suas paixões e desafios, devem ganhar muito destaque neste filme.

Considerações Finais

Dessa forma, nossas primeiras expectativas são positivas, tendo em vista a qualidade de todo material divulgado até agora (incluo nisso informações, imagens e os trailers), e quando digo qualidade, não me refiro apenas a efeitos, mas sim a um conjunto que faz parecer que teremos um roteiro coerente com as histórias do herói. Esse tem cara de que terá muitas referências (haha). Agora, só aguardar até que novas informações sejam divulgadas, pois até agora o que temos aqui nos deixa otimistas com o futuro do Homem-Aranha no Universo Marvel Cinematográfico.



Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom! Comenta aí!



Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!