21/09/2016

Desmistificando o PS4 Pro - PSVictor


  Olá pessoas, tudo bem ? No dia 7 de setembro a Sony mostrou o PS4 slim (que já havia vazado) que vai ser exatamente a mesma coisa que o PS4 comum, mas com uma redução de consumo de energia; menos calor e menos ruído. Hoje eu trago esse post para basicamente "desmistificar" alguns dos burburinhos, fofocas e comentários que vêm rondando o mundo tecnológico da nerdice, e espero ajudar! Confiram! :D



 E finalmente a Sony apresentou o misterioso (e polêmico) "Playstation Neo", que na verdade se chama Playstation Pro. Uma coisa que deve ficar claro é que a Sony não soube muito bem como apresentá-lo, e muitas pessoas não entenderam muito bem o propósito ou até mesmo que TANTA diferença ele tem em comparação ao PS4 padrão.

   Mas antes de tudo tenham em mente algumas coisas: O PS4 Pro continua sendo um ps4, ele não terá nenhuma exclusividade e todos os jogos irão rodar normalmente em ambos os consoles. O PS4 Pro gira em torno do conceito de um produto premium; ele pega a ideia do PS4 e transforma isso numa experiência ainda melhor e mais robusta.  O mais importante é que ele já será lançado no dia 10 de novembro por $399 (o preço no Brasil ainda não foi divulgado)  e se apresenta como um produto totalmente opcional, você só compra se achar necessário.


  Eu não pretendo falar muito sobre o hardware, mas o mais importante é a GPU que agora se baseia na nova arquitetura Polaris da AMD e usa o msm chip gráfico da RX 480 ele teve um aumento de 2.3x mais potência, resultando em 4.2 teraflops (contra 1.8 do padrão); a CPU continua sendo a Jaguar, porém, agora ela vem com um clock de 2.1 GHz (contra 1.6 GHz do padrão); a memória continua sendo 8 GB GDDR5, mas agora ela tem uma banda de 218 GB/s (contra 178 GB/s do padrão).


Ele terá quatro objetivos principais, e são eles:




   Full HD: Todos os jogos irão rodar no mínimo em Full HD, com uma melhor fluidez e estabilidade. Os desenvolvedores também vão poder adicionar melhores configurações gráficas como melhores filtros AA, ambient occlusion, texturas e etc. Vai ser mais ou menos como fazer um upgrade no PC, em que antes você conseguia jogar tal jogo no "médio" e agora vai jogar esse mesmo jogo no "alto" e com mais estabilidade. Mas só lembrando, os desenvolvedores que vão escolher quais melhorias irão aplicar. Por exemplo: A Guerrilla games, que está desenvolvendo o Horizon Zero Down, disse que no PS4 Pro o jogo ainda vai rodar à 30 fps devido ao motor gráfico usado no jogo não suportar os 60 fps, mas eles vão direcionar o poder extra, em melhores filtros Anti-Aliasing (servem para tirar o serrilhado dos jogos). Já no caso de Rise of The Tomb Raider, o jogo vai ter 3 perfis de gráficos, nos dando mais opções.



4K: O PS4 Pro também vai dar suporte ao 4K. Primeiramente eu preciso dizer que alguns jogos, como o The Last of Us, vão rodar em 4k nativos, mas não são todos, porém não pode se dizer que é um simples upscale, pois é algo muito mais complexo do que simplesmente esticar a imagem original, já que além de usar uma técnica diferente e mais aprimorada de renderização, ele muito provavelmente vai usar resoluções acima de 1080p para fazer o upscale para 2160p (4K). Como indicou nos documentos vazados, em que a Sony sugeria a resolução de 1800p. Mas também tenham em mente que o PS4 Pro NÃO terá leitor de blu ray 4k, e ele tem sido alvo de várias críticas por conta disso, e eu concordo totalmente que ele deveria ter o leitor por conta da experiência premium que ele se propõe, por outro lado eu tenho certeza que isso faria com que ele custasse acima dos $399, que é um preço assustadoramente barato por tudo que ele oferece. Então nesse caso, eu acredito que isso não fará diferença pra tanta gente.



Alguns jornalistas que foram ao evento, relataram que a qualidade do 4k está realmente boa, e que mesmo se aproximando da TV, ainda não conseguiam perceber os pixels. Nos resta esperar pelo lançamento para recebermos o feedback do público.



Deixo esses dois vídeos (em inglês) que falam bem sobre o 4K no PS4 Pro:








HDR: O HDR é uma tecnologia relativamente antiga, mas que até pouco tempo não era bem explorada. Uma TV que tenha essa tecnologia, tem a capacidade de exibir um contraste e uma gama de cores muito maior que uma TV normal, com isso, melhorando bastante a experiência visual.  Também vale lembrar que desde o lançamento do update 4.0, todas as versões do PS4 já têm a função do HDR disponível.


VR: Devido as melhorias de hardware do PS4 Pro, ele também vai entregar uma melhor experiência com o Playstation VR que lança agora em outubro. Além de uma melhor fluidez (que é o mais importante no VR), ele vai te dar mais opções: se você vai preferir melhores gráficos no lugar de um melhor desempenho; menos serrilhado e etc.


- Considerações Finais:


  Tem muita gente na internet achando que ele será um produto totalmente focado no 4K (e isso é culpa da Sony, pela má apresentação), quando na verdade ele vai apresentar uma experiência MUITO melhor até pra que joga em Full HD e - pra mim - isso é de longe o mais importante. Portanto eu vos aconselho a esperarem as análises e comparações dos jogos saírem, para tomar uma decisão sobre continuar com o PS4 normal ou pra quem ainda não comprou, decidirem sobre qual comprar.



Este post lhe foi útil? Não deixe de comentar! Ajude os produtores de conteúdo do NerdSpeaking! <3



Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

\O/ NERD FAZ TEXTÃO!! \O/