06/07/2016

Wolfenstein e a evolução do FPS! - Joe


Hey pessoas, beleza? Aqui é o Joe, e hoje eu vim falar sobre um dos maiores fenômenos dos videogames em estilo FPS lá das antrolas... Sim nerds, hoje volto a falar sobre a grandiosa saga WOLFENSTEIN! Desta vez, sobre a evolução do FPS, graças a este título. Confiram!


   Se você acompanha o NerdSpeaking há bastante tempo, deve saber da existência de uma das sagas de posts mais longas e duradouras que tivemos aqui, que foi a saga Wolfenstein, e hoje vim falar sobre uma parte da história do mundo gamer de extrema importância para alguns de vocês que curtem um bom game FPS; A final, quem aqui já não jogou um bom Doom ou um Battlefield, Medal of Honor, Call of Duty...? Pois é, vocês sabiam que isso jamais teria acontecido se Wolfenstein não tivesse existido?


O primeiro jogo da Saga Wolfenstein foi lançado há 33 anos, pela Muse Software para o Apple II ainda no formato 2D, e de cara foi um jogo MUITO inovador. Foi pioneiro com as vozes digitalizadas e também criou o famoso modo stealth, que são os jogos onde você tem que se esconder, atirar, espionar, etc.
   O game ficou bastante conhecido, e graças ao bom resultado, lançou um novo game três anos depois com o título Beyond Castle Wolfenstein, ainda em 2D e bem similar ao primeiro, ainda assim fez com que a saga progredisse, lançando 8 anos depois o tão esperado Wolfenstein 3D!
Wolfenstein 3D é um game tão aclamado, que já acumulou alguns prêmios bem interessantes durante a sua existência, incluindo entrar na lista dos 100 melhores jogos de todos os tempos da IGN. E isso se deve graças a sua grande inovação nos games; O FPS! O game saiu de seu modo 2D de anos atrás e migrou para uma nova tecnologia (na época), que era o 3D, e isso deu muito certo. O game virou referência para as demais empresas e desenvolvedoras de jogos de tiro, fazendo que uma nova categoria fosse implantada no mercado, chamada First Player Shooter. Apesar de um game chamado Maze Wars ter sido lançado muito antes de Wolfenstein, ainda em 1974, Wolfentein é reconhecido como "Pai dos FPS", por ter alavancado todo o universo desse tipo de game para frente, com um acabamento muito mais limpo e liso, além de um plot bem interessante! De lá pra cá surgiram vários e diversos títulos como DOOM, Quake Arena, Medal of Honor, Call of Duty Battlefield e demais games de mesmo gênero bastante conhecidos e aclamados pelo mundo gamer, que ajudaram a perpetuar o "movimento FPS" para sempre.




   Por fim, utilizarei deste post para anunciar que a saga Wolfenstein será relançada aqui no NerdSpeaking, para aqueles que ainda não leram, e para que os que leram possam relembrar esses incríveis games! Fiquem ligados, que a partir das próximas semanas, nas segundas-feiras, entrarão os capítulos de WOLFENSTEIN! \o/



Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!




Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com


Joe: Joe é o fundador, diretor, organizador e 'âncora' do NerdSpeaking. É o cara que organiza o fluxo das postagens do blog, além de revisá-las antes de irem ao ar! Também é o editor e revisor dos conteúdos em áudio produzido pelo NS. Desde pequeno foi induzido a gostar do mundo clássico e contemporâneo do cinema, logo não tem dificuldades em assistir filmes ou jogar games "atemporais". Um amante do universo Sci-Fi, nunca perde a oportunidade de debater teorias fictícias, que tanto repercutem no cinema.  Multi-útil, escreve de tudo um pouco no blog, mas dedica-se um pouco mais especialmente na parte do cinema, TV e games.

palavras-chave: - Nerd - Mochileiro - Cinema - RPG - HQs - Áudio - Música - Café - blogueiro - editor - Séries - Games - Boardgames - Livros




Game preferido: Alien: Isolation
Livro preferido: Os Últimos dias de Krypton
Filme preferido: Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Série Predileta: Revolution
Twitter: @Joegrafia
Instagram: Joegrafia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!