06/09/2014

Games - Wolfenstein #3 Wolfenstein 3D - Por Joe!


Wolfenstein(ou só Wolf 3D) foi um dos grandes clássicos de jogos de computador no estilo Stealth FPS, que marcou e continua marcando as gerações, atravessando a linha temporal normal dos games.Wolfenstein 3D já acumulou alguns prêmios bem interessantes durante a sua existência incluindo entrar na lista dos 100 melhores jogos de todos os tempos da IGN. Mas por que Wolfenstein 3D é tão bom assim? Vamos descobrir! 






Ficha Técnica:
Nome: Wolfenstein 3D
Ano: (5/5)1992
Produtora: Id Software
Criador: XX
Plataforma(s): 3DO, Acorn Archimedes, Amiga 1200, Amiga OS 4, Apple II GS, DOS, Windows Mobile, SNES, Atari Jaguar, GBA, IOS, Playstation 3 , Xbox 360, Mac OS
Estilo de Jogo: Stealth, FPS, Action
Notas: XX
Jogabilidade:XX
Gráficos:XX
Dificuldade: XX



Desenvolvido pela Id Software, foi lançado em 1992 para o MD-OS, logo sendo convertido e exportado para as mais diversas plataformas, como o Atari Jaguar, SNES e o ilustre GBA. Wolfenstein vinha com a mesma ideia de jogo dos seus antecessores(Castle Wolfenstein e Return of Castle Wolfenstein) com um estilo de jogo de tiro e Stealth, mas agora sendo mais imersivo, mais realista , mais viciante, pois  agora era 3D!

Plot:
 O jogo conta uma história já conhecida; Um agente secreto, chamado Willian B.J. Blazkowicz é capturado e preso durante os acontecimentos da II Guerra Mundial, num castelo que nos soa bem familiar: O Castelo Wolfenstein.
 Para escapar da prisão, será necessário que você mate os guardas e os demais obstáculos que lhe impedem de passar a fase.Como fazer isso? bem, o game tem um sistema de objetivos, divididos em primários e secundários. Um objetivo primário pode ser, por exemplo, coletar informações sigilosas dos Nazis ou destruir projetos de guerras químicas. Um secundário pode ser qualquer coisa que não esteja preciso ou que seja preciso que você tenha, mas que se você tiver, ajuda bastante, como encontrar salas secretas com munição e armas dentro!Além disso tudo, há um grande problema no game: Como já não bastasse toda a dificuldade que temos no game, como matar chefões, guardas, cachorros e outras loucuras, nós não podemos nos perder nos terríveis labirintos do castelo, que são dos mais confusos e tortuosos caminhos.

A jogabilidade:


No jogo, da visão de Blazkowicz,você vai enfrentar diversos níveis em forma de labirinto para que depois da matança e coleta de itens, você possa passar para outro nível, encontrando no final de cada estágio, um elevador que o conduzirá para a próxima missão.Como já foi dito antes( e obviamente no título) Wolfenstein agora é 3D, logo não será mais aquela velha imagem vista de cima estilo 8-bit. Agora, veremos o game em 1° pessoa, originando assim, o estilo FPS. Sim pessoas, reza a lenda que Wolfenstein 3D é o pai dos jogos FPS. Dizem que foi aquele que deu início a tudo o que temos hoje.


Veja agora algumas curiosidades do jogo:

-Wolfenstein tem o título de Avô dos jogos de tiro em 3D
-Wolfenstein 3D moveu o mercado de FPS mundial
- Por causa dos símbolos nazistas e o tema de Wolfenstein(  Horst Wessel-Lied- ), o jogo deixou de ser vendido na Alemanha , mesmo que colocando os Nazis como inimigos.
- A versão de Wolfenstein 3D de SNES é bastante editada.Todas as referências aos nazistas  foram removidas, Hitler, um dos chefões, perdeu o bigode na versão do SNES e trocou de nome.  O sangue foi substituído por suor, amenizando a violência do jogo.
- Na versão de SNES Alemã, o sangue inimigo é verde, e os Cães de caça foram substituídos por ratos mutantes gigantes.
-Está entre os 100 melhores jogos de todos os tempos da IGN(2003 e 2007)
-Em certas paredes dos corredores do labirinto, tem uma sala secreta, onde você 
pode encontrar vida, comida, armas e munição.






Guard(Guarda):

Dentre todos os inimigos do W3D, são os mais comuns. Tem HP baixo e são lentos, mas muitas vezes se escondem em pontos estratégicos para que consigam lhe atacar. Portam consigo uma pistola, e quando morrem, dropam um pente com quatro balas.







SS - Schutzstaffel( Guarda de Elite) 

São os poderosos homens de uniforme azul. Eles são mais altos do que os guardas e obviamente mais fortes.  Enquanto um guarda normal leva 4 balas e morre, este leva em média 5-7 para morrer. São mais ágeis, espertos e resistentes. Portam consigo uma metralhadora, que causa mais danos, dependendo da rajada de tiros que ele dê. Quando morrem, dropam uma metralhadora com seis balas.Caso você já porte uma metralhadora, ele só dropará um pente com balas.





Dog(cão)

Estes são pastores Alemães(obviamente), cujo único golpe é morder. É um inimigo fraco, porém se em grupo, pode trazer problemas para o player. Os cães só tem um lifepoint, logo, qualquer arma, incluindo a faca é letal para eles.





Officer(Oficial) 

São inimigos semelhantes aos guardas. A única diferença é sua velocidade. São muito mais ágeis do que os guardas, logo são oponentes mais difíceis de serem combatidos. Portam consigo uma pistola, e quando morrem, dropam um pente com 4 balas.






Mutant(Zumbi)

São super-soldados mortos vivos criados pelo doutor Schabbs,que queria que estes mutantes lutassem ao lado dos nazis, mas algo deu errado, e eles lutam contra tudo e todos. São encontrados nos mesmos lugares onde um guarda ficaria, mas algumas vezes, são encontrados em quartos onde tem um Nazi morto, indicando que não são assim tão domésticos. Eles carregam em si uma pistola. A grande diferença entre ele e um guarda, é que ele é sorrateiro, não faz nenhum barulho, a não ser, é claro, na hora da morte. Podem disparar instantaneamente e com mais frequência do que um guarda ou um officer.Quando morrem, dropam 4 balas em um pente.


Fake Hitler(Hitler falso)

São personagens que foram feitos para se parecerem com o Hitler e aparecem apenas no fim do 3° episódio de W3D. Se vestindo de roupão, é feito unicamente para a proteção de Hitler e se em comparação com os outros inimigos, pode ser considerado um sub-chefe.






Mutant Rats(Ratos mutantes)

Os ratos mutantes são basicamente iguais aos cachorros, mas só existem na versão SNES. Eles são colocados no lugar dos cães por causa da sensura que foi imposta ao Wolf 3D para o Super Nintendo.



Outras Fotos Wolf3D
















Wolfenstein, foi um jogo cativante e vicioso pela sua simples e rápida jogabilidade, que fazia com que qualquer um pudesse joga-lo. Além disso, o game era extremamente inovador, com seus gráficos pixelados em primeira pessoa.Era a fabulosa mistura de todos estes pontos que fazia com que Wolfenstein, de forma geral se destacasse. Um jogo que veio para revolucionar a indústria dos games, fazendo dela oque é hoje. Atualmente, Wolfenstein tem 22 anos, e seu legado continuou neste mesmo ano, com o lançamento do Wolfenstein The new Order, mas isto é outra história.Nós recomendamos muito Wolf 3D para aqueles que gostam da boa e velha história, pois esta é muito boa. Joegrafia.

Bem pessoas, nossa postagem termina por aqui, se gostou, achou que faltou algo, ou qualquer coisa, deixe-nos saber! Envie seu feedback.
Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!


Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!