18/11/2019

INVOCAÇÃO DO MAL | zona do medo - João F.


   Fala, meu povo! Esse filme eu tenho certeza que muitos de vocês conhecem, mas nem todos já o assistiram. O que ninguém imaginava, lá em 2013, era que esse filme de terror sobrenatural fosse gerar uma espécie de universo compartilhado de histórias, algo que tem sido extremamente lucrativo. Chegou a hora de indicar para vocês o  clássico moderno: INVOCAÇÃO DO MAL.



   The conjuring é uma produção estadunidense lançada em 2013 escrita e dirigida por James Wan, que na época era conhecido como o criador da franquia Jogos Mortais, mas que hoje já conhecemos por outros filmes como o recente Aquaman, do Universo Estendido da DC. O Sr. Wan também dá oportunidades para diretores iniciantes no gênero terror, permitindo que eles comandem alguns projetos do seu "Universo Conjuring", como os recentes Anabelle 3 e A maldição da chorona. Enfim, ele como diretor é uma outra vibe, trabalhando em sua melhor forma, e Invocação do mal é a maior prova disso. 

   Aposto que você já sabe do que o filme trata, abordando uma família que é assombrada por fantasmas em sua nova residência, no início da década de 1970, e contratam o casal de demonologos (especialistas em capirotos) Ed e Lorraine Warren para resolver o caso, que será um verdadeiro pesadelo para todos os envolvidos. A história é baseada em um caso real ocorrido em Harrisville, e todos os personagens principais (os Warren e a Família Perron) existiram de verdade, o que torna tudo ainda mais tenso. Ainda que o filme tome diversas liberdades poéticas com a verdadeira história, criando situações originais para provocar medo no espectador, ele cumpre sua missão com honra: fazer a gente suar frio e roer as unhas! 


   O filme se tornou um sucesso por dar exatamente o que o público atual quer: sustos muito bem elaborados (os jumpscares). Para mim, isso é um recurso que precisa ser usado com cuidado, servindo como mero completamento para um filme de terror, auxiliando na construção da tensão em cena. O problema é que alguns filmes investem suas forças totalmente nesse recurso, que acaba ficando apelativo. Felizmente, não é o caso do primeiro Invocação do Mal!


   Todos os personagens do filme são bem explorados, desde o casal Perron, suas cinco filhas até os Warren. Ainda que seja um filme com uma história tenebrosa e a sensação de perigo eminente, conseguimos nos identificar e ter empatia com aquela família que sofre com a presença sobrenatural. As filhas Perron passam por maus bocados, sendo difícil dizer qual delas protagoniza a cena mais tensa. Ainda que Ed e Lorraine Warren (interpretados respectivamente por Patrick Wilson e Vera Farmiga) estejam na função de protagonistas e sendo retratados como os responsáveis por proteger a família Perron, isso não impede o roteiro de colocar o casal em situações que testam a sua sanidade, visto que eles também passam por maus bocados e são obrigados a enfrentar seus próprios demônios. A participação dos Warren na história verdadeira não foi exatamente conforme a ilustrada no filme, visto que a presença deles na casa piorou os fenômenos sobrenaturais, o que fez com que o verdadeiro Roger Perron os expulsassem da sua propriedade. Porém, em aspectos cinematográficos (e hollywoodianos, evidentemente), isso serve apenas como curiosidade, por que o filme é excelente, e se ignoramos a história real, ele ainda mete medo!

   Algo que também merece destaque é a trilha sonora e a mixagem de som, colaborando perfeitamente com os momentos de tensão. A câmera do James Wan também é um outro acerto, nos conduzindo por toda aquela casa, que pode ser entendida como mais um personagem, sendo uma espécie de receptáculo. 


Considerações finais


   Hoje em dia, falar de horror sem mencionar Invocação do mal é um grande erro, pois ainda que o subgênero 'casa assombrada' não faça o seu tipo, esse filme merece uma conferida e nossa reverência, por conseguir meter medo na medida certa, sem ser apelativo. Isso, infelizmente, está cada vez mais difícil de se encontrar nos filmes de terror hoje em dia - e isso inclui alguns exemplares do "Universo Conjuring". Porém, Invocação do Mal com certeza é um filme que merece nosso respeito! Viva o terror!

http://nerdspeaking.blogspot.com.br/search/label/Jo%C3%A3o%20F.

Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!

http://nerdspeaking.blogspot.com.br/p/quem-somos_22.html

Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!