17/07/2019

Canais do Youtube para quem é apaixonado por ciência! - Mallu


   Youtube tem sido uma ferramenta muito eficaz para divulgação e propaganda científica, onde muitos produtores de conteúdo têm surgido para compartilhar seu conhecimento acadêmico e de pesquisa com o público leigo. Eu, particularmente, sou consumidora assídua desse tipo de conteúdo - me ajuda bastante com meus textos - e já que essa é a semana do Dia Nacional da Ciência, trouxe aqui 5 indicações de canais científicos!





Vsauce



   Vsauce é um canal gringo que aborda diversos assuntos como ciências, filosofia, cultura e ilusão. Seu anfitrião, Michael Stevens, consegue trazer uma abordagem tão ampla e holística que assuntos que você nunca imaginou estarem relacionados acabam entrando para o debate. O ritmo rápido de Michael é acompanhado de perguntas que ele faz e tenta responder ao longo do vídeo. É de longe um dos mais hipnóticos canais pra quem gosta e conteúdo instigante e denso.






Ciência Todo Dia




  Ciência Todo Dia é um canal Brasileiro apresentado pelo estudante de física Pedro Loos. Cheio de experiências científicas, o canal tem uma linguagem super acessível e intrigante. Perguntas como: o que aconteceria se você caísse em um buraco negro? São o ponto de partida para o desenvolvimento de diversos assuntos da física. Apesar de pequeno, o canal está sempre inovando no formato de seus vídeos. Vale a pena conferir.




Kurzgesagt - 'In a Nutshell'



Kurzgesagt – In a Nutshell (ou 'Em uma casca de noz') é um canal do YouTube feito pelo estúdio de design em Munique, Kurzgesagt. O canal foca em produzir conteúdo educacional em animação. O canal consegue trabalhar com assuntos complexos de forma bem lúdica - graças às animações. Apesar de ser um canal alemão, os vídeos são em inglês e tem duração de 5 e 10 minutos, ou seja, você assiste vários sem nem sentir.





Nerdologia



   Esse é o canal mais famosão de ciência no Brasil - principalmente porque muitos dos temas do vídeo são sobre cultura nerd. Apresentado pelo Átila, biólogo e pesquisador, o canal cresceu como uma extensão do blog Jovem Nerd criado em 2002, fazendo sucesso tão grande entre o público que já consumia o Nerdcast, JovemNerd e afins quanto os que ainda não conhecia o trabalho dessa galera. A proposta do canal é bastante didática visto que busca alcançar um público mais jovem e consumidor de mídia pop/geek. Se você faz parte desse público vale a pena dar uma conferida!





Numberphile


   Esse canal gringo é sobre - pasmem - matemática! Já sei o que você está pensando: “Por que eu iria assistir vídeos sobre ma te má ti ca?'’, Mas confiem em mim, vale muito a pena. Mesmo que você não seja bom em matemática, esse canal consegue explicar conceitos complexos de uma maneira divertida para facilitar sua compreensão. Criado pelo documentarista Brady Haran, o Numberphile conta com uma equipe extensa de apresentadores matemáticos, cientistas da computação entre outros acadêmicos. Tenho certeza que você vai achar um preferido. Esse é o tipo de canal que faz sua mente explodir.






Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!

http://nerdspeaking.blogspot.com.br/p/quem-somos_22.html

Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!