20/08/2018

Do Arcade ao FPS | LEFT 4 DEAD - Joe


   Um dos melhores momentos da semana é sem dúvidas aquela breve pausa que fazemos (ou tentamos fazer!) para desestressar e relaxar, jogando um bom jogo de celular, PC ou console. Hoje viemos indicar o grande nome entre os games shooter de zumbis dos últimos anos - LEFT 4 DEAD!



   Muito interessante como o mundo dos games DE FATO dá voltas. Pouquíssimo tempo atrás, nos mundos do mobile e console, prezava-se muito por gráficos incríveis, grandes cutscenes, e configurações que levassem as propriedades gráficas e técnicas do celular ao limite - Muito disso provocado pela chegada dos consoles da 8ª geração.


   Mas no momento atual, alguns anos depois de ser dada a largada para a 8ª geração, parece que os gráficos têm perdido a prioridade aos olhos dos gamers, dando espaço para um estilo já conhecido e muito bem consolidado durante toda uma cultura de jogos, especialmente lá atrás, nos classudos; OS ARCADE GAMES estão de volta!


  Calma! Não foram as máquinas gigantes dos fliperamas dos anos 90 que voltaram, mas sim aquele estilo de jogo de coleta de pontos, de contagem de kill streak, de records a serem batidos e rankings locais e mundiais, que parecem brotar cada vez mais dentro de consoles de mesa, PCs e mobiles. É só dar uma olhada nos indies que têm saído para PS4 ou X-One, os mais baixados para celular ou mesmo esses games de FPS Free-for-All que têm feito tanto sucesso para o PC, como Fortnite, Free Fire, PUBG, etc.

   Pensando nisso, lembrei de um First Player Shooter que fez muito sucesso no final de 2008, que já combinava bastante esse estilo de game menos focado em storytelling e muito mais interessado em trazer uma boa mistura entre o arcade e o FPS comum: LEFT 4 DEAD.


OS DOIS GAMES DA FRANQUIA DA VALVE
   Left 4 Dead é o ARCADE FPS de matar zumbi que deu certo, sem precisar se complicar explicando uma história muitas vezes desnecessária para o estilo de jogo que se pede - rápido e prático, curto e grosso. Não é necessário um plot, ele só te dá um motivo para matar zumbis desenfreadamente, com recursos que são coletados e utilizados a qualquer momento, durante a sua gameplay frenética.

É SIMPLES; UM ARCADE SHOOTER BEM SANGRENTO.


   Left 4 Dead é facilmente um dos jogos que mais passei tempo jogando, e apesar de poucas fases originais (fora os mods criados pela incrível comunidade que o game costumava ter), o interessante sempre era subir a dificuldade do jogo até o level mais difícil e ver quanto tempo você dura e claro, a contagem de zumbis que você 'mata'! Os jumpscares, as hordas implacáveis e velozes que o game manda aleatoriamente  e toda uma soundtrack pensada para aumentar ainda mais a tensão do game só somam para a grande injeção de adrenalina que é Left 4 Dead!

ALÉM DOS ZUMBIS COMUNS, O PLAYER PRECISA ENFRENTAR INFECTADOS ESPECIAIS!

   Apesar de já fazer um tempo que a franquia foi lançada (10 anos!! WOW!), o game parece ter envelhecido bem, sendo ainda a grande referência nesse estilo de jogo arcade shooter, fugindo muito ao padrão de games que tentam mesclar o tema 'zumbi' com FPS e Arcade, como por exemplo a franquia Dead Island, Dead Trigger (quase uma cópia completa de L4D) ou Dead Rising. Lembro que SIM, é um FPS comum, no mesmo estilo de tantos outros que conhecemos. A diferença aqui é que no fim da partida podemos ver nossos dados, quantos zumbis 'matamos', medkits usamos e, enfim! Todo o ranking de um bom arcade.

PARA OS MAIS NERDS, L4D TEM ATÉ ALGUMAS POUCAS HQS MUITO BOAS!

   O shooter da Valve vai além do combate aos zumbis; nos modos MUTATION e VERSUS (online) o player pode encarnar na pele dos zumbis e combater os sobreviventes! Basicamente tomamos forma dos zumbis alterados e caçamos os jogadores, numa partida divertidíssima e tensa de 'polícia e ladrão'!


   Left 4 Dead se destaca pelo carisma investido em seus personagens, frases feitas, efeitos sonoros, e claro, a sua gameplay viciante que nos faz querer sempre voltar ao jogo para tentar fazer melhores scores e jogatinas mais duradouras. Do arcade ao FPS, Left 4 Dead garante horas de diversão solo ou co-op. O NerdSpeaking Indica!!




Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!

http://nerdspeaking.blogspot.com.br/p/quem-somos_22.html

Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!