02/07/2018

Zona do Medo | ANIVERSÁRIO MACABRO - João F.


   Fala, meu povo! No episódio de hoje faremos uma homenagem ao mestre do terror, Wes Craven, falecido há quase três anos. Craven deixou um importantíssimo legado para o gênero, através de seus trabalhos mais conhecidos, A Hora do Pesadelo e Pânico. Porém, hoje falaremos de seu primeiro longa metragem: The Last House on The left, ou Aniversário Macabro, como ficou conhecido aqui no Brasil.



   Lançado em 1972, Aniversário Macabro foi um dos primeiros filmes de terror a chocar tanto as plateias no cinema, semelhante ao impacto que O Massacre da Serra elétrica iria causar, dois anos depois. O produtor de The Last House on The left é o Sean S. Cunningham - o criador de Sexta-feira 13. Acontece que nos anos 1970, filmes de terror com histórias de assassinato eram encarados por boa parte da sociedade praticamente como frutos de atividades criminais. Dessa forma, Craven mostrou ser muito corajoso ao comandar Aniversário Macabro, que deu o que falar na época.

G1.com
   A história é simples: Duas jovens estão a caminho de um show, em comemoração ao aniversário de uma delas, - Mary Collingwood - mas decidem parar no caminho para comprar drogas em uma periferia. Elas acabam sendo enganadas por quatro fugitivos da polícia que, comandados pelo maligno Krug (David Hess), estupram as garotas, antes de matá-las com requintes de crueldade. Por ironia do destino, sem saber, o quarteto acaba indo pedir abrigo na casa da família da aniversariante, (‘A última casa à esquerda’, daí o título original) após o carro em que eles estavam ser danificado. O que os criminosos não sabem é que a família Collingwood está preparando uma bela surpresa para eles.

gratis-vorlagen.info
    Na primeira vez que eu vi Aniversário Macabro, achei ele um filme 'legalzinho’, não achava que era grande coisa, e só vim encarar essa obra com outros olhos um tempo depois, ao perceber sua importância para o gênero. Apesar de sua temática forte, esse filme tem uns problemas bem cabulosos, como a presença do humor pastelão alternando com as cenas mais tensas. Isso aconteceu recentemente, com o brilhante Corra!, do Jordan Peele, mas aqui a coisa é muito mais forçada do que você imagina, com dois policiais atrapalhados investigando o desaparecimento das duas jovens. Só um desabafo: Tem cenas dignas das 'Videocassetadas’ do Faustão!

 
josephrubas.com
   Se você é fã de horror, não desanime, por que as cenas de tortura são bem tensas, não só por conta dos efeitos práticos, que são muito bem feitos, se considerarmos a idade do filme, mas também o amadorismo do elenco. As atuações são, em sua maioria, caricatas, mas todo esse estilo modesto do diretor e da equipe técnica dá a Aniversário Macabro um ar ainda mais tenso, dando a sensação de que toda aquela barbaridade está acontecendo de verdade diante das câmeras. Para mim, pior ainda é a violência psicológica presente, visto que as jovens passam por muitas humilhações nas mãos dos algozes.


spooool.ie

   Para gostar de The Last House on The left, é preciso estar familiarizado com filmes antigos ou ser muito fã de horror, pois quem está acostumado com filmes como 'Jogos Mortais’, 'O Albergue’ e cia pode achar o longa metragem de estreia de Craven um pouco chato. Eu até compreendo isso, por que a versão do filme que chegou aqui no Brasil recebeu muitos cortes, por conta da violência extrema. É possível ver essas cenas no blu-ray lançado na terra do Tio Sam, nos extras do filme. Mesmo que as cenas mais pesadas tenham sido cortadas, o filme continua cruel e pesado.

steelstacks.org

- Considerações Finais:


   Como vocês já perceberam, Aniversário Macabro não é um filme perfeito, pois possui problemas de edição, iluminação e atuações não tão convincentes, mas precisamos levar em conta a criatividade de Wes Craven, que desafiou os padrões da época e entregou um filme tenso, revoltante e, por que não, eficiente. Esse filme ganhou um remake, em 2009, produzido pelo próprio Craven, sendo lançado aqui no Brasil com o título 'A última Casa’. Para quem é fã de horror, assistir à versão original de The Last House on The left é obrigatório! E, para evitar ficar surpreso, lembre-se e repita: It’s only a movie! (É apenas um filme!) 


http://nerdspeaking.blogspot.com.br/search/label/Jo%C3%A3o%20F.

Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!

http://nerdspeaking.blogspot.com.br/p/quem-somos_22.html

Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!