15/02/2017

Sessão Nostalgia: Calvin e Haroldo! - João Ferreira


 Fala, meu povo! Sabe quando você era criança e pegava o jornal apenas para ler as tirinhas? Então se prepara por que essa aqui é nostálgica! Você lembra daqueles quadrinhos do Calvin e seu tigre Haroldo? Se não pegou a época em que as histórias dele eram publicadas no jornal, deve ter aberto algum livro de Língua portuguesa e ter encontrado algumas tirinhas do personagem. Ah, agora lembrou? Esse ‘Sessão Nostalgia’ é dedicado a todos que assim como eu, leram bastante as histórias em quadrinhos de Calvin e Haroldo! 


  Para quem não lembra ou nunca ouviu falar deles, Calvin e Haroldo (Calvin and Hobbes, em inglês) é uma série de tirinhas que foi criada por Bill Watterson, que também ilustra seus personagens inesquecíveis. Começou a ser publicada em 1985 em milhares de jornais do mundo inteiro, tendo seu fim em 1995. Porém, até hoje, as tirinhas são lidas por muitos, sendo uma das mais especiais que já existiram, podendo ser comparada com as histórias de personagens como Mafalda

   Calvin é um menino de seis anos de idade com uma imaginação muito fértil, tendo como companheiro Haroldo, um tigre de pelúcia que, para ele, está mais vivo do que nunca. Juntos, os dois aprontam muitas confusões, bem como aprendem lições inspiradoras. O melhor de tudo nas histórias é a visão de mundo do ponto de vista de uma criança, incluindo críticas sociais e políticas. Trata-se de uma série de tirinhas bem engraçada, mas ao mesmo tempo comovente, deixando muitos leitores felizes e emocionados ao lerem as histórias.
  

   Calvin mora com seus pais, um casal típico da classe média, e seus nomes nunca são mencionados na série. O pai é bem sarcástico; já a mãe, mais séria. Os dois estão quase sempre discutindo a respeito do modo de viver do filho e suas loucuras. Além deles, tem a professora Dona Hermengarda (Miss Wormwood. em inglês), uma professora autoritária que desperta a imaginação de Calvin, que várias vezes algum monstro no lugar dela, fazendo com que nosso protagonista tente escapar da aula. 


    As tirinhas são feitas para rir, pensar e se emocionar, tendo em vista que Calvin e Haroldo são um dos personagens mais amados de quadrinhos. Em muitas ocasiões, o menino faz de seus discursos manifestações referentes à situações sociais (usando isso para benefício próprio, claro), ou simplesmente  solta ironias/gracinhas e geralmente ele termina sendo mandado para a diretoria ou ficando de castigo, como nesta tirinha abaixo: 


  Se você ainda não conhece esses personagens, então essa é a oportunidade perfeita para ler suas histórias, que podem ser encontradas até mesmo pela internet, mas também em livros escolares de gramática, onde as tirinhas são muito usadas para interpretação. Inclusive, existem vários livros ilustrados com centenas de tirinhas dos personagens, e eles podem ser encontrados em várias livrarias do Brasil inteiro. São dois personagens realmente adoráveis, sua química é algo incomum, e ocupam uma vaga em nossos corações. <3




Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!


Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com





Um comentário:

O que você acha? Comenta aí!