09/09/2016

Sessão Nostalgia: Excalibur! - Heverton


Baseado no romance Arturiano do século 15 A Morte de Artur de Thomas Malory, Excalibur é um filme de 1981 e tem direção de John Boorman, que também dirigiu O Exorcista II e O Herege. Hoje eu trouxe uma análise dessa grande obra do passado para somar ao Sessão Nostalgia! Confere aí.


Antes de começar a sua leitura, CLIQUE AQUI e ouça a nossa indicação musical! :)

Apesar da história que todos já estão careca de saber sobre o Rei Arthur, Os Cavaleiros da Távola Redonda, Lancelot, Merlin, Morgana e da rainha Guinevere, aqui quem protagoniza o filme é a Espada. Boorman queria contar a história da espada e não dos personagens, por isso usou atores que na época eram desconhecidos. E embora aconteça tudo muito rápido, o resultado ficou ótimo. O filme tem um visual arrebatador, o maior destaque é a belíssima fotografia dando aquele tom sombrio e ao mesmo tempo encantador a obra. O “verde” sempre predominando no filme, que acaba deixando tudo mais bonito. Outro destaque é a bela trilha sonora de Trevor Jones (Clique aqui para ouvir!), que combina de uma forma perfeita com as cenas, e toda a história passada no filme.

A princípio o diretor queria filmar O Senhor dos Anéis. Ele até fez um esboço de como seria adaptado o filme, e até levou a sua ideia ao próprio Tolkien. Porém o custo da produção sairia muito alto e o estúdio acabou recusando a ideia. Mas alguns elementos e temas que seria usado no filme, podem ser vistos em Excalibur.

Uma curiosidade peculiar, é que estranhamente os atores passam quase todo o filme vestidos com a armadura. Nas batalhas, nas festas e até na hora do sexo. Além disso são super polidas e reluzentes, que há momentos onde é possível ver equipamentos ou a produção no reflexo.


As armaduras eram de alumínio e feitas a mão pelo armeiro britânico Terry English. Ele pode ser visto no filme durante uma cena quando Arthur vai atrás da espada do irmão e passa pela tenda do armeiro, que chega dar uma olhada rápida para Arthur.


Em algumas cenas é possível ver uma luz verde refletindo na espada, e as vezes nas armaduras. O diretor queria dar um tom místico nas cenas a onde a espada aparece por isso usou esse efeito.


Para o azar do diretor, choveu praticamente todos os dias em que havia filmagens, fazendo com que a maior parte do filme fosse rodado em uma luz opaca.
Há uma cena no filme onde um corvo come o olho de um corpo pendurado em uma árvore. O cinegrafista esperou com a câmera ligada vários dias, até conseguir pegar essa cena.
Excalibur se destaca por ser um filme de fantasia verdadeiramente adulto. Primeiro, ele apresenta um adultério e não um, mas dois estupros assistidos, um dos quais é incestuoso. Em segundo lugar, investiga a metafísica, quando os Cavaleiros da Távola Redonda vão em busca do “Santo Graal”. Excalibur é considero um dos filmes mais fiéis baseado na obra de Thomas Malory. É escuro, esperançoso, sério, aventureiro e até engraçado às vezes.
O Filme saiu em 1981 e foi subestimado nos cinemas. Tendo no seu elenco; Jean-Luc Picard (quero dizer, Patrick Stewart), Liam Neeson, Nicol Williamson, Helen Mirren, Nigel Terry, Gabriel Byrne e muitos outros nomes. Vale muito a pena assisti-lo, ainda que seja um tanto antigo e até "passado". O NerdSpeaking recomenda! \o/ 


Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!


Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!