26/08/2016

NS INDICA ANIMES: Shougeki no Soma! - Joe


   Hey pessoas! Hoje o NerdSpeaking traz a sua PRIMEIRÍSSIMA INDICAÇÃO DE ANIMES! Isso mesmo nerds, respondendo pedidos de alguns de vocês, tentaremos começar a trazer o nosso mais novo quadro, o NS INDICA ANIMES com uma certa frequência... E pra começar direito, hoje teremos Shokugeki no Soma - Um anime que traz comidas deliciosas e bastante tensão, tudo de uma vez só!


      Dirigido por Yoshitomo Yonetani, escrito por Shogo Yasukawa e lançado pelo estúdio J.C Staff, Shokugeki no Soma é um anime (adaptado de um mangá) voltado para a culinária, misturando o mundo fictício de Soma (personagem principal) e as batalhas ferozes no nível Master Chef com receitas reais utilizadas nas cozinhas mais caras dos restaurantes mais caros do mundo gourmet da culinária! Eis o plot:

   Shokugeki no Soma conta a história de um garoto chamado Soma Yukihira que trabalha no restaurante de sua família justamente com o seu pai como chef culinário, aprendendo com ele novas técnicas e receitas para aprimorar as suas habilidades e alimentar o seu sonho de um dia se tornar um chef superior ao seu pai. Esse se torna o objetivo principal de vida de Soma! Ele começa a desenvolver receitas malucas que podem resultar em algo bombástico e vai treinando bastante todos os dias para cada vez tentar crescer em conhecimentos... Mas um dia o senhor Yukihira, pai de Soma, é convidado para virar chef em um restaurante mundialmente conhecido, e aceita esse convite, tendo de fechar temporariamente (ou não) o seu restaurante.

   Soma, devastado, é ainda mandado para uma escola de elite culinária mundialmente reconhecida pela sua dificuldade de término de curso, onde apenas cerca de 10% dos alunos são aprovados e todos os outros 90% são reprovados e tem suas carreiras destroçadas pelas críticas especializada dos professores desta escola. Ele então embarca nessa nova fase de sua vida, que será o que o definirá como o grande chef... Ou o grande fracasso.
   Então Food Wars, em resumo, é basicamente isso; Uma escola de culinária japonesa onde ocorrem batalhas cujos resultados definem o seu level de 'mastercheferismo'. Um ponto bastante curioso do anime é a degustação dos pratos, que é levada ao extremo! Mas quando digo o extremo, quero dizer extremo no level semi-pornográfico, uma vez que quando o alimento em questão é excepcionalmente delicioso, os personagens que a degustam tem LITERALMENTE um orgasmo! É o verdadeiro foodporn!


   Pode parecer estranho, e na verdade a primeira cena que em que somos introduzidos a esta peculiaridade somos pegos de surpresa, porque você jamais vai imaginar que a comida pode ser tão saborosa a ponto de lhe levar à este ápice... Confesso que depois de algum tempo esse apelo sexual se torna cansativo e bem desnecessário, pois começa a se repetir a cada episódio e a cada receita que é feita, mas só incomoda, não atrapalha.


   A trama ainda traz outro ponto muito interessante: Os combates culinários! Esqueça tudo o que você sabe sobre os duelos em animes, ainda que sejam as batalha épicas de Dragon Ball ou um embate mais técnico como os de Yu-Gi-Oh! Esse aqui é outro nível! As batalhas são narradas no passo-a-passo, desde os ingredientes do prato até a forma em que ele deve ser assado. Mas eles não vão falando normalmente, como se estivéssemos assistindo um Master Chef BR ou a Ana Maria Braga; Toda a narrativa se torna tensa, devido a incrível soundtrack que esta obra carrega; O clima pesado de um torneio misturado com toda a torcida que damos ao nosso cozinheiro preferido (no meu caso, o Soma) e toda a possibilidade de a qualquer erro ser desclassificado... Isso é o que deixa todo o plot mais grudado, como um delicioso Fondue!



 O interessante, é que as receitas de fato existem, e é bacana pensar que houve todo um estudo das receitas que nos são apresentadas no decorrer da trama. E não só nos ensinando sobre os pratos, mas nos dando a explicação química, biológica e matemática do prato e do seu funcionamento. Meio que sem querer, acabamos aprendendo bastante de culinária assistindo só um anime (Isso vai para aqueles que acha que entretenimento não ensina! xD), é quase um Master Chef aprimorado! ^^

- Considerações Finais:

   Shokugeki no Soma é um anime surpreendentemente bom, especialmente por causa de seu conteúdo que faz essa bela mistura entre o real e o fictício. Como sempre gosto de lembrar, comidas e alimentos em animes são sempre muito vistosos e muito bonitos! Vejam por exemplo aquela clássica cena de A Viagem de Chihiro, quando os pais dela se tornam porcos; Aquele é um verdadeiro banquete, bonito de se ver! No Food Wars teremos personagens carismáticos (e muito bem desenvolvidos), uma OST no mínimo envolvente, que te fará suar frio enquanto os pratos estão sendo preparados, duelos no maior estilo Yu-Gi-Oh e, pelo menos para mim, os melhores pontos da série; Um anime contínuo que ainda tem apenas uma temporada, com 18 episódios, que são bastante curtos! São mais rápidos que preparar um cupnoodles, mas tão saborosos quanto. ^^
Shokugeki no Soma é o anime perfeito para quem curte uma boa mistura de aventura de superação com uma pitada de romance (e uns 3 copos de apelo sexual)! Mais um dos grandes exemplos de que um plot simples, mas bem desenvolvido pode sim trazer à vida uma grande obra! O NS recomenda!


Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!


Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!