15/07/2016

Filmes sobre O Dia da Marmota! - Heverton


Hoje trago para vocês uma lista...Uma pequena lista na verdade, onde os filmes aqui apresentados deixarão todos preso em um looping temporal. E vocês não vão conseguir parar de assistir, vão assistir uma vez, e depois de novo, e de novo, e de novo...Enfim! Confiram. xD


Viajar no tempo para mudar ou revisitar o passado, ou conhecer o futuro, sempre foi o sonho da humanidade. Em 1888, H.G. Wells escreveu um conto sobre viagem no tempo chamado: The Chronic Argonauts. Esse conto precedeu 7 anos, o seu mais famoso livro sobre viagem no tempo, A Máquina do Tempo.

No cinema, o primeiro filme notável do gênero foi Na Corte do Rei Artur, baseado no romance homônimo de Mark Twain. Porém o primeiro filme sobre viagem no tempo que teve uma grande atenção, foi o clássico de 1960, A Máquina do tempo, sim esse é adaptado do famigerado livro do H.G. Wells, e chegou até a ganhar um Oscar de melhores efeitos visuais, isso na época, hoje em dia ta muito datado.


Anos mais tarde, especificamente falando nos anos 80, surgiram os dois mais famosos filmes sobre viagem no tempo, O Exterminador do Futuro e De Volta para o Futuro. Desde então, filmes sobre viagem no tempo tornaram-se o subgênero mais amado do gênero sci-fi. Esta tendência se torna mais evidente no século 21. E nos últimos anos vimos o gênero ser explorado nos cinemas de forma cada vez mais empolgante.


Mas a lista que trago aqui não é sobre viagem no tempo, quer dizer, é. Na verdade essa é uma pequena lista sobre filmes onde o elemento do enredo é o “Groundhog day”, calma eu vou explicar.
  
Groundhog day é a trama em que o personagem é pego em um looping temporal, condenado a repetir um período de tempo, na maioria das vezes no mesmo dia, até que algo seja corrigido. Normalmente, apenas um personagem ou grupo de personagens percebe o que está acontecendo, todos os outros continuam vivendo suas vidas normalmente sem perceber que estão presos em um.

Então, é mais ou menos isso aí. E esse conceito ou elemento de enredo, ganhou esse nome graças ao filme Feitiço do tempo, que está na lista e vocês vão entender o porquê. Vamos lá.

  
Feitiço do Tempo
  


Phil Connors (Murray) trabalha em uma estação de TV local da Pennsylvania como meteorologista. Na TV ele é um cara carismático, mas na vida real é um arrogante e egocêntrico, que trata todos ao redor dele com desdém. Um dia, ele, sua produtora Rita e o operador de câmara Larry, são enviados para a pequena cidade de Punxsutawney, para cobrir a festividade do Dia da Marmota (Groundhog day), que acontece todo ano em 2 de fevereiro, onde uma marmota supostamente dirá como vai ser o inverno.
   Após cobrir o evento, ele e sua equipe são forçados a passar a noite na cidade por causa de uma tempestade de neve que acaba bloqueando as estradas. No outro dia, para sua surpresa, ele acorda na manhã seguinte, e estranhamente ele percebe que é 02 de fevereiro novamente. A mesma coisa continua acontecendo dia após dia, e Phil, é aparentemente forçado a reviver o mesmo dia até o fim dos tempos.



Corra Lola, Corra


Depois de ter sua scooter roubada, Manni, coletor de uma quadrilha de contrabandistas, esquece uma bolsa com 100.000 marcos alemães no metrô. Ele só tem 20 minutos para recuperar o dinheiro ou confrontará a ira do seu chefe, Ronnie. Desesperado, Manni telefona para Lola, sua namorada, que vê como única solução pedir ajuda para seu pai, que é presidente de um banco. Assim, Lola corre através das ruas de Berlim, sendo apresentados três possíveis finais da louca corrida de Lola para salvar o namorado.

Várias vezes ao longo do filme, Lola morre e a história começa de novo, com Lola tomando decisões sutilmente diferente. Nas três vezes que a história se repete, Lola com o mesmo objetivo, que é ir até o trabalho do seu pai pra conseguir o dinheiro emprestado, tenta caminhos diferentes, mas todos eles levam a uma tragédia.



Contra o Tempo


Um trem em Chicago sofre um ataque terrorista e Colter Stevens, se encontra a bordo aparentemente no corpo de outra pessoa. Após a explosão, ele descobre que na verdade está dentro de um dispositivo o "Source Code", que lhe permite assumir o corpo de outra pessoa nos últimos oito minutos de vida. Sua missão é descobrir a inidentidade do terrorista. Então ele é enviado várias vezes a 8 minutos antes da explosão, recolhendo pistas e ficando mais perto de revelar a identidade do Terrorista, e possivelmente, até mesmo prevenir o ataque. Um filme com aquele final que te deixa bugado! xD



No Limite do Amanhã


Por cinco anos, a humanidade esteve em guerra com uma raça alienígena chamada "Mimics". Militares da OTAN criaram uma federação chamada United Defense Forces (Forças de Defesa Unidas) para combater os aliens, mas isto não os impediu de dominar boa parte da Europa, incluindo a França e a Alemanha. Contudo, a UDF finalmente consegue uma vitória relevante em Verdun, na França. O major William Cage, assessor de imprensa e membro da reserva do Exército dos Estados Unidos, é enviado a Londres para se encontrar com o General Brigham. Confiantes pela vitória em Verdun, a UDF planeja lançar um grande ataque à Europa. Brigham ordena então que William cubra a guerra na linha de frente, mas o assessor recusa, já que não é um soldado e não tem treinamento. Pressionado por Brigham, William tenta até chantageá-lo, mas acaba preso, tranquilizado e rebaixado a recruta. Mais tarde, ele desperta em uma base aérea militar, e descobre que ele será forçado a lutar na linha de frente da invasão.

No campo de batalha, William consegue matar um dos aliens, mas acaba morto na explosão e envolvido no sangue extraterrestre. Ele então desperta no mesmo local onde acordou em Heathrow. Pouco a pouco, ele percebe que está revivendo o dia que passou e descobre que pode "resetar" o dia cada vez que morre. Ele tenta alertar seus colegas de que a batalha será perdida, mas sem sucesso. Em uma das repetições da luta, ele encontra Rita Vrataski, também conhecida como "Anjo de Verdun". Antes de morrerem, Rita pede que William a encontre "quando acordar". Ele e Rita unem forças e tentam achar uma forma de acabar de vez com os Mimics.

No Limite do Amanhã, tem um roteiro bem trabalhado que equilibra emoção e um pouco de comédia. O designe dos alienígenas, a armadura exoesqueletos e todo resto no filme tem o uso do CGI de forma leve e significativa. Esse filme é o “Groundhog day” sci-fi.





Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!


Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!