18/05/2016

PD Nas Galáxias: O Despertar da Nerdice!


  Salve, salve! Meus padawans, já pensaram em um meio de conectar os universos dos heróis que conhecemos (Marvel e DC) com a galáxia distante de Star Wars? Bem, foi uma grande demonstração de criatividade dos alunos e docentes da Escola de Referência em Ensino Médio Porto Digital, uma instituição de ensino vinculada à Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Lá, foi realizado o “PD nas galáxias”, um evento que uniu os universos mais importantes do mundo da nerdice, destacando os principais personagens da cultura pop. A abertura foi realizada na quinta-feira (05/05), na mesma instituição, localizada no Recife Antigo.  O NerdSpeaking marcou presença lá!
  
Os organizadores do evento Jonas Barata e Lucicleide Pena


  Aqui vai a síntese, feita pelos organizadores do evento:

DBI (Diário de Bordo Interestelar)


Saudações Virtu@is!!!

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento PD convida você e sua equipe para participarem da I
 ª Corrida Espacial Intergaláctica PD nas Galáxias 2016.
Para participar, a equipe precisará atender aos requisitos descritos no Diário de Bordo Interestelar da equipe Science PD que já se encontra em missão observando as condições do espaço e traçando rotas de viagem.
Visitem o endereço http://pdnaslinguagens.wix.com/pdnasgalaxias e conheçam as condições para embarcarem nessa aventura espacial.
Na primeira etapa serão realizadas pesquisas para reconhecimento do lugar a ser explorado e em seguida haverá um treinamento na base do Science PD sob a coordenação dos cientistas Lucicleide Pena, Jonas Barata, Mauro Tony, Adryan Kennie e Isabel Welen.
No dia 05 de maio serão apresentadas as quatro equipes que participarão dessa jornada interestelar

Que a força esteja com vocês!


  Como a síntese bem mencionou, trata-se de uma corrida espacial, na qual a largada já foi dada pelo gestor escolar. As quatro equipes (1’s anos A, B, C e D) já foram apresentadas, e cada uma já mostrou um pouquinho do que vem por aí, tendo em vista que este foi só o começo.
  Para uma instituição de ensino, o que mais importa é o aprendizado dos alunos, e sua preparação para o futuro no mercado de trabalho e até mesmo na sociedade. A EREM - Porto Digital tem buscado métodos cada vez mais diferenciados para que seus estudantes absorvam o conhecimento de uma forma mais confortável e, ao mesmo tempo, dinâmica. Dessa forma, a rotina no sistema de ensino integral seria melhor aproveitada, estimulando a busca por conhecimento dessa maneira.


  Então, quais os benefícios desse evento para o aluno?   Segundo o professor de geografia Jonas Barata, um dos coordenadores do PD nas galáxias, aplicando-se aos estudantes, o evento trás benefícios como “interdisciplinaridade e uma visão lúdica dos conhecimentos”. Sendo assim, o benefício vem na forma de aprendizado para o estudante, que pode desfrutar de um método mais tranqüilo de adquirir conhecimento.
  Diante disso tudo, o aluno ainda tem o privilégio de vivenciar um tipo de atividade que não costuma tão explorada. Trata-se de uma grande experiência. É como explica o estudante Caio Rocha, quando foi questionado sobre a experiência de estar participando do PD nas galáxias. Segundo ele, “Tá sendo bacana. Nas minhas outras escolas, eu não tinha isso, e aqui está sendo um pouco mais tipo abrir a mente”. Sem dúvida, uma oportunidade que, se depender da equipe da escola, será muito bem aproveitada.

Alunos do EREM Porto Digital momentos antes das apresentações

  Nas quatro turmas, cada membro desempenha uma atividade diferente, contribuindo dessa forma para um evento realizado através de trabalho em equipe, algo essencial para o andamento de nossa sociedade. “A nossa turma planeja fazer esse evento para que seja maravilhoso para todas as pessoas. Que todo mundo possa compreender que esse evento também vai ser para a gente aprender não só sobre os heróis, mas também sobre o português, a literatura, e também sobre as nossas línguas, o que é muito importante. Espero que todos nós consigamos aprender sobre todo esse nosso evento”. É o relato da aluna Ana Luiza, quando lhe foi perguntado sobre o planejamento se sua turma durante a realização do PD nas galáxias.

   Tudo acabou de começar, mas as expectativas da galera são altas! Dentro do campo do aprendizado, há muito para tirar proveito. Toda essa “nerdice” influencia no modo de aprender. Mas de que forma? Bruna Carolina, também estudante da EREM – PD declara: “Nossa, influencia muito, por que não tem como você não tocar nesse assunto, pois você vai continuar aprendendo, vai desenvolver muitas experiências, absorvendo também muito conhecimento”. São esses elementos que fazem o evento especial, e tem potencial para ser um dos maiores que a escola realizou ao longo de seus nove anos de existência.

   Para animar os nerds, cosplayers também marcaram presença. Isso mesmo! De Homem de Ferro à Darth Vader, tudo foi feito da melhor forma possível, com um orçamento acessível (e com direito à trilha sonora de John Williams). A estudante Lívia Novaes foi uma entre várias pessoas customizadas, com sua fantasia de Jean Grey. Segundo ela, pode ate parecer meio estranho, mas ao se empolgar com roupas, fantasias, teatros etc., a gente aprende muito mais do que isso. A propósito aprendemos tanto da matéria geografia, tanto em português. Aonde se encontra na geografia o sistema solar, no português as histórias em quadrinhos e seus recursos”.


    Pois é, meu povo. E foram apenas alguns detalhes de uma épica abertura. O encerramento do evento, por sua vez, ocorre no mesmo local, no dia 14 de junho. E sim, o evento é digno de muitos aplausos. Vale ressaltar que esse é só o começo. Vem muito mais por aí!


Confira as fotos do evento:

Os Cosplayers marcaram presença!



Os Organizadores do evento






As apresentações



O PD nas Galáxias voltará em breve.



Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!



Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com


João Ferreira: O João sempre foi fanático por cinema. Heróis, suspense e História são as suas maiores paixões. Sempre ligado no mundo das telonas, é responsável pela parte crítica e reviews do universo cinematográfico do NerdSpeaking, além de apontar as suas curiosas diversidades. João Ferreira também é muito bem informado sobre o universo do terror, acompanhando sempre tudo o que é de novo nele, tanto em séries quanto em filmes. Desde muito novo, assistia grandes clássicos do mundo da Nerdice, o que o influenciou bastante para ser o nerd que é hoje!

Game preferido: Dragon Ball Z Budokai Tenkaichi 3
Livro preferido: O Código da Vinci
Filme preferido: Os miseráveis
Série predileta: Game of Thrones
Instagram: JoaoFerreira004
Twitter: @joaoferreirans




   

2 comentários:

  1. Está ótimo a cobertura do Pd nas galáxias pelo nerdspeaking

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou, André! Feliz que tenha aproveitado, hahaha! :D
    Continue nos acompanhando! ^^

    ResponderExcluir

O que você acha? Comenta aí!