26/05/2016

O maravilhoso mundo da Nanotecnologia! - Joe


Hey pessoas! hoje resolvi trazer um estilo de post que na verdade não costumo escrever muito (para não acabar falando besteira!), mas desta vez, achei que seria bacana falar, já que é um assunto que tanto gosto dentro do maravilhoso universo da tecnologia; Nerds, hoje venho falar sobre a NANOTECNOLOGIA e suas aplicações, um "pequeno mercado" (entendeu? Pequeno, porque é nano! xD) dos que mais crescem no mundo!



Se você é o tipo de nerd que fica maravilhado com os super-poderes de heróis como o Capitão Átomo, ou Átomo, Homem-Formiga ou com o interessantíssimo plot da antiga série de Irwin Allen - Em Terra de Gigantes, acho que você vai gostar demais desse artigo! Hoje venho falar sobre a NANOTECNOLOGIA, ou seja, os estudos e observação da matéria em escala atômica molecular!

Para entendermos melhor essa tal de nanotecnologia, precisamos primeiro entender oque é um nanômetro. Nanômetro, é uma medida simples, como o metro e o centímetro, tirando o fato de ser minúsculo (ou menos que isso!). Pra você ter uma idéia, um nanômetro é a bilionésima parte de um metro! Exemplo, uma barra de ferro com 1 metro de comprimento. Se medida em nanômetros, um metro se tornarão 1000000000 de nanômetros [1000000000 nm] e um Quilômetro (Km) equivaleria a 1000000000000 Nanômetros!!! Fantástico, não?



Como vimos, o nanômetro não é uma partícula ou um vírus, mas sim uma forma de medida. Mas a nanotecnologia na verdade recebeu esse nome por conta de seus pequenos componentes usados para a construção de minúsculos aparelhos de alta tecnologia (como bem é ilustrado em edições das revistas do Átomo, da DC!). O termo "nanotecnologia", foi criado pela universidade de tecnologia de Tóquio no ano de 1974, mas só começou a ser desenvolvido e estudado DE FATO, nos anos 2000, devido aos avanços da tecnologia e a expansão da nossa área de estudos.

O Uso da Nanotecnologia:

Hoje o uso prático de aparelhos nanotecnológicos é bem mais explorado e estudado, devido a explosão tecnológica de pequenos devices e dos mini-aparelhos muito vistos por aí. Essa fantástica tecnologia pode ser usada em diversos aparelhos de diferentes usos e de diferentes ramos, como na medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia, engenharia dos materiais, e até naquela área que a nerdice tanto ama; A ficção científica! 


Imagine só, tubículos, 800 vezes mais finos que 1 simples fio de cabelo, e absurdamente mais resistentes, de alta tecnologia... Imaginou?
Isso é oque a Nanotecnologia pode nos oferecer. A nanotecnologia, é um forte ramo na tecnologia em si, por ter várias alas , como as citadas a cima. Não vai demorar muito para que possamos "substituir" os remédios que estamos acostumados a ver como as pílulas ou tabletes, por nano-robôs, que quando dentro de nossos corpos, poderão resolver os problemas com mais facilidade, mais praticidade e mais rapidez! 


Então pessoas, essa é apenas uma pequena amostra do PODER que a nanotecnologia pode trazer-nos no futuro que agora já não é tão distante! Aliás, já existem alguns produtos e aparelhos que utilizam da nanotecnologia, como por exemplo a nano-cola, utilizada nos setores tecnológicos e industriais, cujo princípio é o seguinte: "Quando mais você a aquece, mais fortes ficam as ligações". Por ser algo minúsculo (nanométrico!) e bastante resistente, é utilizada na produção de chips de computadores e materiais tecnológicos semelhantes. Utilidade também em tecidos que não amassam e nem sujam (como aqueles sapatos que não molham) e muitos outros produtos da biomedicina!

   A nanotecnologia é um mercado crescente, e não pode ser subestimado. Quem sabe um dia, quando atingirmos o futuro, não olharemos para este post e veremos o quão pequenos nós pensávamos e o quanto evoluímos quanto a nanotecnologia? :D

A minha Indicação para que vocês possam 'viajar' na nanotecnologia é uma série que já foi cancelada da NBC chamada Revolution (clique aqui para ler uma matéria sobre a série).



Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!



Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com


Joe: Joe é o fundador, diretor, organizador e 'âncora' do NerdSpeaking. É o cara que organiza o fluxo das postagens do blog, além de revisá-las antes de irem ao ar! Também é o editor e revisor dos conteúdos em áudio produzido pelo NS. Desde pequeno foi induzido a gostar do mundo clássico e contemporâneo do cinema, logo não tem dificuldades em assistir filmes ou jogar games "atemporais". Um amante do universo Sci-Fi, nunca perde a oportunidade de debater teorias fictícias, que tanto repercutem no cinema.  Multi-útil, escreve de tudo um pouco no blog, mas dedica-se um pouco mais especialmente na parte do cinema, TV e games.

palavras-chave: - Nerd - Mochileiro - Cinema - RPG - HQs - Áudio - Música - Café - blogueiro - editor - Séries - Games - Boardgames - Livros




Game preferido: Alien: Isolation
Livro preferido: Os Últimos dias de Krypton
Filme preferido: Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Série Predileta: Revolution
Twitter: @Joegrafia
Instagram: Joegrafia





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!