08/05/2015

O que esperar do novo Quarteto? - Por João Ferreira

O que esperar do reboot do Quarteto Fantástico?

 Bom, galera, como é de conhecimento geral, a nova adaptação homônima dos quadrinhos do nosso quarteto favorito apresenta muitas diferenças em relação aos filmes originais, lançados respectivamente em 2005 e 2007. Porém, vale lembrar que o novo filme do diretor Josh Trank (Poder sem limites) foca no universo Ultimate dos heróis. Alguns meses atrás, foi lançado o primeiro trailer do filme e, mais recentemente, o novo trailer. Ambos, especialmente o último, refletem que Quarteto Fantástico será um filme que promete muitas surpresas, mas seria isso bom ou ruim? 



 Em uma das primeiras cenas do primeiro trailer, é mostrado Reed Richards e Ben Grimm ainda crianças, realizando um experimento, mostrando que ambos são amigos de infância. Isso mostra que a amizade dos dois será tão forte quanto nos primeiros filmes. Em seguida, são mostrados Sue e Johnny Storm, de etnias diferentes, mas ainda irmãos. O novo Tocha Humana negro levou uma grande divisão de opiniões entre os fãs, não por conta de preconceito, mas sim por causa do estilo do personagem original, um adolescente playboy, como interpretado por Chris Evans anteriormente. E boatos também sugerem que Sue, interpretada por Kate Mara, seja irmã adotiva do rapaz que virá a se tornar o Tocha Humana. Michael B. Jordan promete mostrar o lado dramático e batalhador do personagem, o que pode vir a se tornar interessante. Além disso, a FOX parece querer criar uma quimica maior entre os irmãos Storm, diferentemente da relação original, que chega a ser cômica. Sue sempre repreendia Johnny pelos seus atos imaturos, assim como impedindo brigas entre ele e Ben Grimm, O Coisa (Jamie Bell). Aqui não, a relação entre os dois parece ser mais dramática. Outra grande diferença mostrada é o modo de como os personagens ganham seus poderes, através de um portal no laboratório que os leva para um mundo cósmico. Isso é verídico na versão ultimate do quarteto. 

 Ambos os trailers mostram que os personagens podem ser bem mais dramáticos do que estamos acostumados a ver nos quadrinhos tradicionais e no cinema, isso é fato. Além disso, muita destruição estará presente no novo universo do quarteto, como mostrado nos trailers, especialmente no último, onde esse aspecto mais se destaca. 

 Os protagonistas desta nova geração são bem mais jovens do que nas aventuras tradicionais do grupo, fato que pode ser observado desde a escolha do elenco. Foi um dos motivos que levou boa parte dos fãs das histórias do grupo a estarem desacreditados com o reboot, levando em conta o fato dos personagens serem mais velhos e maduros, originalmente. Contudo, vale a pena dar um crédito ao filme, pois uma inovação pode ser satisfatória. Outro ponto que não foi visto no primeiro trailer foi a caracterização completa do personagem Dr. Destino, interpretado por Toby Kebbel (O aprendiz de feiticeiro), cujo alter-ego será Victor Domashev, ao invés de possuir o sobrenome Von-Doom. 

  Subentende-se que o mesmo fará parte da experiência que levou os heróis a ganharem seus poderes. No primeiro trailer, pode-se observar um personagem surgindo em cena durante um aparente apagão, levando a entender que pode ser o vilão, que por sinal, já deu muito trabalho ao grupo. 
  O que não pode passar despercebido foi a nova caracterização do Coisa. Em 2005, devido ao baixo orçamento dos filmes originais, não foi possível abusar da pura computação gráfica no visual do alter-ego de Ben Grimm, na época vivido por Michael Chiklis. O ator vestia uma "fantasia de estuma" para entrar em ação. Não é o que acontece aqui, dez anos depois. A aparição do Coisa, vivido aqui por Jamie Bell -por sinal, bem mais novo do que Chiklis, se dá por computação gráfica. O resultado foi positivo, pois já podemos ver o herói em ação no segundo trailer. O visual do personagem em 2005 pode ser considerado mais realista do que o atual, porém isso não quer dizer que seja algo positivo, pois todos sabem a magia que a computação gráfica trás aos cinemas. O que mais fará falta no seu perfil será o seu senso de humor, que é uma das marcas registradas do personagem, assim como do grupo inteiro.

  Finalmente, chegamos a Reed Richards, o Sr. Fantástico (Miles Teller, de Finalmente 18 e Projeto X). O personagem é um jovem brilhante que ganha o poder de elasticidade. As piadas feitas com ele, o que era tradicional nas aventuras originais Também não acontece aqui. Reed deve ter uma forte relação de amizade com Victor, que viria a se tornar seu inimigo. Na historia original, os personagens Ben, Reed e Victor se conheceram na Universidade.
 A roupa do grupo ainda não foi revelada. Ou melhor: a falta dela. Nos trailers, cada um possui um traje diferente. Em algum momento, os personagens devem usar seu uniforme tradicional feito de moléculas estáveis que se adaptam às necessidades do corpo, ou aos poderes do grupo. Seria inadmissível assistir aos nossos heróis sem usar um uniforme padrão da equipe, pois representa que eles são um time, apesar das diferenças. 

  Pois bem, é verdade que essa nova versão deixou muitos fãs decepcionados. Mas, o diferente pode ser bom. Muitos não gostaram dos originais (sou uma excessão) mas, ao menos essas versões mostraram o verdadeiro espírito de tudo: O trabalho em equipe. Isso é algo que não deve ser esquecido nessa nova adaptação. O fato de ter outra história também pode ser bom, pois não seria adequado fazer um reboot com a mesma história que os originais, mostrando novamente os mesmos eventos de antigamente, mudando apenas a época. O modo de ganhar seus poderes explica isso. Não seria interessante ir aos cinemas assistir a mesma tempestade cósmica atingindo pessoas no espaço. Apesar de clássica, seria monótono, pois é algo que já foi mostrado por meio de diversas mídias. Investir no diferente pode ser bastante interessante, como é mostrado nos trailers. 
 Pelo que foi mostrado nos trailers, a expectativa para o filme de Josh Trank aumentou! Só nos resta ficar na expectativa e aguardar até a estréia. Quem vos fala é João Ferreira, um fã do Quarteto Fantástico que também está ansioso para conferir o que foi preparado para nós. E quando chegar, TÁ NA HORA DO PAU!



Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!


Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!