24/05/2015

Explicando o Dia da Toalha/ Dia do Orgulho nerd! \o/ - Joe


Hey pessoas, beleza? Aqui é o Joe, e se você não sabe o que é o Dia da Toalha, DON'T PANIC! Eu vou explicar! Então peguem as suas toalhas, pendurem em seus ombros e embarquem nesse post tão especial!




DON'T PANIC!

 No dia 25 de maio desde 2001, acontece um evento muito peculiar dentro do mundo da nerdice; Acontece o Dia da Toalha, um dia marcado para comemorar a vida e obra de Douglas Adams, a sua fabulosa "trilogia de cinco livros"(como está escrito em sua capa), obra esta conhecida como O Guia do Mochileiro das Galáxias!

(Para um melhor aproveitamento deste post, clique aqui e ouça a nossa indicação musical!)



 Dentro do mundo da nerdice, o Guia é considerado uma das melhores obras já escritas, especialmente por não ser um livro que qualquer um possa ou queira ler, pois o livro contém dentre várias outras coisas, humor negro, sarcasmo, ironias e muita, mas MUITA falta de sentido, e isso tudo embasado no humor inglês de Douglas Adams! Outra das grandes marcas do livro, é satirizar de tudo; Seja as crenças, ou até coisas simples como comportamentos humanos e demais seres viventes.
 É possível perceber toda uma mitologia criada em cima da série dos livros, pois eles acabaram por se tornar uma "bíblia" para os nerds.  Muitas referências utilizadas no cotidiano nérdico foram tiradas dessas obras, como o número 42 ser a resposta da vida, do universo e tudo mais, a frase em letras garrafais "NÃO ENTRE EM PÂNICO", a terra ser "praticamente inofensiva" ou até o fato do ser humano ser na verdade o terceiro animal mais inteligente da Terra(ficando atrás dos Ratos e dos Golfinhos).

Mas por que dia da toalha?

 Chama-se Dia da Toalha porque dentro da ficção escrita por Douglas Adams, as toalhas tem um papel importantíssimo para a sobrevivência de um Mochileiro das galáxias, onde ele afirma que é um item que todos os mochileiros devem portar, não importando a situação. Segue o trecho do livro onde é dita a importância e utilidades da toalha.

O famoso gesto utilizado pelos mochileiros para pedir carona espacial


" Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você -estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.




Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.




Daí a expressão que entrou na gíria dos mochileiros, exemplificada na seguinte frase: “Vem cá, você sancha esse cara dupal, o Ford Prefect? Taí um mingo que sabe onde guarda a toalha.” (Sancha: conhecer, estar ciente de, encontrar, ter relações sexuais com; dupal: cara muito incrível; mingo: cara realmente muito incrível.) "  


Douglas Adams - O Guia do Mochileiro das Galáxias



O fato é que a data começou a ser comemorada a partir de 2001, por ter sido o ano do falecimento do incrível autor da saga, mas o dia 25 de maio foi escolhido aleatoriamente (o que na verdade faz muito sentido, já que nem o livro nem o autor eram completamente entendidos devido à complexidade das suas obras).
 Para quem não conhece o movimento, a data pode parecer um pouco estranha, especialmente pela comemoração desse dia ser carregar uma toalha para todos os lugares que você vá durante o dia inteiro, mas a solução mais óbvia e precisa foi juntar o dia da toalha com o dia do orgulho nerd, que comemora o lançamento do primeiro episódio de Star Wars que aconteceu no ano de 1977 e (por coincidência) no dia 25 de maio! Por ser um nome 'mais vendável' e de mais fácil entendimento, acabou por ser denominado assim; Dia da Toalha/ Dia do Orgulho Nerd!

 Muitos nerds todos os anos celebram essa data com muita fervura e felicidade! Ajude a divulgar a cultura pop da nerdice e comemore você também! Seja um mochileiro! DON'T PANIC e arranje uma toalha! Até logo, e obrigado por todo o peixe! \o/ \o/








Comemore o dia da Toalha!




E você nerd, como comemorará o Dia da Toalha? Conhece o Guia do mochileiro? Comente!
Espalhe a ideia, comente com os amigos! ajude a divulgar o nosso trabalho!




Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com


Joe: Joe é o fundador, diretor, organizador e 'âncora' do NerdSpeaking. É o cara que organiza o fluxo das postagens do blog, além de revisá-las antes de irem ao ar! Também é o editor e revisor dos conteúdos em áudio produzido pelo NS. Desde pequeno foi induzido a gostar do mundo clássico e contemporâneo do cinema, logo não tem dificuldades em assistir filmes ou jogar games "atemporais". Multi-útil, escreve de tudo um pouco no blog, mas dedica-se um pouco mais especialmente na parte do cinema, TV e games.
palavras-chave: - Nerd - Mochileiro - Cinema - RPG - HQs - Audio - Música - Café - blogueiro - editor - Séries - Games - Boardgames - Livros

 Game preferido: Wolfenstein (Saga)
Livro preferido: O Guia do Mochileiro das Galáxias (Volume um da trilogia de cinco)
Filme Preferido: Birdman
Série Predileta: Lost in Space
Twitter: @Joegrafia - Instagram: Joegrafia

2 comentários:

  1. Valeu pela postagem, Joe!!!! Na verdade conheço a saga O Mochileiro das Galáxias porque minha filha leu e me apresentou. Estou ansiosa para começar a leitura!!!! A data de hoje para mim, então, tem um significado maior pela comemoração do lançamento do primeiro episódio de Star Wars...

    Don't panic and The force be with you !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Opa! Que bom que curtiu, Lucicleide! Você vai gostar demais de ler e de fato, vale muito a pena! Feliz dia da toalha, Feliz dia do Orgulho nerd para você também!

    May the force be with you! :D

    ResponderExcluir

O que você acha? Comenta aí!