06/03/2015

Cinema - NerdSpeaking Indica Filmes: Birdman!



Chegou a sexta-feira e você não tem para onde ir?
Sua namorada ou seu namorado lhe deram um fora? Ou pior, você não namora? Ou você simplesmente quer assistir um bom filme, mas não sabe o que escolher?
 Bom, fiquem tranquilos! O NerdSpeaking hoje traz nossa primeira indicação de filmes! "NerdSpeaking Indica Filmes: Birdman!" Venha ler aqui, no NerdSpeaking!

Para falar de Birdman ou (A Inesperada virtude da Ignorância), precisamos nos despir de todos os preconceitos e expectativas que um dia tivemos e nos prepararmos para...




 "Você é o pior. Você é o melhor. Você é proporcional." - Gnarls Barkley



Antes de ler este post, farei uma indicação musical, para que você possa ter um aproveitamento ainda maior e melhor da postagem. Crazy - Gnarls Barkley 

Vale à pena assistir Birdman?

Para falar de Birdman ou (A Inesperada virtude da Ignorância), precisamos nos despir de todos os preconceitos e expectativas que um dia tivemos e nos prepararmos para um soco direto no nosso estômago. Esqueça tudo o que parece convencional em relação aos filmes de cinema. Mas acima de tudo, NÃO O CONFUNDA COM UM FILME DE SUPER-HERÓIS.
 Detestado por uns, ovacionado por outros, Birdman é um filme lançado no fim do ano de 2014 que foi co-escrito, co-produzido e dirigido por Alejandro Iñárritu(cineasta estrangeiro conhecido pela produção de Amores Perros -2002 e Babel- 2007).

Plot:

O filme conta a história de um cineasta chamado Riggan Thomsom, que tinha feito muito sucesso nos anos 90 por ter interpretado durante 3 filmes o Birdman, super-herói fictício dos quadrinhos. Os filmes foram verdadeiros Block Busters e venderam horrores. As pessoas amavam os filmes tanto quanto amavam o seu personagem... O Birdman. No entanto, quando foi chamado para fazer a sequência n° 4 do filme, Riggan recusou o papel. Desde então a sua carreira como ator e diretor foi pro saco. Riggan Thomson entrou em decadência.
 Na fome cega de nutrir a sua carreira e retornar ao topo, ele decide dirigir uma peça; Uma adaptação de um grande texto da Broadway chamado Sobre o que Falamos Quando Falamos de Amor. Riggan tem de se juntar ao seu elenco e se adaptar as várias condições e obstáculos que vão lhe aparecendo enquanto as pré-estreias vão acontecendo. Em meio a isso, ainda tem de enfrentar a sua vida familiar conturbada e uma voz obscura que lhe perturba o juízo.

Por que assistir Birdman?

 É um filme bem simples, com um plot comum. O seu diferencial, é brincar com o real e o surreal, fazendo com que o telespectador veja uma comédia dramatizada, com elementos de um filme de Super-Herói. Costumo dizer que o Birdman é o filme do depois do "E todos viveram felizes para sempre".
 Outro dos fatores que torna o filme realmente atrativo, é o fato de ser um filme crítico. O filme critica os próprios críticos de cinema! critica também a forma que os filmes tem sido projetados, e como as carreiras de alguns atores ficam atreladas a um único filme, fazendo inclusive referências a atores de filmes de Super-Heróis Block Busters como Michael Fassbender (X-men) , Jeremy Renner(Avengers) e o Robert Downey Jr. (Iron Man/ Avengers). Inclui ainda de quebra o Woody Harrelson (Hunger Games).

Além do que podemos falar em relação à construção do filme, Birdman é a nossa indicação de filmes por ser uma viagem mágica no mundo real, criada a partir do sonho de um cineasta que quer ser reconhecido pelo seu trabalho, que é claro, além de ser o cara que fica atrás de uma
máscara. Isso foi um assunto muito comentado por refletir diretamente em cima da vida não apenas de Alejandro Iñárritu, mas também na de Michael Keaton, que foi o Batman de 1989 e ficou marcado por isso. E para se libertar do seu papel de Batman, Keaton teve de sumir. Então a semelhança e a forma que o filme se encaixa consigo mesmo é praticamente perfeita.

Birdman é um filme que chama muita atenção pela sua edição, que imita um plano sequencial longo e contínuo, fazendo parecer que não tem cortes dentre as cenas. Isso somado a câmera, que parece ser mais um personagem dentro da história, algo como olhos de um ser onipresente. O que o Iñárritu disse sobre essas afirmações? bem, "Vivemos nossas vidas sem edição".  "Queria mantê-la (a câmera) de forma humilde e em serviço à narrativa".
 contamos também com a trilha sonora que muitas vezes é composta por apenas o som da bateria, sem acompanhamentos, sem arranjos. Se encaixando perfeitamente em cada momento que é tocada.

 Birdman foi indicado à 9 Oscars (ganhou 4),  7 Globos de Ouro (ganhou 2), 4 SAG Awards(ganhou 1) e 10 BAFTAs (ganhou 1). Segue a lista de prêmios:



 Oscar 2015:

- Melhor Filme
- Melhor Diretor
- Melhor Roteiro Original
- Melhor Fotografia



 Globos de Ouro 2015:

- Globo de Ouro de Melhor Ator - Comédia ou Musical
- Globo de Ouro de Melhor Roteiro

 SAG Awards 2015:

- SAG de Melhor Elenco

 BAFTA 2015:

- BAFTA de Melhor Fotografia



Concluo que Birdman merece sim ser o primeiro filme a ser indicado aqui no NerdSpeaking, por ser um filme genial e inovador, misturando de forma graciosa vários elementos de filmes que já estamos acostumados a assistir, sem esquecer de trazer a genialidade de uma fotografia única, que ficará marcada por muitos tempos. Um filme que em vários momentos pode ser parado ou frustrante, mas  que trouxe um gênero de filmes que esteve esquecido por algum tempo; A comédia dramática.
 Birdman é um filme feito para os apreciadores da arte visual e sonora... E para todos os loucos que se atreverem a assistir.




Trailers do filme 










"Você é o pior. Você é o melhor. Você é proporcional." - Gnarls Barkley


Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!


Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!